Como Plantar Salsinha. Jeito mais fácil de todos!
A salsinha é a erva aromatica mais popular de todo o mundo. Ela já é cultivada a mais de 300 anos por todo o mundo.
Ela acompanha diversos pratos de cozinha, sendo indispensável em praticamente qualquer tipo de cozinhado que se faça na nossa cozinha.
Tendo em conta que ela é a erva aromática mais famosa de todo o mundo é óbvio que não vamos deixar para trás a oportunidade de o/a ajudar a plantar salsinha na sua própria casa, da forma mais simples e rápida possível!
Esta planta cresce rapidamente pelo que será um processo bastante simples. Apenas alguns minutos do seu tempo vão ser o necessário para ter uma plantação de salsa de sucesso, por isso não existe motivo para perder a oportunidade de cultivar casinha, não é mesmo?
Vamos aprender a cultivar através de sementes, é o jeito mais comum e mais simples de todos.
Informações relativas à salsinha
É uma planta bienal que, no primeiro ano, forma uma roseta de folhas muito divididas, alcança de 10 a 25 cm de altura e possui talos que podem chegar a exceder 60 cm, com floríferos de 1 a 3 cm e um tubérculo usado como reserva para o inverno. Wikipedia
O salsa não é apenas uma simples erva aromática para os nossos cozinhados, ela tem também muitos outros usos que nos trazem excelentes benefícios para a saúde.
O chá de salsa é um dos chás mais famosos do mundo, se ainda não experimentou recomendo que o experimente o mais depressa possível pois os efeitos são sensacionais!
Ela ajuda a emagrecer, reduz a pressão arterial, luta contra a anemia de forma incrível, ajuda em vários tipos de inflamações, na asma, artrite e muito mais!
Sem mais demoras vamos lá aprender a semear as nossas sementes de salsinha!
Tal como temos feito nos nossos outros tutoriais vamos ajudar a plantar salsa através de um tutorial em texto seguido de imagens para que todo o processo se torne mais simples e prático para você.
Siga os passos abaixo, vamos lá começar!
Primeiro passo: Preparar as sementes
Este passo é o mais importante e onde tudo começa!
O que tem de fazer é arranjar as sementes de salsinha que pretende e coloca-las num recipiente com um guardanapo sumido no fundo.
Ou seja, peca num pano/guardanapo e encharca-o e depois coloca no fundo do recipiente. Após isso deite as sementes de salsa por cima e deixe-as lá por 7 a 15 dias, num local resguardado sem grande exposição ao sol.
As suas sementes vão ficar como as da imagem abaixo:
Sementes de salsinha após 14 dias
Este processo inicial vai facilitar a sua germinação, assim terá muitas mais probabilidades da salsinha nascer bem forte e saudável.
Muitas pessoas optam por deitar as sementes de imediato para a terra, mas eu não recomendo isso, recomendo sempre fazer esse processo de deixar em água durante 7 a 15 dias, é um processo simples que faz toda a diferença.
Segundo passo: Escolher o local adequado
Em praticamente todas as outras plantas existiam diversos passos para começar a sua plantação, mas a salsa é bem simples!
Terá de preparar um terreno para a colocar, poderá utilizar um recipiente ou cultivar num terreno que tenha.
A única coisa que tem de ter em atenção é que o terreno seja bem drenado e sem raízes de outras plantas, pedras, paus e outros objetivos que possam impedir o seu crescimento.
Quando tiver o local ideal pode começar! Nós optamos por um simples recipiente para começar!
Terceiro passo: Plantar as sementes da salsinha
Agora que já temos o local para plantar temos de começar!
O processo é bem simples, basta espalhar as sementes pela terra de forma uniforme e após isso cobrir um uma cama de 1 a 2 centímetros de terra por cima.
E fica feito! Após isso é só esperar que cresça, não esquecendo de regar claro!
Veja como vai ficar a sua salsa após 3 semanas de plantada:
Salsinha após 3 semanas
Apenas com 3 semanas ela já fica enorme! Mas com o passar do tempo ela vai crescendo ainda mais e mais! Basta manter o terreno um pouco húmido e deixar ao sol durante grande parte do dia que a salsa desenvolve-se sozinha de forma simplesmente sensacional!
Quarto passo: Esperar e consumir!
É apenas isso amigos, o passo a passo está terminado!
Agora basta esperar que dentro de 1 a 2 meses terá a sua salsinha com um tamanho considerável, pronta a consumir, sem agrotóxicos nem nenhum produto químico que os mercados costumam colocar nela!
Lembre-se apenas de não deixar o terreno seco durante muito tempo e coloca-la ao sol durante o dia, e não é preciso mais nada. 🙂
Para facilitar todo o processo queremos deixar um link de um vídeo do youtube muito importante, onde mostra todo este passo a passo em vídeo.
Tal como fizemos com o artigo de como plantar coco, as imagens deste tutorial foram retiradas de um vídeo do Youtube, por isso vamos lhe dar os devidos créditos e publicar aqui em baixo que até lhe pode facilitar o trabalho de cultivar a nossa salsinha orgânica.
Qualquer dúvida ou sugestão não hesite em deixar um comentário no site, teremos todo o prazer em lhe responder o mais depressa possível.
Abraço e muito boa sorte com a sua plantação! 🙂