Como Plantar Mandioca

Como Plantar Mandioca
5 (100%) 2 votes

Neste artigo vamos mostrar a você como plantar mandioca, um alimento que tem muitas vantagens para quem o consome.

Batizada antigamente de “rainha do Brasil”, a mandioca é um alimento bastante consumido entre os mais pobres, mas que também pode e deve ganhar espaço para toda a população, tanto que a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês) vem apoiando a produção e consumo mundo no mundo todo, inclusive com o intento de mudar o status do alimento e utilizá-lo para o combate à fome.

A mandioca tem dois tipos de carboidrato, a amilose e a amilopectina.

Unidos, eles liberam a glicose de forma mais lenta no organismo, o que facilita a digestão, evita picos de açúcar e dá mais energia para o dia. Além disso, a mandioca é fonte de fibras e não possui glúten, sendo bastante versátil tanto no seu preparo como no plantio.

Dependendo do lugar, a mandioca tem um nome diferente. Pode se chamar aipim, macaxeira e até mesmo uaipi e xagala, menos comuns.

Os dois primeiros nomes costumam denominar as mandiocas-mansas, que são aquelas com menor teor de cianeto produzido em suas raízes, ao contrário das chamadas mandiocas-bravas, que carregam um pouco mais dessa substância.


Como plantar mandioca: Clima, Solo e Luminosidade

Como Plantar Mandioca

Temperatura/Clima

Se você quer saber como plantar mandioca, saiba que ela costuma crescer inclusive em solos pobres e é resistente a períodos de seca. Não é à toa que a raiz faz parte da alimentação do povo nordestino.

Isso também está ligado ao fato de que a planta é nativa do Brasil, logo, prefere um clima mais tropical, onde as temperaturas devem ser mais elevadas para que o seu plantio dê resultados satisfatórios.

O ideal é que seja equilibrado com um clima úmido, mas, como vimos, épocas mais secas não são páreo para a mandioca.

Solo

Quanto ao solo, ela pode ser cultivada em localidades pouco férteis, mas desde que a terra seja bem drenada. Solos mais argilosos, pesados e compactados não são adequados para um bom desenvolvimento do cultivar, já que prejudicam o crescimento das raízes da planta.

Para ter como plantar mandioca satisfatoriamente, o ideal é oferecer um solo permeável, fértil e repleto de matéria orgânica, com pH variando entre 5 e 6.

Com o solo bem drenado, é importante manter uma irrigação que faça com que a planta esteja sempre bem alimentada, com a terra úmida, mas sem estar encharcada.

Luminosidade

É recomendado também que o cultivar seja exposto a uma boa dose de luz solar diariamente, podendo ser plantada em local com luminosidade direta ou em sombra parcial.

Rega

Apesar de ser resistente à seca, é preciso ter cuidado no começo do plantio, pois a mandioca é muito sensível à falta de água nos primeiros cinco meses após o cultivo.

Aprenda a Plantar também:


Como plantar mandioca: Cuidados no Cultivo

Você que quer saber como plantar mandioca precisa saber que o cultivo se dá não com sementes, mas com pedaços de caules de plantas adultas que estejam saudáveis.

Manivas

Elas são chamadas de manivas e têm de 15 cm a 25 cm de comprimento e 2,5 cm de diâmetro.

Elas devem ser colocadas em buracos de 5 cm a 10 cm de profundidade, podendo ser fincadas na posição vertical, horizontal ou oblíqua.

A vantagem da primeira e última formas é que as manivas brotarão maiores do que no estilo horizontal, o que vai proporcionar um maior rendimento por área.

Espaçamento

Durante o processo de como plantar mandioca, é importante ficar atento a algumas peculiaridades da mandioca. Por exemplo, o espaçamento recomendado para o plantio é de 1 m entre as linhas de plantio e de 50 cm a 60 cm entre os cultivares.

Outra forma é o cultivo em fileiras duplas, com a distância entre os buracos de 2 m entre as duas fileiras e de 60 cm até a próxima.

Evite podar a planta, pois isso diminui a produção de mandiocas. A não ser que você precise de manivas para um novo plantio em uma época que não é a mesma da colheita.

Outra dica importante é ficar atento às plantas invasoras, que podem surgir no meio da plantação e roubar recursos e nutrientes, especialmente nos primeiros cinco meses.

Colheita

A colheita da mandioca é um pouco demorada. Ela costuma acontecer entre 12 e 18 meses após o plantio das manivas.

É recomendado que não se coma a mandioca crua, pois quando a planta é cortada ou sofre algum tipo de dano, é liberado cianeto de hidrogênio, uma substância muito tóxica que surge a partir da decomposição dos glicosídeos cianogênicos existentes na planta e que são ativados no momento da “agressão” ao cultivar.

A mandioca de tipo mansa deve ser consumida cozida, frita ou como farinha. Já a mandioca-brava deve ser usada como farinha e derivados apenas após um cuidadoso preparo.

Vídeo: Como Plantar Mandioca passo a passo

Teve dificuldades em seguir o texto acima? Foi muita coisa junta e você não entendeu tudo? Então recomendamos que assista ao tutorial em vídeo, é bem simples e você vai enter tudo direitinho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *