Especiarias

Como Plantar Manjericão – Plantio, cuidados, colheita e poda

Como Plantar Manjericão

Conhecida como a companheira de massas e pizzas, esta planta tem um aroma inconfundível! Aprenda hoje como plantar manjericão e deixe a sua horta mais aromática!

Além de ser uma planta diurética, combate as insónias, estimula o nosso fígado e consegue ainda ser a melhor aliada ao seu bronze devido às propriedades de betacaroteno que esta planta contém.

Ela é uma planta de climas quentes que cresce muito rápido em temperaturas em torno dos 30 °C. Quando está a cultivar manjericão tenha em atenção que duas ou três plantas serão suficientes para atender as necessidades de uma família com quatro elementos, a não ser que você planeie fazer molho pesto. Nesse caso você pode plantar cerca de 12 manjericões, ou até mais. Muitos jardineiros misturam vários tipos de manjericão em seus jardins, que estarão prontos para colheita em pouco tempo. Eles também se dão bem em vasos.

Plantio e cuidados

como plantar manjericão

Você pode cultivar muito manjericão em uma horta, onde é útil para uma grande colheita para fazer pesto.

O manjericão necessita de 6 a 8 horas de sol por dia. Plante esta erva duas semanas após a última geada de primavera ou durante o verão. O espaçamento deverá ser o recomendado pelo vendedor das sementes, dependendo do tipo de manjericão que vai plantar. Este valor está, geralmente, entre os 30 e 45 centímetros.

Esta erva é bastante sensível à geada, portanto, mantenha-a protegida em períodos mais gélidos. O manjericão gosta de solos ricos, úmidos, mas bem drenados, com um pH entre 6 e 7. Porque é colhido continuamente por suas folhas, ele precisa de um pouco de fertilizante. Ao plantar, adicione muitos nutrientes orgânicos de adubo, farinha de sangue ou farelo de algodão ao solo.

Se o vai colocar num vaso, opte por um maior para não deixar as plantas secarem rapidamente em alturas mais quentes. Use um solo que absorva bem a água e que protege contra a falta e o excesso de rega. Você também pode adicionar uma cobertura com folhas nas plantas para ajudar ainda mais a manter o solo úmido e prolongar o tempo entre as regas.

Problemas que podem surgir ao plantar manjericão

Ocasionalmente, o manjericão é incomodado por pulgões, lesmas ou o besouro-japonês. No entanto, a maior ameaça é a drenagem deficiente. De modo a evitar a podridão da raiz, plante-a em um local bem drenado. Além disso, não deixe secar muito ou o crescimento pode ficar atrofiado. Se suas plantas de manjericão pararem de crescer, retire o terço superior das hastes e fertilize com fertilizante líquido. Nunca corte a parte lenhosa do caule, ou a planta não vai brotar de volta.

Colheita e como conservar manjericão

como colher manjericão

Se seguir ao detalhe este guia sobre como plantar manjericão, o resultado final poderá ser o da figura.

Para além de aprender como plantar manjericão, a colheita do manjericão também é um aspeto muito importante. Ela pode ser feita arrancando as folhas do caule, assim que as jovens plantas atinjam uma altura entre 15 e 20 centímetros. Arranque as folhas das pontas das hastes para estimular a planta a se ramificar e produzir mais folhas. Tente arrancar frequentemente as folhas mesmo que não as vá usar. Se não o fizer, a planta irá começar a florescer e produzirá sementes, deixando de produzir folhas.

Na primeira previsão de geada, mesmo que muito leve, colha todas as folhas, pois elas ficam rapidamente pretas em alturas de baixa temperatura. Você pode secá-las, mas congelá-las ou usá-las em vinagre preserva melhor o sabor da erva. Você também pode usar as folhas para dar sabor a óleos e pesto, que devem ser mantidos refrigerados ou congelados. (Não mantenha as folhas frescas na geladeira porque elas ficarão acastanhadas.)

Como podar manjericão

Nesta secção e após você já saber como plantar manjericão, vamos dizer-lhe como podar manjericão de forma simples e eficaz. As folhas de manjericão são delicadas ao toque e um simples dano causa a libertação dos aromas dos óleos essenciais, que rapidamente se dissipam. Portanto, fazer a poda do manjericão com cuidado é uma necessidade.

Você não precisa de podar as plantas de manjericão quando elas ainda são pequenas. Espere até que a erva tenha cerca de 15 cm de altura antes de aparar as folhas de manjericão. Quanto mais vezes você podar a planta de manjericão, maior e mais folhosa ela se tornará.

Assim que notar a formação de algumas flor, arranque-a para que a energia da planta seja direcionada para o crescimento de folhagem. Se o manjericão está a ser cultivado verticalmente, arranque as folhas do topo para encorajar o crescimento lateral. Use as folhas arrancadas ou seque-as para que não haja qualquer desperdício.

Como cuidar de manjericão – 8 dicas simples

Agora que sabe como plantar manjericão, vamos mostrar-lhe, em uma lista, 8 dicas simples para aprender como cuidar de manjericão.

  1. Para que o manjericão cresça, escolha um local ensolarado. Esta erva prefere luz total, mas também pode tolerar sombra. Se você vive em um clima tropical ou subtropical, deixe a planta em um local com sombra durante a tarde.
  2. Crescer e cuidar de manjericão em vasos é bem fácil. Você pode manter a erva em um vaso pequeno. Para crescer, escolha um vaso com 15 a 20 centímetro com buracos de drenagem suficientes. Em climas subtropicais, use vasos maiores.
  3. Use um solo com boa drenagem, mas que tenha a capacidade para reter alguma umidade. Se o solo de vaso que está usando não tem fertilizante, aplique um fertilizante orgânico. Mas lembre-se que um solo demasiado rico em matéria orgânica promove o crescimento da folhagem mas afeta a qualidade e o aroma das folhas.
  4. O solo não pode ser ácido. Um solo ligeiramente ácido a neutro com um pH entre 6 e 7 é o aconselhável.
  5. Uma das mais importantes dicas sobre como cuidar de manjericão é nunca permitir que a planta seque completamente, especialmente quando a temperatura é alta. No entanto, evite o excesso de água e coloque o dedo no solo para ver se a superfície superior está seca antes de regar novamente.
  6. Para evitar doenças fúngicas, não pratique a rega por cima para evitar molhar a folhagem, uma vez que promove o aparecimento de bolor e outras doenças.
  7. Arranque suas plantas de manjericão a cada duas semanas. Faça o mesmo com os brotos terminais antes de florescerem. Não deixar a planta florescer é essencial, porque a floração reduz o crescimento da folhagem.
  8. Assim que a planta atinja os 40 a 50 dias de idade, você pode começar a colher as folhas. A melhor altura do dia para o fazer é durante a manhã-

Esperemos que tenha gostado deste guia sobre como plantar manjericão. Pode também visitar nosso artigo sobre como fazer muda de manjericão, para que possa propagar suas ervas.

Como Plantar Manjericão – Plantio, cuidados, colheita e poda
4.7 (93.33%) 3 votos
Partilhe nas redes sociais!
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Você também pode gostar de

Sem comentários

    Responder