Frutas

Quanto Tempo Demora Para um Pé de Abacaxi Dar Fruto?

As folhas verde-escuras e o tamanho da planta de abacaxi (Ananas comosus) fazem dela uma adição notável a qualquer jardim e climas sem gelo. Os abacaxis crescem naturalmente em nas partes tropicais do Brasil em áreas quentes e úmidas, mas você pode plantá-lo em qualquer clima no interior de sua casa, em um vaso. Estas plantas podem demorar muito tempo a dar frutas e elas são apenas capazes de produzir alguns frutos comestíveis antes de começarem a degradar. Neste artigo vamos dizer-lhe quanto tempo demora para um pé de abacaxi dar fruto.

Frutas por planta

Antes de você descobrir quanto tempo demora para um pé de abacaxi dar fruto, vai precisar de algumas informações sobre esta planta. As plantas de abacaxi podem produzir até a um total de 3 vezes durante sua vida antes de você ter de substituir a planta, apesar de nem todas as plantas serem capazes de produzir múltiplos frutos, sendo que alguma até produzem mais que 3. Quando plantadas em vasos no interior de sua casa, elas deverão produzir entre 1 a 2 frutos em sua vida, porque nem sempre recebem as melhores condições para a produção da fruta.

Cada talo de flor produzido por uma planta tem a capacidade de frutificar. O primeiro fruto tipicamente cresce mais, com frutos menores subsequentes produzidos depois.

A planta mãe

A planta mãe ou a primeira a crescer, produz apenas uma fruta a partir do centro da coroa. As plantas de abacaxi podem ser propagadas através da coroa, apesar de também o poder fazer a partir de enxertos e de pequenos ramos adjacentes. A coroa floresce cerca de duas semanas antes de a fruta se começar a formar. Se a planta mãe não está dando fruto, você pode forçar a floração numa planta que ainda não tem um talo. Dissolva 3 pastilhas de carboneto de cálcio em um copo de água gelada e despeje sobre a coroa. Alternativamente, coloque pedaços de uma maçã à volta do centro do abacaxi. O gás etileno produzido tanto pelo carboneto de cálcio como pelas maçãs pode forçar o florescimento.

Depois da primeira fruta

A segunda e terceira frutas crescem a partir de rebentos laterais. Se tem sua planta de abacaxi no chão ou em um vaso grande, você pode deixar os rebentos laterais crescerem. Normalmente, eles são removidos em plantas que estão em vasos com menores dimensões e transplantados para novos vasos, onde se tornam numa nova planta mãe. Esta transplantação é feita devido à falta de espaço no local original. Cada rebento lateral pode dar fruto apenas uma vez e não é provável que eles gerem novos rebentos. É aconselhável que você remova todos os que apareçam, exceptuando os dois mais fortes. Demasiados rebentos em uma planta deixam-na fraca e diminuem as hipóteses dela frutificar.

Mas afinal, quanto tempo demora para um pé de abacaxi dar fruto?

Quanto Tempo Demora Para um Pé de Abacaxi Dar Fruto

O abacaxi demora cerca de 6 meses desde o florescimento até poder ser colhido.

O tempo desde a altura em que plantou varia. Abacaxis que crescem fora de casa, num clima com as condições ideias podem dar a sua fruta após 16 meses, apesar de normalmente demorarem mais tempo. Plantas no interior da casa podem demorar entre 16 e 24 meses, ou mais, antes de formarem seus primeiros frutos. A forma como a plantou também influencia o tempo que demora para a primeira fruta aparecer.

Geralmente um abacaxi florescerá assim que for grande o suficiente, então, quanto mais feliz ele estive e melhor você cuidar dele, mais cedo ele florescerá. Se você cultivar abacaxis fora de seu clima ideal (tropical), eles demoram mais.

Assim que o abacaxi florescer, você tem que esperar por mais seis meses para a fruta amadurecer. O cultivo de abacaxis é um investimento a longo prazo. A fruta está pronta para pegar quando começa a ficar amarela.

Esperemos que tenha gostado deste artigo sobre quanto tempo demora para um pé de abacaxi dar fruto. Visite também os artigos sobre como plantar abacaxi e se grávida pode comer abacaxi.

Quanto Tempo Demora Para um Pé de Abacaxi Dar Fruto?
4.8 (96.67%) 6 votos
Partilhe nas redes sociais!
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Você também pode gostar de

Sem comentários

    Responder