Frutas

Quanto Tempo Demora Para um Pé de Lichia Dar Frutos?

Quando olha para seu jardim, você apercebe-se das frutas vermelho-rosadas da lichia, que contrastam muito bem com as folhas perenes da árvore. Nativa ao sudeste da China, a lichia (Litchi chinensis) não tolera nenhuma geada e preferem uma localização numa parede como muito sol, protegida do vento e virada para o sul, que produz um microclima bem quente. Esta árvore que cresce lentamente produz frutos do tamanho de bolas de ping-pong, que quando descascados revelam um interior branco, doce e gelatinoso, como uma grande semente. Neste artigo vamos responder à sua questão sobre quanto tempo demora para um pé de lichia dar frutos.

Sugerimos também que leia nosso artigo sobre como plantar lichia e como plantar semente de lichia.

Crescendo a partir das sementes

As sementes de lichia devem ser plantadas entre quatro e cinco dias após ficarem ao ar livre, para aumentar as hipóteses de germinação. A refrigeração ou qualquer atraso ao plantar reduz significamente a viabilidade da semente. As árvores de lichia crescidas a partir da semente não crescem tão rápido um pé de lichia e podem demorar entre 10 e 25 anos ou até mais para produzir frutos.

Mergulhia aérea

A maioria das árvores de lichia é reproduzida através da mergulhia aérea. Um ramo com um diâmetro entre 1,5 cm e 2 cm é descascado, removendo-se a casca e expondo-se a madeira interna. É aplicada uma camada de musgo de esfagno úmido sobre a madeira exposta e depois coberta com plástico. Em dois ou três meses, as raízes começam a tornar-se visíveis. O ramo é depois cuidadosamente removido da árvore e plantado num vaso em uma janela ou num local protegido do jardim. As árvores conseguidas através deste método poderão dar frutas em 3 a 5 anos.

Árvores enxertadas de lichia

No caso das árvores enxertadas, elas produzem frutos após 3 a 5 anos. A enxertagem é, no entanto, menos bem sucedida que a mergulhia aérea. Os enxertos de lichia requerem uma porta-enxerto de lichia e nem todas as variedades são compatíveis. A dificuldade de conseguir uma porta-enxerto apropriada desencoraja os jardineiros amadores de tentar este método para propagar as lichias.

Cortes de raiz

Apesar de a maior das lichias serem propagadas através da mergulhia aérea, algumas pessoas conseguem produzi-las com sucesso através de cortes de raiz. Os cortes são feitos na primavera e plantados numa mistura ácida. Com um constante embaciamento, para manter os níveis de umidade altos e a alimentação semanal com um fertilizante equilibrado e líquido (10-10-10), existe uma taxa de 80% de sucesso da propagação através desta forma. Os cortes, no entanto, podem levar até quatro meses ou até mais antes de começarem a desenvolver novas raízes e requerem um ambiente altamente controlado e protegido, como uma estufa, durante pelo menos 18 meses, este de as colocar ao ar livre. Semelhante à mergulhia aérea, estas mudas demoram entre 3 a 5 anos a reproduzir frutos.

Mas então, quanto tempo demora para um pé de lichia dar frutos?

Agora, respondendo à sua pergunta sobre quanto tempo demora para um pé de lichia dar frutos, apesar de depender de vários fatores, incluindo o estado do pé que comprar, ele poderá dar frutos dentro de 3 a 4 anos.

 

As frutas da lichia

quanto tempo demora para um pé de lichia dar frutos

Em poucos anos suas árvores podem ficar parecidas com as da figura.

As frutas da lichia demoram cerca de 140 dias a ficar maduras, após o aparecimento das flores e costuma estar pronta para a colheita no meio do verão. Elas crescem, normalmente, em aglomerados e devem amadurecer na árvore para um melhor sabor.

Polinização

As lichias são polonizadas por abelhas e outros insetos e a polinização é essencial para a produção de fruto. A polinização é apenas importante para a produção de fruto, portanto se você apenas deseja crescer as árvores por suas flores, você pode esquecer esta secção.

Condições de crescimento

As árvores de lichia requerem muito sol para darem flores e frutos. Elas têm elevadas necessidades de água e crescem melhor na umidade mas em solos bem molhados. As árvores de lichia podem tolerar solos arenosos e argilosos com um pH ácido a levemente alcalino. Eles são moderadamente tolerantes à seca, mas têm tolerância muito baixa para o sal, por isso não devem ser plantados em áreas com exposição costeira direta.

Esperamos ter respondido à sua questão sobre quanto tempo demora para um pé de lichia dar frutos. Pode ainda visitar o nosso artigo sobre como plantar lichia. Se ainda tiver alguma dúvida pode colocá-la no comentários e teremos todo o gosto em responder-lhe.

 

Quanto Tempo Demora Para um Pé de Lichia Dar Frutos?
3 (60%) 1 voto
Partilhe nas redes sociais!
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Você também pode gostar de

Sem comentários

    Responder