Frutas

Quanto Tempo Leva Para um Pé de Abacate Dar Frutos?

O abacate é um fruto que provém do abacateiro e que é conhecido pelos altos valores nutricionais que tem. Investigadores acham que o abacate teve origem a sul do México e que o seu cultivo começou bem antes da colonização da América do Norte. Estas árvores dão-se bem em climas quentes e são facilmente danificadas pelas geadas e pelo frio. Neste artigo vamos explicar-lhe quanto tempo leva para um pé de abacate dar frutos, visto que os valores variam consoante a forma como o abacateiro foi plantado, o clima e consoante outros fatores.

Pode também ler nossa matéria sobre como plantar abacate e ainda descobrir se grávida pode comer abacate.

Crescendo o abacate a partir do caroço

Antes de lhe dizermos quanto tempo leva para um pé de abacate dar frutos, é importante que você fique a par das várias técnicas usadas para plantar o abacate e de que forma isso pode influenciar os frutos que ele pode ou não dar. Os métodos mais comuns para crescer um abacate a partir do caroço são suspendendo-o em água com palitos ou plantá-lo no solo em um vaso. A parte mais larga do caroço é o lugar de onde as raízes emergem. Antes de plantar o caroço, deixe-o submerso em água durante a noite.

Para crescer um abacateiro a partir do caroço em água, empurre 2 palitos contra o centro de forma a fazer um X. Encha um copo com água e coloque o caroço suspenso pelos palitos no cimo do topo. A água deve cobrir cerca de 1,5 centímetros da base do caroço. Vá enchendo com mais água para voltar à mesma altura quando esta começar a evaporar, mas não a mude completamente. Se a água mudar de cor, o caroço começou a apodrecer e deve ser deitado fora.

Para crescer o caroço no solo, encha um vaso de barro com solo arenoso. Certifique-se que o vaso tem buracos de drenagem no fundo, para que a água possa ser escoada. Coloque o caroço a uma profundidade de cerca de 1,5 centímetros. Regue o solo até à água escoar pelo buraco de drenagem e regue-a novamente quando sentir que o solo está seco.

Crescendo abacates a partir de mudas

Mudas de abacate crescem melhor com luz indireta e brilhante, em temperaturas não inferiores a 15 °C. As raízes emergem da base do caroço primeiro, seguidas por um ou mais brotos do topo. O caroço se abre quando os brotos surgem, mas essa alteração é bem normal. A luz interna raramente é adequada para mudas de abacate, e as brotações crescem longas e finas. Para incentivar a muda a se transformar em uma planta espessa, pode a rebento principal para 8 centímetros quando ela já tiver 15 centímetros de altura. Limpe as lâminas das tesouras de podar com álcool antes e depois de podar as mudas.

Se o caroço estiver crescendo em água, transfira-a para um vaso com solo arenoso não mais do que três semanas depois de podá-la. Retire os palitos ou parta-os e coloque a muda no solo de modo que ela fique enterrada a um terço de sua profundidade, tomando cuidado para não danificar as raízes que já se formaram.

Condições para o pé de abacate dar frutos e dicas

Os abacateiros requerem condições específicas de cultivo para produzirem frutas grandes e saborosas. As árvores crescem melhor em solos arenosos e franco-arenosos e, embora sobrevivam crescendo à sombra, elas só dão frutos quando crescem em locais ensolarados. A má drenagem e a rega excessiva são prejudiciais às árvores. Para evitar o excesso de água, regue os abacates quando reparar que o solo está ficando demasiado seco. Temperaturas prolongadas acima dos 35 °C ou abaixo dos 15 °C também causam baixa frutificação e queda de frutos antes de estes estarem preparados para a colheita. Ventos fortes fazem com que os frutos e a folhagem caiam também.

A fertilização dos abacateiros pode encorajar a produção de frutos. Árvores jovens requerem fertilização 6 vezes por ano, cerca de uma vez a cada 2 meses e árvores com 4 anos ou mais devem ser fertilizadas 4 vezes por ano, a cada 3 meses.

Abacateiros com até 4 ou 5 anos também se beneficiam de sprays nutricionais que contêm zinco, boro, manganês e molibdênio. Pulverize as árvores jovens 6 vezes por ano. Para árvores mais antigas, sprays contendo zinco e manganês são benéficos. Pulverize árvores mais velhas 4 vezes por ano. Aplique estes sprays nutricionais em intervalos regulares entre a primavera e o final do verão.

Mas afinal, quanto tempo leva para um pé de abacate dar frutos?

quanto tempo leva para um pé de abacate dar frutos

As mudas de abacateiro dão frutos mais rápido que as sementes.

O abacateiro precisa de chegar a uma certa idade para poder dar frutos. Mudas e sementes vendidas comercialmente são enxertadas a partir de variedades maduras de abacate e produzem frutas mais rapidamente e de forma mais confiável que árvores crescidas a partir dos caroços. Se cresceu sua árvore a partir de um caroço e para lhe dizer quanto tempo leva para um pé de abacate dar frutos, ela não deverá dar frutos até ter pelo menos 10 anos e você pode até ter de esperar até que ela tenha 15 anos, caso as condições não sejam ideais.

Por outro lado, se plantou a árvore a partir de uma boa muda vendida em um viveiro de plantas, a árvore poderá começar a produzir frutas a partir dos 3 ou 4 anos.

E é desta forma que finalizamos nossa matéria sobre quanto tempo leva para um pé de abacate dar frutos. Esperamos que tenha gostado e, no caso de ainda restar alguma dúvida, não hesite em perguntar.

Quanto Tempo Leva Para um Pé de Abacate Dar Frutos?
4 (80%) 46 votos
Partilhe nas redes sociais!
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Você também pode gostar de

1 Comentário

  • Responder
    joão oliveira da silva
    8 Setembro, 2018 em 12:11

    gostei das respostas obrigado

Responder