Adubo

Esterco bovino, de vaca e de boi – Benefícios, composição e como curtir

O uso de esterco bovino, esterco de vaca ou esterco de boi na horta e plantação é uma prática popular em muitas áreas rurais. Este estrume não é tão rico em nitrogênio como outros, mas os seus níveis altos de amônia também podem queimar as plantas se forem diretamente aplicados, sem antes passarem por um processo de compostagem. A compostagem do esterco bovino, no entanto, pode trazer vários benefícios à sua plantação.

Qual é a composição do esterco bovino?

O esterco de bovino é composto, principalmente, por grão e grama digeridos. O esterco de vaca e esterco de boi é rico em materiais orgânicos e nutrientes. Ele contém cerca de 3% de nitrogênio, 2% de fósforo e 1% de potássio (3-2-1 NPK).

Para além disto, o esterco de bovino contém níveis altos de amônia e patógenos potencialmente perigosos para suas plantas. Por este motivo, é recomendado e necessário o seu envelhecimento e compostagem antes de ser usado como adubo.

Benefícios do composto de esterco de bovino

A compostagem do esterco de boi e vaca é necessária e traz consigo vários benefícios. Para além de eliminar a amônia potencialmente prejudicial, patogêneos como E. coli e sementes de ervas daninhas, a compostagem também irá adicionar quantidades generosas de matéria orgânica ao seu solo. Ao misturar este composto com o solo, você irá melhorar a capacidade para aguentar umidade. Isto significa que você pode regar com menor frequência, visto que as raízes das plantas podem usar os nutrientes e água adicionais sempre que precisarem. Além disso, melhorará a aeração, ajudando a quebrar os solos compactados.

O composto de esterco de bovino também possui bactérias beneficiais, que  convertem nutrientes em formas simples, para que eles possam ser soltos com calma, sem queimar as raízes das plantas da sua horta.

O adubo composto de vaca também produz cerca de um terço a menos de gases de efeito estufa, ajudando o ambiente.

Como curtir esterco bovino

como curtir esterco bovino

Este processo leva o seu tempo.

Para curtir esterco de vaca e esterco de boi, você terá de seguir estes passos:

  1. Selecione um terreno plano e aberto onde você pode amontoar esterco bovino.
  2. Espelhe uma camada de cerca de 8 centímetros de material orgânico seco em uma área quadrada. Espalha cerca de 5 centímetros de esterco por cima. Continua a amontoar as camadas até que chegue a 1,20 metros de altura. Molhe o amontoado enquanto o constrói, para que fique ligeiramente úmido em seu interior.
  3. Vire o amontoado a cada 3 dias. Mantenha o amontoado úmido, mas nunca completamente molhado. Verifique a temperatura no centro, recorrendo a um termômetro para compostagem, quando a virar. Deverá estar entre os 50 ℃ e os 70 ℃.
  4. Use o composto quando este deixar de aquecer no centro e quando estiver castanho escuro, frágil e com cheiro a solo.

O que vai precisar para curtir esterco bovino

  • Esterco de vaca ou esterco de boi
  • Materiais com alto teor em carbono (folhas, relva seca, ervas daninhas)
  • Forquilha ou pá
  • Termômetro para compostagem

Como usar esterco bovino

Espalhe cerca de 40 quilos de estrume de vaca por 90 metros quadrados de terra. Uma vez aplicado, o adubo fertilizante deve ser trabalhado nos 15 a 20 centímetros superiores do solo para assegurar que os nutrientes se misturem bem com o solo.

Leia também nosso artigo sobre esterco de galinha.

Esterco bovino, de vaca e de boi – Benefícios, composição e como curtir
Avalie esta plantação!
Partilhe nas redes sociais!
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Você também pode gostar de

Sem comentários

    Responder