Vegetais

Como Plantar Pepino

Como Plantar Pepino

Neste artigo vamos trazer todas as informações sobre como plantar pepino, para que você consiga ter esse alimento mais facilmente em casa e viver uma vida bastante saudável.

O pepino (cucumis sativus) é um vegetal muito utilizado na cozinha brasileira, especialmente para a confecção de saladas. Com poucas calorias, é ideal para quem quer incorporar alimentos mais saudáveis na dieta para perder peso. Rico em água, minerais e antioxidantes, o pepino ajuda a hidratar o corpo e a manter um bom funcionamento do sistema digestivo.

Por ser rico em potássio, o pepino auxilia para uma boa saúde do coração. O fato de ser rico em água e também pobre em gordura possibilita uma melhor circulação do sangue no corpo, ajudando a combater a hipertensão arterial. O vegetal também ajuda a evitar o câncer, já que contém entre suas substâncias antioxidantes poderosos, casos dos flavonoides e das lignanas.

É possível ingerir, além da polpa, a casca e as sementes, que são repletas de fibras e betacaroteno, elementos que fazem bem para os olhos, pele e cabelos.

Como plantar pepino: atenção à época

Como Plantar Pepino

Cucumis sativus

Antes de abordar como plantar pepino, é importante salientar algumas características do cultivar.

A planta do pepino é trepadeira e seus ramos podem alcançar de 1 m a 3 m de comprimento. Seus frutos podem ser consumidos ainda imaturos, ou mesmo crus e até em conservas, muito comuns em outros países, embora exista esse tipo de produto também no Brasil.

Quem quer saber como plantar pepino precisa ficar atento em relação à época do plantio. O pepino é originário de climas mais quentes, embora se adapte a temperaturas mais amenas. Ocorre que, em temperaturas mais baixas, a plantação é bastante afetada, sob risco de ser dizimada em caso de geada. Desta forma, recomenda-se que o plantio ocorra no verão ou na primavera.

Por outro lado, vale ressaltar que o outono e o inverno são favoráveis a formação de flores femininas, graças ao clima mais ameno à noite. Para evitar os males do frio, recomenda-se o cultivo em estufas no inverno, pois desta maneira as temperaturas ficarão mais equilibradas ao pepino.

No entanto, vale ressaltar que apenas as cultivares ginóico-partenocárpicas se dão melhor em estufas totalmente fechadas, independentemente de verão ou inverno. As outras espécies dependem da polinização feita pelas abelhas, logo, necessitam das laterais das estufas abertas.

Já que o pepino é um fã do verão, obviamente que ele cresce melhor com luz solar direta nele por pelo menos algumas horas do dia. Junto a disso, mantenha-o irrigado de forma que nunca deixe as raízes secas. Mas atenção: não encharque o solo, pois isso também pode ser prejudicial à planta.

Como plantar pepino: germinação, cuidados e colheita 

Para você ter como plantar pepino corretamente, é preciso ter atenção ao solo. Ele deve ser fértil e rico em matéria orgânica. Além disso, deve ser bem drenado e seu pH deve ficar em torno de 5,5 e 6,8.

Fã do calor, as sementes do pepino não germinam de forma satisfatória abaixo dos 20ºC. O ideal é que o cultivar seja semeado diretamente na hora, pois as mudas podem sofrer danos durante o transplante.

Mas caso seja de sua vontade, é possível plantar primeiro em vasos, saquinhos plásticos para mudas ou mesmo copos feitos de jornal e depois realizar o transplante para a horta. Porém, tenha muito cuidado para não machucar as mudas. Elas devem ser semeadas a 2 ou 3 cm de profundidade e levam de cinco a 15 dias para germinar e, aí sim, realizar a mudança par ao local definitivo.

No processo de como plantar pepino, o espaçamento é um item que pode gerar um pouco de confusão, pois varia bastante de acordo com o cultivar e o método empregado. No cultivo tutorado, por exemplo, deve-se guardar entre 60 cm e 1 m de espaço entre as linhas de plantio e 45 cm a 50 cm entre as plantas.

No caso de cultivo de plantas que crescem rasteiras, o espaçamento vai para 2 m entre linhas e de 75 cm a 1 metro entre os cultivares. Para produzir pepino em conservas, recomenda-se deixar de 1 m a 1,2 m de distância entre as linhas e 20 cm entre as plantas.

Outra coisa importante em como plantar pepino é sobre a forma que ele cresce, de forma rasteira, ou tutorado, necessitando, então, de uma cerca ou uma treliça.

Recomenda-se o corte das pontas das ramas para ramificar melhor as plantas, mas isso só pode ser feito quando as ramas atingirem a altura total do suporte.

A colheita leva em torno de 30 a 70 dias após o plantio definitivo do cultivar. Porém, no caso dos pepinos em conservas, eles podem ser colhidos mais cedo, quando tiver entre 3 cm a 9 cm de comprimento.

Mas em geral, a colheita deve ser feita quando o vegetal se mostrar bem desenvolvido, sem, no entanto, amadurecer.

E então, já aprendeu a como plantar pepino? Qualquer dúvida que tenha não hesite em comentar o artigo!

Aprenda a plantar também:

Como Plantar Pepino
4.4 (88.57%) 7 votos
Partilhe nas redes sociais!
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Você também pode gostar de

Sem comentários

    Responder