Frutas

Como Plantar Semente de Lichia – Passo a passo informativo

As lichias são uma fruta amada do Sudeste Asiático que está se tornando cada vez mais popular em todo o mundo. Se você comprou lichias frescas em alguma loja, provavelmente se sentiu tentado a plantar aquelas sementes grandes e satisfatórias e ver o que acontece. Assim que plantadas, as sementes irão germinar em aproximadamente um mês, se forem mantidas em um calor constante e alguma sombra. No entanto, elas precisam ser plantadas logo após serem removidas da fruta, uma vez que perdem rapidamente a viabilidade quando expostas ao ar. Continue lendo para aprender mais sobre como plantar semente de lichia e de que forma pode produzir estes frutos você mesmo.

Passo a passo de como plantar semente de lichia

Coletando as sementes

como plantar semente de lichia

Antes de aprender como plantar semente de lichia, você precisa de coletar as sementes.

O primeiro passo para aprender como plantar semente de lichia passa, como é óbvio, por coletar sementes para plantar. As sementes de lichia possuem uma cor marrom rica com uma aparência brilhante. Depois de comer lichias frescas, mantenha as sementes possuem 1 centímetro ou mais. Lave as sementes para remover todos os vestígios de fruta da superfície.

Submergindo as sementes em água

Após recolher as sementes de lichia, coloque-as na água por três dias. Vá trocando a água todos os dias. Durante este processo, a casca das sementes vai começar a abrir. Assim que isto acontecer, as sementes estão prontas para serem germinadas.

Germinação das sementes

Encha uma bandeja de sementes ou pequenos copos de papel com terra para vasos. Certifique-se de que a drenagem é possível para que o solo não fique encharcado.

Coloque uma sementes de lichia em cada copo ou em cada divisão da bandeja, de lado, a uma profundidade entre 7,5 centímetros a 10 centímetros e cubra as sementes. Coloque a bandeja ou os copos em um local quente, ensolarado como um peitoril de janela ou uma estufa. Regue regularmente para que o solo esteja num estado constante de umidade. Após 3 a 4 semanas, o rebento irá crescer até aos 10 centímetros de altura e começarão a aparecer folhas com uma cor verde escura. 4 semanas é o período de germinação médio para as sementes de lichia, mas elas podem demorar até 6 semanas para estarem prontas para a replantação.

Replantação

Assim que a plantinha atinja um bom tamanho dentro da bandeja ou do copo, ela estará próxima para ser replantada para um vaso individual. Escolha um vaso com capacidade para, pelo menos, 10 litros, para que o sistema de raízes tenha espaço para se desenvolver. É aconselhado que você use um vaso com buracos de drenagem, para que o excesso de água possa escorrer e para que o solo não fique encharcado. Se isto não for possível, encha os 7,5 centímetros inferiores com seixos ou terracota quebrada.

Encha o vaso com terra própria para vasos e coloque a plantinha na mesma profundidade que elas atingiam em seus antigos locais. Após cerca de um ano, a árvore de lichia necessitará de ser replantada para um vaso que suporte 25 litros para que não limite a raiz. No ano seguinte, mova a árvore para um vaso que suporte 50 litros e no ano seguinte para um de 90 litros. No 5º ano de vida, a árvore deverá estar pronta para ser plantada no solo.

Cuidados a ter com a lichia

As lichias necessitam de ser protegidas do vento durante o seu primeiro ano. Elas devem ser expostas ao sol de forma gradual. Regue-as regularmente para manter as plantas hidratadas.

Existem opiniões divergentes quanto à utilização de fertilizantes no primeiro ano de vida. Alguns produtores não fertilizam as plantas no primeiro ano porque isso pode causar danos ao nível das raízes. Outros jardineiros dão às jovens árvores pequenas quantidades de fertilizantes solúveis em água a cada duas semanas na primavera e no verão. No primeiro ano, esses produtores usam um fertilizante diluído, menos forte, antes de gradualmente aumentarem para a força total nos anos seguintes. Ao replantar árvores jovens de lichia, é aconselhável remover o excesso de folhas para dar uma folga ao sistema radicular enquanto ele se ajusta ao novo habitat. Isso também incentivará um novo crescimento saudável.

Plantando no solo

árvore de lichia com fruto

Em poucos anos suas árvores podem ficar parecidas com as da figura.

As árvores de lichia maduras requerem exposição solar total, portanto, lembre-se disto antes de as plantar em seu local final. Não amontoe a árvore, porque o sistema radicular é raso e precisa de se espalhar bem pelo solo. Se for possível, plante-a em uma área protegida do vento, que se for forte pode danificar as árvores mais jovens de lichia.

Fertilize sua árvore com fertilizantes orgânicos feitos com extratos de composto ou algas marinhas. Usar fertilizantes artificiais é arriscado, pois as raízes queimam facilmente. Não plante nada sob a sua lichia, pois outras plantas podem danificar o sistema radicular da árvore ou competir por nutrientes vitais.

E é desta forma que terminamos esta matéria sobre como plantar semente de lichia. Pode ainda visitar nossos artigos nesta área: como plantar lichia e sobre quanto tempo demora para um pé de lichia dar frutos.

Como Plantar Semente de Lichia – Passo a passo informativo
4.9 (97.14%) 7 votos
Partilhe nas redes sociais!
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Você também pode gostar de

Sem comentários

    Responder