Make Your Garden

Como Plantar Rosa na Batata – Passo a passo com imagens

Parece mentira, mas aprender como plantar rosa na batata é um truque completamente legitimo e uma forma de propagar esta flor. Ele funciona porque o interior da batata fornece à estaca da rosa os níveis de umidade e de nutrientes ideais para que as raízes da rosa cresçam em novas plantas. Com o método de propagação da batata, ela é deixada no interior do solo, para que a rosa crie raízes naturalmente. Uma propagação com sucesso irá depender da esterilidade do equipamento, visto que as rosas são muito susceptíveis a doenças.

Se já tem uma rosa que adora em sua horta e se quer uma segunda ou terceira, considere a propagação com recurso a uma batata. Este projeto é fácil o suficiente para jardineiros amadores e atrativo para qualquer pessoa que queira poupar dinheiro no orçamento do quintal.

Apesar de poder cortar a rosa original em qualquer altura do ano, você terá mais sucesso se esperar pela época mais fria. Rosas com patentes não podem ser legalmente propagadas, a não ser que você pague royalties ao dono da patente.

Já tínhamos publicado um artigo sobre como plantar rosas, que pode visitar em caso de dúvidas sobre esta flor.

Tutorial sobre como plantar rosa na batata

Antes de mais, comece por desinfetar um podador e um parafuso com uma solução de 10% de lixívia diluída em um rácio de 1 parte de lixívia para cada 9 partes de água. Irá ajudar se colocar esta solução em uma garrafa de spray e se a mantiver em seu jardim para uma rápido acesso quando tiver de desinfetar as ferramentas.

Como Plantar Rosa na Batata com estaca

Comece por cortar uma estaca de uma rosa saudável que você deseja propagar.

Corte uma secção de uma rosa saudável com uma altura de 15 a 20 centímetros com os podadores. Faça os cortes com um ângulo de cerca de 45 graus, para aumentar a área da superfície que consegue receber água.

Coloque a estaca que cortou imediatamente na água ou na batata, caso já tenha tudo preparado.

Um dos passos deste guia sobre como plantar rosa na batata consiste em perfurar a batata com um parafuso.

Perfure o lado da batata com um parafuso ou outra ferramenta semelhante que faça um buraco com pelo menos 5 centímetros de profundidade e ligeiramente mais largo que o diâmetro da estaca cortada da rosa, para não ter de a forçar. Escolha batatas com elevada umidade como batata branca, batata vermelha ou outro tipo com as mesmas características.

Coloque a ponta da rosa cortada em enraizador hormônio em pó durante algum tempo e depois retire-a e sacuda todo o pó. Esta passo é opcional, mas irá encorajar o crescimento da raiz mais à frente.

Empurre a estaca para dentro da batata pelo buraco que fez anteriormente. Faça o buraco ainda mais largo, se necessário, para não machucar o caule da rosa.

batata com estaca de rosa no solo

A estaca deverá ficar maioritariamente de fora do solo.

Enterre a estaca no solo com profundidade suficiente para cobrir o topo da batata, mas deixando a estaca exposta. Você pode plantar diretamente a batata com a rosa no solo durante a primavera, quando o clima ainda não está completamente quente.

Se quer plantar no outono, deve plantar a rosa em um vaso e deixar que cresça no interior de alguma divisão durante o inverno. Encha o pote com solo fértil, comprado em alguma loja ou caseiro, com uma mistura de partes iguais de musgo, composto e perlita.

suportar crescimento da rosa com suporte

Para este guia sobre como plantar rosa na batata, será importante que você coloque um suporte ao longo da estaca da rosa.

Insira um suporte no solo, ao lado da estaca da rosa e prenda-os ligeiramente para segurar a rosa e permitir o seu crescimento na vertical. Para o suporte você pode usar qualquer tipo de material, desde que faça o trabalho desejado e semelhante ao mostrado na imagem.

Regue o solo à volta do corte para o deixar úmido e ligeiramente friável, sem nunca o deixar completamente encharcado. Vá regando conforme necessário, de modo a manter um nível de umidade constante. A rosa e a batata vão apodrecer se o solo for mantido muito molhado.

raízes da rosa fixadas no solo

Chegou a fase final do processo. Agora deverá verificar se as raízes se estão a fixar.

Após algumas semanas, puxe com cuidado e pouca força o caule da rosa para cima de modo a verificar a resistência, que indicará que já se estão a criar as raízes que vão fixar a planta no solo. Se a planta sair para cima, coloque-a novamente embaixo e espere mais uma semana antes de voltar a verificar. Remova o suporte assim que as raízes se fixarem. Se desejar, você pode alimentar o corte da rosa com a aplicação de um fertilizante comercial.

Informações adicionais sobre como plantar rosa na batata

Algumas informações que deverá saber sobre a propagação de rosas na batata:

  • Você pode tentar este truque com todos os tipos de roseiras. Se não funcionar na primeira vez, não desanime e volta a tentar.
  • Regar em demasia pode causar o apodrecimento da rosa e da batata que a suporta.

Esperamos que tenha gostado deste guia faça você mesmo sobre como plantar rosa na batata. Se ainda tem alguma dúvida, não hesite em comentar embaixo.

Como Plantar Rosa na Batata – Passo a passo com imagens
4.5 (90.53%) 19 votos
Partilhe nas redes sociais!
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Você também pode gostar de

Sem comentários

    Responder