Frutas

Como Plantar Jabuticaba

Como Plantar Jabuticaba

A jabuticaba é uma fruta bastante saborosa e suculenta, não é mesmo? Quando você começa a comer, não quer parar mais. E você sabia que é possível aprender a como plantar jabuticaba em casa? Neste artigo você vai aprender tanto no vaso quanto por estaca. Além disso, traremos muitas informações sobre essa fruta bem brasileira.


Acerca da planta Jabuticaba

Antes de ver a como plantar jabuticaba é importante saber um pouco acerca da planta.

A jabuticaba possui casca brilhante, fina e sua coloração vai do roxo claro até o quase preto. No entanto, seu interior é composto por uma polpa branca. Além de ser consumida in natura, com ela é possível ainda fazer licores, sucos, doces, geleias, vinagres e aguardentes. Ela também é buscada como planta ornamental, devido à beleza e arquitetura da sua florada e frutificação.

A fruta, que cresce grudada aos ramos e troncos da jabuticabeira, é rica em vitaminas do complexo B e C, além de conter cálcio, fósforo e ferro. Além disso, ela possui bastante antocianina, um antioxidante poderoso responsável por ajudar na eliminação de radicais livres que acabam atuando no envelhecimento precoce das células. Desta forma, a jabuticaba é um excelente alimento para combater o envelhecimento. Além disso, a fruta tem apenas 58 calorias, ajudando a quem gosta de comer sem se preocupar muito com o peso.

A jabuticabeira (plinia sp.) é da família da Myrtaceae e é nativa das regiões Centro, Sul e Sudeste do Brasil, apesar de poder ser encontrada, ainda que de forma secundária, no Paraguai e na Argentina. Elas costumam aparecer de forma mais frequente na Mata Atlântica. Até hoje são conhecidas nove espécies da planta, mas uma é definida como extinta, outras cinco existem em apenas alguns sítios de pesquisa e há três com ocorrência natural e cultivada no país.

Por ser uma planta subtropical, ela necessita de temperaturas mais baixas no inverno para conseguir florescer. Ela ainda pode tolerar geadas de curta duração. No entanto, a jabuticaba pode se dar bem em regiões tropicais. Em climas muito quentes como no Norte e no Nordeste ela não frutifique em grande quantidade devido à exposição por longos período a temperaturas muito altas.


Como plantar Jabuticaba em vaso

Como plantar Jabuticaba em vaso

É possível aprender a como plantar jabuticaba em casa. Para isso, é necessário ter um vaso em que a jabuticabeira permaneça em um espaço de mais ou menos dois metros quadrados. É importante que a planta receba sol, seja em uma pequena varanda, quintal ou mesmo um jardim, dependendo do seu imóvel. Caso o seu espaço seja apenas o de um balcão em uma varanda, cuidado com o peso da construção: certifique-se que o local onde vai ficar o suporte tenha segurança.

O vaso precisa ser grande e deve ter furos no fundo. Além disso, é preciso deixar uma folga de 5 a 10 cm do torrão da muda. Uma boa dica para garantir que o vaso receba sol em sua totalidade é inserir um suporte de plástico com rodinhas embaixo dele. Com isso é possível direcionar para o local desejado.

O plantio da jabuticaba no vaso ocorre da seguinte forma: no fundo do vaso é preciso colocar uma camada de 5 cm de argila expandida em pedriscos. Logo após a argila, coloque uma camada de terra seguindo o tamanho do torrão, mas sem cobrir o tronco da muda da planta. Depois de inserir o torrão, preencha a região lateral do vaso, acomodando tudo com as mãos para deixar tudo bem delineado. Em cima da terra, ponha algumas pedras pequenas no entorno da planta.

Nunca deixe de regar a sua jabuticabeira, isso porque ela gosta bastante de água e se desenvolve melhor assim. Pode-se molhar não apenas a terra, mas também as folhas. A dica é fazer a rega no começo da manhã ou no finalzinho da tarde.

No que tange ao adubo, é importante adubá-la para que haja um desenvolvimento satisfatório da planta. Dê preferência ao adubo orgânico, que proporcionará frutos mais saudáveis, em um cultivo muito mais sustentável.


Como plantar Jabuticaba por estaca

Como plantar Jabuticaba por estaca

Muita gente pergunta como plantar jabuticaba por estaca. Neste caso devem ser escolhidos galhos mais fortes, no começo da primavera, para dar conta e aguentar o crescimento das frutas ao longo do tronco e ramos. Três quartos das estacadas devem ser enterrados em canteiros bastante úmidos e que fiquem à sombra. Recomenda-se o uso de enxertos de borbulha e garfo em pés-francos de jabuticabeira.

Para a sua multiplicação, é importante que se retire o ramo da planta mãe na primavera. Ele deve ter cerca de 80 cm de comprimento e de 5 a 7 cm de espessura. Deve ser apontada a sua extremidade inferior. Depois, lasca-se em cruz e, com a ajuda de uma marreta, o 2/3 do ramo é enterrado. Após esta etapa, irrigue-o abundantemente. Aprender a como plantar jabuticaba está a ser fácil? Estamos quase terminando!

Aprenda a plantar também:


Tratos culturais, adubo, pragas e colheita da jabuticaba

É bom deixar a plantação livre de ervas daninhas. É recomendável também realizar podas anuais para eliminar galhos que possam fechar a copa. Essa ação vai propiciar uma melhor penetração do raio solar e, consequentemente, um maior arejamento da planta.

A jabuticabeira reage bem ao adubo, portanto, não deixe de oferecer uma boa adubação para a planta, preferencialmente com elementos orgânicos. No que tange às pragas, as mais comuns são o pulgão ceroso, as cochonillas e o gorgulho da Jabuticaba. Fungos também podem afetar as flores e frutos.

Por fim, vale lembrar que a colheita geralmente ocorre de uma a duas vezes ao ano. A jabuticaba deve ser colhida quando estiver madura e pronta para ser consumida. No momento da retirada dela já é possível levá-la ao processo de fermentação, afinal de contas, ela é bem difícil de ser conservada in natura.

E então, ja aprender a como plantar jabuticaba?

Como Plantar Jabuticaba
4 (80%) 3 votos
Partilhe nas redes sociais!
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Você também pode gostar de

Sem comentários

    Responder