Gramíneas

Como Plantar Grama

Sabia que se você aprender a como plantar grama pode poupar um bom dinheiro?

Um bom jardim necessita de uma grama. Não importa se em grande parte do terreno ou se ao menos em um espaço determinado e reduzido, para comportar algumas plantas, flores, ornamentos e até mesmo um banco. Qualquer que seja o cenário, um jardim gramado com um cuidado regular garante beleza ao local. Sem falar no frescor que oferece ao ambiente, ou ainda aquela sensação agradável de sentir as folhas sob os pés, não é mesmo?

Se sua casa tem um local que tem potencial para abrigar um jardim, certamente deve investir nisso. Neste artigo explicaremos tudo sobre o plantio de grama, saber qual tipo melhor para a sua residência e também todos os cuidados necessários para garantir qualidade por um longo tempo.


Qual grama devo escolher?

Diferentes tipos de grama

Diferentes tipos de grama

O primeiro ponto a ser levado em conta na hora de plantar grama é escolher a que melhor se adequa ao seu terreno. Há vários tipos e uma escolha equivocada pode resultar em um gramado feio, apesar de todo o trabalho e tempo gastos para deixá-lo bonito. Veja a seguir algumas das principais gramas do Brasil e para quais situações elas são sugeridas:

Grama São Carlos: com folhagem larga e lisa, esta não possui pelo. Tem cor mais vibrante no sol e escura à sombra. Adaptada ao frio, aceita bem o sol e é indicada para jardins públicos, industriais e residenciais, especialmente fazendas e sítios.

Grama Esmeralda: suas folhas mais verdes são pequenas, estreias e pontiagudas.  É ideal para jardins de condomínios, empresas, campos esportivos e playground. Não é a melhor opção para áreas de tráfego intenso, nem para ficar à sombra.

Grama Santo Agostinho: sua coloração é verde-escura e é lisa e estreita, além de não ter pelos. Perfeita para jardins residenciais e de empresas, especialmente situadas no litoral, pois é tolerante à salinidade. Pode ter contato direto ao sol ou ficar à meia sombra.

Grama Bermudas: este tipo cresce rápido. Possui cor verde intenso e folhas estreitas. Apesar de ser bastante macia, aguenta bem o pisotear diário e regenera rapidamente. É muito usada em campos de futebol profissional no Brasil, além de ser recomendada para campos de outros esportes como tênis e polo. Pode ser usada também em playgrounds.

Grama Coreana: suas folhas são pequenas e pontiagudas. Ideal para jardins de casa ou condomínio, além de campos de golfe. Deve ser cultivada com sol a toda e em solos férteis e irrigações regulares. Não vai muito bem com o pisoteio ou períodos de secas.


Como Plantar Grama

Como Plantar Grama

Como Plantar Grama

É possível plantar a grama de duas formas: por meio de sementes ou colocando as placas de grama. O primeiro caso é mais barato, mas leva muito mais tempo para a grama germinar e se desenvolver. Outro problema é a grama poder crescer não uniformemente. Então, o recomendável é o uso de placas, que podem ser aplicadas diretamente no solo. Mais rápidas e eficientes, elas são pré-cultivadas em um ambiente favorável para que fiquem fortes e uniformes.

É necessário conferir o tamanho da área e procurar saber onde você irá comprar a grama qual a centimetragem das placas vendidas, para poder calcular quantas o seu jardim irá necessitar. A quantidade vai depender do espaço e a destinação da área. Além disso, como vimos, será necessário escolher o tipo da grama que possa se desenvolver de forma mais satisfatória em seu terreno. Com esses itens definidos e a grama comprada, é hora de cuidar do solo.


Preparação do Solo

Solo para plantio de grama

Solo para plantio de grama

Para que a grama “dê certo” no jardim será fundamental uma boa preparação do solo. Em primeiro lugar, é preciso remover do solo qualquer mato, erva daninha, pedras e entulhos do local. O objetivo é deixar o terreno o mais plano possível. Em seguida, com uma enxada ou uma máquina, devem ser feitos sulcos de mais ou menos 10 cm de profundidade para arear o solo.

Em alguns casos, o solo também precisa ser fertilizado e adubado, em especial se a grama for pobre, seca e infértil. É indicado consultar um especialista em solos ou mesmo um agrônomo que poderá detectar quais nutrientes falta à terra para aplicar antes de plantar a grama. Adubo químico ou orgânico poderá ser necessário para livrar a grama de pragas e doenças.

É comum que o solo de seu terreno poderá ser ácido, tendo um pH entre 4 a 5. Isso faz com que seja essencial a realização de uma adubação antes de instalar as placas de grama. Os mais usados para combater esse problema são o calcário dolomítico e o calcítico.


Plantio da Grama

Após esse processo, a grama deve ser plantada assim que for descarregada em sua residência. As placas devem ser colocadas e alinhadas lado a lado, sem a necessidade de deixar muito espaço entre elas. Pode-se usar uma linha de pedreiro para ajudar no alinhamento. As gramas adquiridas devem vir em tamanho uniforme, tornando o plantio mais fácil e eficiente.

Após o plantio, recomenda-se a pulverização de terra sobre a grama. Tal cobertura irá ajudá-la a reter umidade. Caso necessário, os espaços vazios das placas também poderão receber terra. Atenção: a terra deve estar adubada e livre de ervas daninhas, debris e insetos.

Aprenda a plantar também:


Cuidados a ter com a grama

Para deixar a grama sempre bonita é importante tomar alguns cuidados. O corte da grama é imprescindível. Faça esse trabalho com roçadeira ou cortador orbital, que fazem cortes adequados. Apesar de não ser o mais indicado, o cortador com fio de nylon é muito usado pela praticidade e por ser fácil de carregar. Cuidado para não deixar lombadas e depressões que desnivelem o gramado.

É possível que a grama apresente ervas daninhas ou inços. O ideal é retirá-los para impedir que se alastrem. Com uma faquinha ou pá retire a muda até a raiz. Herbicidas também podem ser aplicados, mas cuidado para não provocar a morte de todo o gramado.

A retirada desses forasteiros pode provocar extensas falhas na terra. Para superar isso, você pode retirar tufos de grama das bordas, canteiros ou áreas pouco visíveis do gramado e fazer as correções. A terra deverá ser aerada, antes de aplicar um pouco de areia e acomodar o tufo de grama. E não esqueça de regá-lo.

Saber como plantar grama em casa pode lhe fazer poupar muito dinheiro, tente você mesmo e nos conte a sua experiência!

<< voltar para Como Plantar

Como Plantar Grama
4.7 (93.33%) 3 votos
Partilhe nas redes sociais!
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Você também pode gostar de

Sem comentários

    Responder