Vegetais

Como plantar Tomate Cereja

Aprender a como plantar tomate cereja é bastante simples uma vez que vamos apresentar para você 3 maneiras diferentes e bem simples de o fazer!

O tomate cereja (Solanum lycopersicum var. cerasiforme) é uma espécie de tomate em miniatura, já que seus frutos são bem menores em relação ao tomate original. Trata-se de uma das plantas mais populares no que tange ao cultivo, afinal de contas, é muito fácil de cuidar e entrega frutos muito rapidamente.

E já que é fácil de cultivá-la, vamos apresentar neste artigo como plantar o tomate cereja tanto em garrafa pet quanto em vaso, possibilitando que você possa ter produtos fresquinhos produzindo em sua própria casa ou apartamento, pois ele pode ser colocado no quintal, em jardineiras ou até mesmo em jardins suspensos.


Quando devo plantar tomate cereja?

A decisão de quando plantar o tomate cereja vai depender de alguns fatores. Como esse cultivar prefere um clima mais fresco e também alta luminosidade, ele se dá melhor com temperaturas entre 20ºC e 25ºC durante o dia e 11ºC e 18ºC à noite. Na região Sul, por exemplo, ele pode ser plantado de agosto até fevereiro, para evitar os períodos mais frios e de geada.

Mas apesar da preferência pelo clima mais fresco, ele pode ser cultivado durante todo o ano nas demais regiões sem nenhuma contraindicação, especialmente se você fizer o cultivo em casa ou apartamento, seja ele em vaso ou em garrafa pet, que explicaremos a partir de agora.


Como plantar tomate cereja em garrafa pet

Como plantar tomate cereja em garrafa pet

Como plantar tomate cereja em garrafa pet

Para conseguir um plantio eficaz do tomate cereja em garrafa pet, você vai precisar dos seguintes itens:

  • 1 garrafa pet de 2 litros;
  • 1 palito de churrasco ou pedaço de pau de mais ou menos oito centímetros;
  • 1 tesoura;
  • 1 coador de café;
  • Terra;
  • Mudas de tomate cereja;
  • Barbante ou arame para pendurar a garrafa;
  • Objeto pontiagudo para fazer furos.

Em primeiro lugar, lave bem a garrafa pet e remova o rótulo. Em seguida, corte o fundo da garrafa e a coloque de volta, mas de forma invertida. Com o fundo ainda dentro da garrafa pet, faça dois furos laterais para que possa ser transpassado o pedaço de madeira ou espetinho de churrasco. É necessário que os furos estejam na mesma posição para que forneça equilíbrio quando a garrafa ficar pendurada. Na sequência, faça alguns furos na base da garrafa pet que foi recortada, eles serão necessários para a água descer à terra quando a planta for regada.

Pegue o filtro de café e rasgue sua costura da borda para o centro. Em seguida pegue a muda de tomate cereja e a envolva com o filtro de café para que a terra seja coberta. Com cuidado, coloque a muda de tomate através do gargalo da garrafa pet, usando o buraco aberto na base.

Em seguida, vire o recipiente de cabeça para baixo e o preencha com terra, deixando um espaço para a introdução da base recortada, que vai ajudar a distribuir a água. Retorne ao palitinho de madeira e passe-o pelos furos. Amarre o arame ou o barbante entre os pauzinhos para poder pendurar a planta. Escolha um local para pendurar o seu novo vaso de garrafa pet e abasteça o distribuidor com água até que ela escorra para o gargalo. Para proteger as raízes, extremamente delicadas da luz, cubra a garrafa pet, seja com spray ou com fita adesiva.

Compreendemos que esta técnica de plantio de tomate cereja seja um pouco complicada para algumas pessoas por isso vamos deixar um pequeno vídeo com um tutorial passo a passo de início ao fim:


Como plantar tomate cereja em vaso

Como plantar tomate cereja em vaso

Como plantar tomate cereja em vaso

No caso do vaso, você pode começar o plantio a partir de sementes, sejam elas adquiridas em alguma loja especializada ou mesmo a partir das sementes de algum tomate cereja que você comprou. Caso escolha a segunda opção, ponhas as sementes em uma folha de papel e deixe secar na sombra.

Ao escolher um local no seu quintal, jardim ou janela, tenha em mente que o vaso de tomate cereja deverá receber ao menos quatro horas diárias de sol. Com isso definido, é hora de colocar as mãos na terra, deixando-a bem solta, afinal, o tomateiro adora um solo fofo e rico. Após isso, faça furos com o dedo, com um espaço de 30 cm entre eles e insira as sementes. Polvilhe terra por cima.

No caso da irrigação, há algumas especificidades. Até as mudas começarem a sair e quando elas ainda estiverem bem pequenas, é permitido regar todas as manhãs. Porém, quando o tomateiro estiver mais firme, regue apenas três vezes por semana. E quando as folhas estiverem crescidas, evite molhá-las.

Com o passar do tempo, o brotinho vai crescer, engrossar e as folhas vão aparecer. Para manter firme o pé de tomate, coloque uma estaca que ultrapasse a altura da planta e o amarre ao caule. Isso vai fazer com que o tomateiro não tombe, continue crescendo e produza frutos.

Aprenda a plantar também:


Como plantar tomate cereja em apartamento

Como plantar tomate cereja em apartamento

Como plantar tomate cereja em apartamento

Tanto o método da garrafa pet quanto do vaso podem ser feitos em um apartamento. Basta que você tome os cuidados necessários durante o cultivo, que os resultados serão satisfatórios. Entre as precauções cabe reforçar a necessidade de receber bastante sol, além de mantê-la com água o suficiente para que ela se desenvolva, sem encharcá-la. Além disso, o solo deve ser bem fertilizado e contar com matéria orgânica, como, por exemplo, cascas de alimentos e ovos, batidos no liquidificador, que são bons adubos.

A colheita geralmente ocorre entre 30 e 50 dias após o surgimento das flores, que, por sua vez, costumam aparecer após cerca de 60 dias da germinação. E é bastante fácil perceber se o fruto está pronto para consumo: se o tomate cereja estiver vermelhinho, está na hora de retirá-lo e fazer uma boa salada com ele!

Se tiver alguma questão sobre como plantar tomate cereja basta comentar abaixo, teremos todo o gosto em esclarecer todas as suas dúvidas!

Como plantar Tomate Cereja
4.6 (91.43%) 7 votos
Partilhe nas redes sociais!
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Você também pode gostar de

1 Comentário

  • Responder
    Abraão
    12 Maio, 2018 em 23:21

    Como plantar rápido o tomate cereja em menos de um mês

Responder