Frutas

Como Plantar Morango passo a passo + vídeo informativo

vários morangos

O melhor morango que você alguma vez vai provar vêm de uma horta, porque morangos totalmente amadurecidos têm um sabor mais rico e aromático, muito diferente do que se encontra nos supermercados. Com isso em mente, hoje vamos dar-lhe as informações que precisa para aprender como plantar morango em sua horta.

Como são dos primeiros frutos a amadurecer na primavera, os morangos são um excelente ativo nutritivo para qualquer horta. Estas pequenas mas robustas plantas prosperam quando plantadas em uma cama bem preparada ou fileiras, mas também pode plantar morango em vasos ou plantar morango em canos de pvc.

Sobre o morango

O morango é um fruto muito conhecido, rico em vitaminas A, E, C, B5 e B6, ferro, cálcio e outros minerais, mas pobre em calorias. É um fruto carnoso e suculento, com um sabor levemente ácido, mas muito bom.

Sabe-se que os morangueiros são plantas com origem nas zonas temperadas dos hemisférios Sul e Norte, pertencendo ao género Fragaria. O morango que conhecemos, de jardim, foi criado e melhorado em França na década de 1750 através de um cruzamento de Fragaria chiloensis com a Fragaria virginiana.

O seu tamanho final varia entre os 15 e os 30, sendo que os estolhos enraízam e formam novas plantas.

O ciclo de vida do morango

Para ter sucesso após aprender como plantar morango, você necessita primeiro de perceber o ciclo de vida dos mesmos. Como a maioria das plantas perenes, os morangos podem morrer no inverno e crescem de rompante quando o solo começa a aquecer na primavera. Depois de darem frutos, muitos tipos de morango produzem estolhos com as plantas-filhas nas pontas. Estes estolhos costumam fixar-se nas proximidades, mas mantêm-se ligados à planta mãe para que possam receber alimento. Estes tipos de morangos produzem mais fruto se você cortar os estolhos, deixando que cada planta produza até um máximo de 3 plantas-filhas por cada verão.

Exaustas pela produção de frutos e de descendência, os morangos, normalmente, tomam um segundo período de descanso na segunda parte do verão. Quando cuidados, sem ervas daninho e levemente regados, grande parte das plantas progenitoras e seus descendentes voltam a crescer durante um período do outono. Mesmo que pareça que nada está a acontecer no mês de setembro, as plantas estão ocupadas nos meses de outono com a evolução de brotos que vão crescer e dar as próximas flores da primavera.

Normalmente, o morango é plantado no final do verão até ao fim do outono. Isto depende do clima da região, pois em regiões mais frias deve ser plantado mais cedo e em regiões mais quentes deve ser plantado mais tarde.

Morangos em crescimento não dão muito trabalho. Em todas as áreas, os morangos podem crescer, dar uma cobertura verde que requere muito pouca manutenção e frutos deliciosos, ano após ano.

Solo, Como plantar morango e cuidados

como plantar morango passo a passo

O espaçamento entre os morangos vai depender da variedade que você escolheu e das plantas-filhas que a planta-mãe gera.

Os morangos precisam de, pelo menos, 8 horas de sol diárias e preferem solos mais ácidos, com um pH entre 5.5 e 6.8. Se os solos na zona onde pretende plantar são naturalmente alcalinos, é melhor crescer em vasos, tubos pvc ou outro tipo de contentores e enchê-los de solo de alta qualidade.

Este fruto também não gosta de solos argilosos que podem ser melhorados com um composto de folhas, serragem ou outros tipo de matéria orgânica antes de plantar morango.

Depois de misturar 10 cm ou mais de composto, use um ancinho para fazer pequenos montinhos no solo argiloso para ajudar ainda mais a drenagem. Se o solo for tipicamente arenoso, simplesmente cultive para remover as ervas daninhas e misture uma camada com cerca 2 centímetros  de altura de esterco ou adube com composto.

Muitas variedades de morango produzem muitas plantas-filhas e nestes casos é aconselha uma distância de 35 cm entre cada planta. Apesar de serem menos comuns, existem variedades que produzem poucas plantas-filhas e neste caso você pode colocar as plantas a uma distância de 15 cm. Quando comprar as sementes pode ler no folheto mais informações sobre o espaçamento exato para a variedade específica.

Outro aspeto importante na arte de como plantar morango. Verifique se a raiz dos morangos estão suficientemente bem cobertas com solo, mas que o broto ou coroa estejam expostos à luz e ao ar fresco da sua horta. Isto é muito importante, porque se você enterrar a coroa a planta pode facilmente morrer.

Regue-as bem. Qualquer tipo de manta, desde plástico preto a palha de pinheiro ou até folhas vai manter o solo úmido e as plantas limpas.

Suas plantas devem começar a florescer no início da primavera e as flores deverão ser visitadas por abelhas ou outros insetos polinizadores antes que elas possam dar frutos. No calor, os frutos do bosque amadurecem cerca de 30 dias após a fertilização das flores.

Problemas que podem surgir

lesma a comer um morango

As lesmas adoram o sabor dos seus morangos.

Você já sabe como plantar morango, mas também importante que saiba os problemas que podem surgir depois de o fazer. As lesmas costumam fazer buracos nos morangos assim que eles começam a amadurecer. Coberturas orgânicas como palha são um convite para as lesmas, portanto, se tem este problema, opte por uma cobertura plástica.

No verão, várias doenças fúngicas causam a formação de áreas pretas nas folhas. Cortar ou aparar a folhagem do morango e varrer o solo pode ser o suficiente para interromper o ciclo de algumas pragas e doenças que afetam os morangos.

A pior praga dos morangos é, de longe, os pássaros. Para impedir que o pisco ou outros comedores de fruto roubem seu trabalho, cubra os morangos com uma rede leve quando estes começarem a amadurecer.

Por vezes, a fruta pode ser pequena devido ao calor e à seca. Assim que começa a regar e o tempo começar a melhorar, a nova fruta deverá ter um tamanho normal.

Colheita e armazenamento

como plantar morangos e colher

É sempre uma boa ideia colher os frutos silvestres durante a manhã.

Depois de aprender como plantar morango e de passar para a prática, seja agora a hora da colheita. Colha os morangos de manhã, quando os frutos estão frescos e coloque-os imediatamente num refrigerador. Espere até ir comer ou cozinhar os morangos para os lavar com água fria. Os morangos que sobrarem podem ser congelados ou secados e pode até fazer geleia ou compota.

Mesmo com os melhores cuidados, os morangos são perenes de vida curta e suas plantas precisam ser substituídas a cada 3 anos.

Vídeo sobre como plantar morango

Fique agora com um pequeno vídeo informativo sobre como plantar morango passo a passo.

Como Plantar Morango passo a passo + vídeo informativo
5 (100%) 1 voto
Partilhe nas redes sociais!
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Você também pode gostar de

Sem comentários

    Responder