Hortaliças

Como Plantar Salsinha em vaso ou garrafa pet

Neste artigo vamos ensinar-lhe como plantar salsinha em vaso e dar-lhe as dicas e informações sobre os cuidados necessários. Crescer salsa em casa em uma janela ensolarada é fácil e ela também pode servir como decoração.

Quando plantar a salsinha

Comece a plantar a  salsa em vaso no início da primavera, quando sentir o calor no ar, geralmente entre 6 a 10 semanas antes da última geada esperada. Plantar após esta data também não será um problema com a salsa.

Se vive em um clima quente, comece a plantar após o fim do verão, no outono e inverno, quando o clima começa a arrefecer.

Como plantar salsinha a partir das sementes

As sementes de salsa são conhecidas pela sua baixa e lenta taxa de germinação. Elas podem demorar até 6 semanas a germinar e por vezes até mais. Portanto, espere entre 3 a 5 semanas para ver um pequeno caule saindo do solo. Para uma germinação mais rápida, molhe o solo das sementes durante a noite.

Coloque as sementes da salsa a uma profundidade de meio centímetro até um centímetro e meio nos vasos desejados, visto que a salsa tem uma raiz principal longa e não gosta de ser transplantada.

A temperatura ideal para a germinação situa-se entre os 15 °C e os 27 °C.

Você também pode propagar salsa a partir de cortes de uma planta maior. Para isto, corte um caule com 7 a 12 centímetros com várias folhas saudáveis no topo e coloque-o no vaso com 2 centímetros de profundidade. Mantenha a umidade e deixe o corte numa zona com sombra, que receba luz de forma indireta. Terá de esperar algumas semanas até que surjam as raízes.

Tipos de salsinhas que pode cultivar

Existem 3 tipos de salsinha usados regularmente na cozinha. São elas:

  • Salsa de folha lisa: esta variedade tem um sabor mais vibrante, forte e doce do que qualquer outro tipo de salsa e é por isso a mais usada na cozinha. Cresce mais alto e precisa de um vaso maior para se espalhar, quando comparando com os tipos restantes. Para além disto, ela é mais tolerante ao calor.
  • Salsa de folha crespa: a salsinha de folha crespa tem um sabor doce e suave. É usada, principalmente, em saladas e na guarnição. É mais pequena em termos de tamanho e tem um crescimento mais controlado.
  • Salsa de hamburgo: muito cultivada na Europa, ela é fácil de plantar, cultivada por suas raízes inchadas e comestíveis que podem ser usadas como vegetais, enquanto que suas folhas podem ser usadas como as folhas da salsa de folha lisa. O crescimento é semelhante ao das outras variedades.

Escolhendo o vaso

como plantar salsinha em vaso

Para aprender como plantar salsinha em vaso é importante que você saiba quais os requisitos do vaso ou garrafa pet.

A escolha do vaso é uma parte muito importante deste tutorial sobre como plantar salsinha em vaso. A salsinha é uma erva bienal, mas também é cultivada como anual. Se a vai cultivar como anual, você pode escolher um pote com um mínimo de 20 centímetros de profundidade. Para crescimento bienal, um vaso largo com 25 a 30 centímetros de profundidade é suficiente. Você pode até colocar duas salsinhas no vaso neste último caso.

Requisitos em como plantar salsinha em vaso

Posição

Ao plantar salsinha num vaso, escolha uma localização com uma boa exposição solar ou parcialmente sombreada se vive num clima moderadamente quente.

Se você vive em um clima tropical ou subtropical quente, mantenha a planta em um local que receba sol de forma parcial.

Solo

Compre um solo de qualidade, rico em matéria orgânica, argiloso e bem drenado. Pode adicionar algum composto, como esterco de galinha, para ajudar no crescimento da planta.

Rega

Regue a salsinha regularmente e de forma homogênea para deixar o solo um pouco úmido, mas não molhado o tempo todo. Você terá de encontrar um balanço e não pode deixar o solo secar por completo nem regar excessivamente.

Fertilizante

Aplicar um fertilizante não será necessário se o solo é rico em matéria orgânica. Adicionar esterco ou outro composto é suficiente. No entanto, você pode usar um fertilizante líquido duas vezes por semana se vir que o crescimento da planta está abaixo do normal.

Cuidados a ter com a salsinha

Pragas e doenças

Manchas nas folhas e podridão radicular são algumas das doenças mais comuns. Você pode salvar sua salsinha da podridão radicular e em outras partes, evitando a rega excessiva.

Minhoca de salsa, pulgões, ácaros e roscas podem afetar esta erva, então fique de olho neles.

Cultivando salsa todo o ano

Cultivar a salsinha dentro de sua casa é uma boa forma de a fazer crescer durante todo o ano. A planta vai sobreviver as temperaturas médias das divisões de sua casa e você vai conseguir fazer a colheita de algumas folhas no inverno se deixar o vaso numa janela que receba diretamente algumas horas de luz solar por dia.

Colheita

salsa colhida

Se você conseguir colocar este artigo sobre como plantar salsinha em vaso em prática, poderá colher regularmente salsinha para tornar sua comida ainda mais saborosa.

Colha as folhas da salsinha quando necessário. Você pode começar a colheita 2 a 3 meses depois de plantar. Espere até que o caule se divida em 3 secções. Em vez de colher apenas as folhas do topo, corte uma secção do caule a partir da base, uma vez que eles também são comestíveis e bastante saborosos. Faça isto a partir da porção exterior e deixe a interior crescer.

Esperamos que tenha gostado deste artigo sobre como plantar salsinha em vaso. Você pode facilmente aplicar este artigo, mas usar garrafas pet em vez de vasos. Terá de ter apenas atenção à profundidade, que terá de ser entre 20 e 30 centímetros.

Se ainda tiver dúvidas sobre esta erva, você pode visitar nosso artigo em que ensinamos como plantar salsinha.

Como Plantar Salsinha em vaso ou garrafa pet
Avalie esta plantação!
Partilhe nas redes sociais!
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Você também pode gostar de

Sem comentários

    Responder