como plantar mamão

Como Plantar Mamão

Como Plantar Mamão
5 (100%) 3 votes

Neste artigo você receberá todas as informações nutricionais que fazem valer o consumo desta fruta, além de saber como plantar mamão para tê-lo em sua casa.

Você sabia que o mamão, além de ser delicioso, é uma das frutas mais saudáveis que existem?

Consumido geralmente no café da manhã, como sobremesa ou em um lanche noturno, o mamão possui vários usos na culinária e também apresenta inúmeros benefícios para a saúde.

O mamão é uma árvore de fruteira tropical que reúne uma grande quantidade de nutrientes sem ser calórico. Cerca de 100 gramas oferecem apenas 40 calorias. E nutrientes é o que não faltam ao mamão. Ele é rico em minerais como riboflavina, ferro, cálcio, fósforo, além das vitaminas C e E.

Um dos benefícios mais conhecidos do consumo de mamão é quanto ao trato intestinal.

Rica em fibras, a fruta possui também inúmeras enzimas digestivas que auxiliam nesse processo e impedem a famigerada prisão de ventre.

Outro ponto positivo do mamão é o que ele faz para a sua pele.

Além de melhorar a sua textura, traz brilho, combate rugas e reduz as espinhas, especialmente utilizando máscara facial com elementos da fruta.

Mas ele também proporciona benefícios para os olhos, por meio da substância betacaroteno, que, aliada ao licopeno, fortalecem os agentes do organismo na luta contra o câncer.


Como plantar mamão: das sementes ao adubo

como plantar mamão

Agora que você conheceu as coisas boas que o mamão oferece para a sua saúde, aprenda como plantar mamão em sua casa, para ter um produto saudável e saboroso em sua dieta diária.

Apesar de ser nativo da África, o mamão se adaptou muito bem ao Brasil. Isso porque suas plantas não oferecem muita dificuldade durante o cultivo.

Desta forma, o ideal é que o mamão seja cultivado em climas tropicais ou subtropicais, que permitem que ele se desenvolva muito melhor. Ou seja: o ar deve ser úmido e deve haver muita luz solar direta.

Sementes

Você poderá plantar o mamão a partir de sementes adquiridas em uma loja especializada ou então aproveitar as sementes de algum mamão que você tiver comprado na feira ou no supermercado. Tanto faz.

Caso você prefira usar do fruto consumido, dê preferência às sementes maiores.

Deixe-as secando ao sol por um dia e depois as introduza em um algodão molhado, assim como é feito com o feijão e que as crianças costumam brincar na escola. As sementes deverão ficar lá dentro até que comecem a germinar.

Solo e Adubação

Algo que se deve prestar a atenção na hora de iniciar o processo de como plantar mamão é para o fato de que o mamoeiro gosta de espaço para poder crescer. Isso vale tanto para o seu jardim quanto para um vaso, que deverá ser grande para receber o cultivar adequadamente.

O mais recomendado, no entanto, é plantar a fruta em solo. Neste caso, você deverá fazer um buraco de 10 cm de profundidade. Se quiser plantar mais de um mamão, deixe uma distância de 80 cm a 1 m entre as covas.

É importante também deixar a terra maleável. Por isso, revire-a e adicione adubo, isso vai favorecer o desenvolvimento da planta.

Para o adubo você deverá utilizar húmus, estrume e outros tipos de material orgânico. Consulte um bom especialista em uma loja de sua confiança que ele dará todas as indicações, já que a variedade é grande.

Quando a terra estiver firme pode-se adicionar pó de osso ou cascas de ovos no entorno do broto. Depois do plantio, regue a planta para que ela se adapte mais facilmente.

Vale lembrar também que o solo deve ser fértil e bem drenado.


Como plantar mamão: atenção à irrigação e à poda

Durante o desenvolvimento do processo de como plantar mamão, é importante ficar atento à irrigação, pois o mamão gosta bastante de água.

Irrigação

Mantenha o mamoeiro sempre irrigado, ainda mais em locais que têm pouca chuva. Porém, é preciso que se tome cuidado para que não deixe o solo encharcado, senão as suas raízes podem se afogar e comprometer o cultivar.

Como o mamoeiro cresce em tronco único e com apenas algumas ramificações em suas folhas, não é necessário realizar a poda da árvore.

Poda

Único cuidado que deve ser tomado durante o desenvolvimento da planta é o de retirar as folhas que ficarem amarelas e secas. Atenção também às plantas daninhas que podem prejudicar o crescimento do mamoeiro.

Elas devem ser retiradas sempre que forem vistas no meio da planta.

Colheita

Dependendo do tipo de cultivar que foi plantado, a colheita deverá ocorrer mais ou menos entre quatro e seis meses após a abertura da flor, que é quando o mamão vai estar completamente maduro – se retirá-lo antes, pode ser que ele não amadureça.

Para o consumo, é recomendável que se colha a fruta que apresentarem estrias ou faixas com 50% de coloração amarelada.


Vídeo: Como plantar mamão em casa

Pode ser complicado seguir um tutorial de plantio de texto por isso decidimos apresentar pra você um vídeo de demonstração passo a passo com todas as dicas de cultivo necessárias para ter uma horta de mamão de sucesso!

E então, já sabe como plantar mamão? Se tiver alguma dúvida basta comentar neste artigo!

Aprenda a plantar também:

6 thoughts on “Como Plantar Mamão”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *