Como Plantar Quiabo

Como Plantar Quiabo
Como Plantar Quiabo
5 (100%) 2 votes

Já pensou em ter a sua própria horta em casa? Aprenda a como plantar quiabo agora mesmo e torne esse sonho realidade de maneira muito simples!

O quiabo (Abelmoschus esculentus) é um legume bastante apreciado cuja origem não é certa, podendo ter surgido no sul da Ásia, Etiópia ou mesmo África Ocidental. Trata-se de uma planta cultivada de forma anual. Ela costuma atingir de um a dois metros de altura e seus frutos são consumidos imaturos, por meio de cápsulas que contém sementes redondas que são ingeridas após fritas ou cozidas, dependendo do paladar e da engenhosidade de quem cozinha.

Outra característica marcante do quiabo é a tal da baba que ele produz. Trata-se de uma substância mucilaginosa que nem todos apreciam. Neste artigo você vai saber como se livrar dessa baba e também perceber que há muitos benefícios no consumo do quiabo. Além disso, explicaremos como plantar o quiabo em vasos e tê-los gratuitamente em sua casa.


Quais os benefícios do Quiabo?

Benefícios do Quiabo
Benefícios do Quiabo

O quiabo oferece inúmeros benefícios à saúde, sendo quase que um convite a consumi-lo. Por exemplo, no trato digestivo ele contribui bastante com a oferta de fibras no organismo, o que melhora o intestino e ajuda a evitar problemas gastrointestinais.

O quiabo é rico em vitamina A, além de conter diversos antioxidantes, como o betacaroteno, xanthein e luteína, que são responsáveis por combater os radicais livres que degeneram as células do organismo, inclusive da visão. Ou seja, quanto mais quiabo você tiver, mais protegidos seus olhos estarão. A presença de vitamina A possibilita também uma pele mais jovem e com a menor incidência de acne e cicatrizes.

Os altos índices de ferro e cobre em seu interior ajudam a combater quem sofre com problemas de anemia. Boa fonte de cálcio, o vegetal ajuda a manter ossos e dentes mais saudáveis. Outro ponto positivo é a presença de vitamina C no legume. Isso faz com que o sistema imunológico fique mais protegido e combata possíveis agente nocivos dentro do nosso corpo.

O quiabo também é muito utilizado para o controle da diabetes. Além disso, o potássio existente nele ajudar baixar a pressão arterial e reduzir a tensão do sistema cardiovascular. Como se vê, há muitos benefícios que fazem com que o quiabo se torne imprescindível na sua dieta. E saiba que é possível tê-lo plantando-o dentro de casa! Veja a seguir.


Como plantar quiabo em vaso

Como plantar quiabo em vaso
Como plantar quiabo em vaso

Ao plantar o quiabo, é importante ter em mente que o clima ideal é o quente, com temperaturas acima de 20º graus, em regiões tropicais e subtropicais. Em locais mais frios, a recomendação é de utilizar uma estufa ou então destinar o cultivo para o verão ou primavera. Vale ressaltar que a planta precisa de pelo menos quatro horas diárias de luz solar direta. Então, leve isso em consideração ao plantar em um vaso em sua residência.

Independentemente de ser um canteiro ou um vaso, o solo a receber o quiabo deve ser bem drenado e fértil, isto é, bastante rico em matéria orgânica. Além disso, o pH ideal do solo deverá girar em torno de 6 e 6,5.

Inicialmente, as sementes de quiabo devem ser plantadas em copinhos de plástico ou embalagens de jornal para a produção das mudas. Coloque duas mudas por recipiente a 2 cm de profundidade e aguarde a germinação, que ocorrerá em mais ou menos 10 dias.

De fácil transplante, o quiabo pode ser levado ao plantio definitivo no vaso ao atingir 10 cm e três ou quatro folhas. Para essa etapa, é importante ter um vaso já adubado há pelo menos uma semana. Sugere-se colocar húmus de minhoca ou esterco bem curtido.


Como cuidar do Quiabo

Um dos aspectos importantes durante o cultivo do quiabo é a irrigação. A rega deverá ocorrer para deixar o solo sempre úmido, mas sem encharcá-lo. As plantas adultas conseguem tolerar períodos curtos de seca. Para evitar a compactação e ajudar na umidade, pode-se recorrer a inserção de folhas mortas na parte de cima do vaso. Em alguns casos pode ser feita a poda para gerar a ramificação ou mesmo revigorar a planta.

A colheita é recomendada entre 60 e 80 dias após o plantio do quiabeiro. É possível que prossiga por alguns meses, caso as condições de cultivo sejam favoráveis. O quiabo precisa estar bem desenvolvido para ser colhido. Ao mesmo tempo, deve estar tenro e apresentar tonalidade brilhante, o que costuma acontecer mais ou menos seis ou sete dias após a polinização e o início da formação do fruto. Não é recomendável que ele seja colhido maduro, pois pode ficar muito fibroso.

Aprenda a plantar também:


Como plantar quiabo: Dicas finais

Ficou com vontade de plantar quiabo em um vaso, se animou com os benefícios oferecidos pelo vegetal, mas não quer saber daquela baba asquerosa que ele solta? Então presta atenção nesta dica, que vai fazer você se livrar essa substância viscosa e ainda poder saborear tudo de bom que o quiabo oferece.

Uma forma de evitar que o quiabo solte a baba é fritá-lo rapidamente, logo que ele é retirado. Outra solução é cozinhá-lo com uma solução de suco de limão ou vinagre.  Por exemplo: a cada 100ml de água adicione três colheres de vinagre e coloquei o quiabo nessa solução em água fervente por três minutos. Mas antes, corte as pontas do quiabo.

As folhas e o cálices das flores também são comestíveis. No entanto, eles devem ser cozidos antes de serem ingeridos. Algumas variedades cultivadas possuem as folhas sem pelos, o que permite o consumo cru. Já as sementes advindas dos frutos maduros podem ser usadas na produção de sopas e outros pratos.

Deixamos ainda um vídeo de ajuda com mais algumas dicas para plantar quiabo em casa, assista pois contém informações muito valiosas!

E então, já aprendeu a cultivar quiabo em sua casa? Se tiver alguma dúvida não hesite em deixar um comentário neste artigo!

<< voltar para Como Plantar

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*