Navegando a categoria

Especiarias

Especiarias

Como Plantar Alecrim

Como Plantar Alecrim

Existem muitas maneiras de aprender a como plantar alecrim.

O alecrim é utilizado para vários usos medicinais, uma vez que tem propriedades poderosas para o combate de muitas doenças. Ele é muito utilizado em chás, provavelmente já fez um delicioso chá com esta erva aromática, ou já viu alguém fazendo.

Ele é utilizado ainda em vários banhos, tal como o banho para atrair dinheiro.

Sabe sempre ir ao nosso quintal e pegar as nossas plantas, sabemos sempre como foram cuidadas e os produtos que levaram.

Com este artigo temos objetivo de lhe ensinar as maneiras mais comuns e mais simples, temos como objetivo ajuda-lo/a a plantar em sua casa, mesmo que nunca tenha plantado nada, por isso basta seguir este tutorial que vai estar acompanhado de texto e imagens com todo o passo a passo.

Existem várias formas de cultivar alecrim, com estaca, de galho ou pela semente.


Como plantar alecrim de galho

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, plantar alecrim de galho é extremamente simples e rápido!

Pra começar basta ter uma “galha”, ou “galho” de alecrim, basta algo com cerca de 20 CM de altura. Vai ser a partir desse pé de alecrim que um novo vai nascer. Pode pedir uma galha a quem já tenha um alecrim grande e desenvolvido ou então pode comprar em qualquer loja de plantas, sai muito barato mesmo!

Vai precisar de:

  • 1 vazo médio, se o vazo for pequeno o alecrim não cresce muito;
  • Sistema de filtragem, que é nada mais nada menos que pequenas pedrinhas ou esferovite;
  • Areia;
  • Terra.
Como plantar alecrim

Como plantar alecrim

Como pode ver na imagem acima tem de forrar o fundo do vaso com o “sistema de drenagem” de água. Para isso basta colocar pedras pequeninas que cubram o fundo do vaso ou esferovite, esse material branco que vem nas caixas dos eletrodomésticos para proteção. Por cima das pedras/esferovite coloque areia fina, uma pequena camada também.

De seguida basta colocar o vaso quase cheio de terra, tal como falado acima não precisa ser terra de qualidade, pode ser terra do seu quintal.

Dica: Nunca plante o pé de alecrim assim “esgalhado”! Ele tem de ser cortado, de forma a ficar com um corte perfeito, caso contrário não vai pegar. Veja abaixo na imagem como ele NÃO DEVE SER PLANTADO.

Como semear alecrim

Nunca plante alecrim assim com o “pé”, tem de o endireitar cortando com umas tesouras.

Veja abaixo a maneira correta de o plantar, após estar direitinho.

Plantar alecrim pelo galho

Maneira correta de plantar alecrim pelo galho

Após cortar e endireitar a ponta do pé de alecrim pode passar para o plantio!

Para isso basta colocar o pé dentro do vaso, centrado, e acabar de encher com terra, certifique-se que ele fica bem seguro!

Após colocar o alecrim deve regar com bastante água, uma vez que a terra pode estar seca de ter sido retirada do chão,

Veja abaixo como fica o resultado final:

Como plantar alecrim em vaso

Como plantar alecrim em vaso


Solo e clima

Dica: Antes de mais queremos avisar que logo após plantar o alecrim no vaso tem de o deixar a sombra durante 5 dias! Durante esses 5 dias tem de regar todos os dias para ele conseguir enraizar (ganhar raizes).

Após esses 5 dias pode mudar para um local com mais claridade e regar de 3 em 3 dias, ou 2 em 2 dias dependendo da quantidade de sol que ele vai apanhar.

Pode começar a cultivar os seus pés de alecrim no Brasil e em Portugal sem qualquer tipo de problema.

É uma planta que gosta de um solo “pobre”, um solo arenoso é o suficiente para o seu desenvolvimento.

Quanto ao clima é importante que seja quente, a planta gosta de grande exposição solar durante praticamente todo o dia por isso se escolher plantar num terreno seu tenha em atenção se é um local com grande exposição solar.


Dúvidas frequentes

Existem algumas dúvidas que muita gente coloca na internet sobre o plantio do alecrim. A principal é se alecrim precisa de estaca. A resposta é não, não precisa de estaca.

Outra dúvida comum é como cuidar… Bem, isso é simples, basta deixar num local com claridade e regar de 3 em 3 dias, nada mais.

Depois deixe o seu comentário neste artigo que vamos completando aqui as dúvidas dos leitores para que todos possam ver e se esclarecer.

Aprenda a plantar também:


Extra: Vídeo de como plantar alecrim

Todo este tutorial só foi possível devido a ajuda de Fran Adorno que publicou um vídeo no Youtube com todas as instruções a ensinar a como plantar alecrim.

Se teve dificuldade no tutorial em texto recomendamos que assista ao vídeo abaixo e que siga todos os passos da Fran Adorno.

Esperamos ter ajudado você, muito boa sorte!

<< voltar para Como Plantar

Especiarias

Como Plantar Alho

Como Plantar Alho

O alho é um dos temperos mais usados no Brasil e sua versatilidade é o que o popularizou. Quer saber como plantar alho em sua casa? Confira nesse post.

Presente na maior parte dos pratos da culinária brasileira, o alho é, sem dúvida, um alimento que as pessoas gostariam de plantar em casa.

Com o nome científico Allium Sativum, o mesmo se caracteriza por um bulbo com diversos segmentos a que conhecemos como “dentes”.

Seu sabor e cheiro costumam ser bem fortes e característicos e mesmo uma quantia mínima pode ser percebida em qualquer prato.

Além do uso na culinária, o alho também possui indicações medicinais. É muito usado em receitas para combater gripes e resfriados, serve para fortalecer o sistema imunológico e atua em processos inflamatórios.

Cada vez mais os brasileiros se interessam pelas hortas caseiras e os temperos são as primeiras opções de plantio.

Você se interessa pelo assunto e deseja saber como plantar alho? Confira todas as informações para realizar o plantio de forma adequada.

Aqui você verá tudo sobre o tipo de solo necessário, luminosidade, clima, irrigação etc.


Infográfico – Factos curiosos sobre o alho

Decidimos fazer um infográfico com algumas curiosidades bem interessantes acerca do alho, veja abaixo antes de começar lendo o artigo, vai adorar!

Infográfico Sobre o Aho

Infográfico Sobre o Alho


Como Plantar Alho – Veja Todas as Informações

Plantação de alho

Plantação de alho

Qual a Temperatura Adequada

Muitas pessoas acreditam que o alho só pode ser cultivado em climas mais frios, mas a verdade é que ele consegue se adaptar bem a várias temperaturas.

É preciso levar em consideração que seu cultivo pode exigir mais cuidados em regiões chuvosas e quentes.

Nesse caso, seria interessante que o alho fosse plantado em uma época mais fria ou pelo menos que as temperaturas mais baixas chegassem na metade do seu ciclo de cultivo.

É necessário uma temperatura abaixo de 25° para que os bulbos se formem. Depois disso as temperaturas podem ser mais altas para sua maturação.

Quanto à Luminosidade

Como em praticamente todos os cultivos, é preciso que a planta seja exposta há algumas horas diárias de sol para que o processo corra bem.

Por esse motivo, analise bem o local onde fará sua plantação. Certifique-se que é um ambiente que receber luz solar por algumas horas.

Qual o Melhor Tipo de Solo Para Uma Plantação de Alho?

O mais adeuqado é um solobem drenado, mais leve e que seja rico em matéria orgânica.

Contudo, não contamos com muitas exigências quanto a isso, tendo em vista que o alho pode ser cultivado em solos menos férteis e que não ofereçam boa disponibilidade de nitrogênio.

O pH do solo deve estar entre 5,5 e 8,3 sendo que o ideal é entre 6,2 e 7.

Como pode perceber até aqui, as dicas sobre como plantar alho são relativamente simples.


Como Cultivar Alho – Segredos na Hora do Plantio

Como Plantar Alho

Plantação de Alho

Como falei anteriormente, o alho pode ser plantado em canteiros, vasos, jardins e outros.

Normalmente as melhores colheitas são feitas quando seu plantio é feito durante o outono.

No entanto, em regiões onde o clima é mais frio, pode ser plantado já no finalzinho do verão, bem no início do outono ou da primavera.

Basicamente, saber como plantar alho diz respeito primeiro à época do plantio. Veja:

Se você mora em uma região cujo inverno é ameno, plante no inverno ou no outono;

Para quem mora em locais quentes, o melhor é armazenar os dentes por um ou dois meses sob refrigeração entre 0° e 10° e só depois fazer o plantio.

A planta possui sementes que podem ser plantadas, mas o mais comum que o plantio por meio dos dentes.

Se você for fazer uma plantação grande, tenha o cuidado de escolher dentes com o mesmo tamanho. Isso fará com que os bulbos produzidos sejam mais uniformes.

Em caso de plantação doméstica, mesmo que seja em pomares ou jardins, isso não precisa ser levado em consideração.

A única ressalva é que não se utilize dentes demasiadamente finos, com sinais de apodrecimento ou com qualquer tipo de dano.


Como plantar alho adequadamente:

  • Plante cada dente no local onde ficará definitivamente;
  • Coloque os dentes ou sementes em profundidade entre 3 e 5 cm. Em regiões mais frias pode-se chegar até 8 cm;
  • A parte mais fina do dente deve ficar virada para cima;
  • Respeite 25 a 30 cm entre as linhas de plantio e 10 cm entre cada planta;

Considerações: Em plantações pequenas ou caseiras, os dentes podem ser plantados em bandejas ou sementeiras para serem transportadas posteriormente para o local permanente.

O espaçamento das plantas em pequenas plantações pode ser ficar entre 15 e 18 cm. Espaços maiores produzem cabeças de alho também maiores.


Como Fazer a Irrigação Adequadamente

Esse tipo de planta necessita de solo sempre úmido em toda a fase inicial do seu crescimento, por isso a irrigação deve ser constante.

A partir do momento em que o bulbo começarem a crescer, a a frequência de regas deve ser diminuída.

Agora uma dica muito importante: Aproximadamente 10  a 20 dias antes do processo de colheita a irrigação deve ser suspensa.


Como plantar alho – Confira os Cuidados Necessários 

Pelo menos nos três primeiros meses sempre retire as ervas daninhas para que roubem os nutrientes do solo e das plantas.

O alho não deve ser plantado em áreas que há pouco tempo foram cultivadas cebolas e o próprio alho para evitar o aparecimento de pragas.


Quando e de Que Forma Colher

Geralmente, a colheita ocorre entre 16 e 26 semanas após seu plantio, mas isso vai depender da época que foi plantado, da região e do tipo de solo.

Não é difícil identificar o tempo certo para colher, basta observar. Quando as folhas mais velhas começarem a secar e amarelar, é o momento certo.

A planta deve ser arrancada inteira e sem arrancar as folhas. Faça isso em dias mais ensolarados e secos.

Depois de feita a colheita, é preciso fazer a cura. A cura é um processo onde o alho perde seu excesso de água.

Você só precisará deixar o algo secando sobre o sol por alguns dias. Tanto a camada externa quanto o bulbo devem estar totalmente secos e só depois disso podem ser armazenados.

O local de armazenamento deve ser bem seco e ter boa ventilação. Com isso o produto costuma durar até 1 ano.

Ainda tem alguma dúvida sobre como plantar alho? Deixe seu comentário e responderei o quanto antes.


Extra: Vídeo com dicas extraordinárias para cultivar alho

Nada melhor que um bom vídeo a ensinar a plantar alho de forma simples e rápida, não é mesmo? Decidi partilhar com você um vídeo com um tutorial bem interessante, recomendo que assista pelo menos aos primeiros segundos!

Não esqueça de compartilhar esse post!

Especiarias

Como Plantar Salsinha

A salsinha é a erva aromatica mais popular de todo o mundo. Ela já é cultivada a mais de 300 anos por todo o mundo.

Ela acompanha diversos pratos de cozinha, sendo indispensável em praticamente qualquer tipo de cozinhado que se faça na nossa cozinha.

Tendo em conta que ela é a erva aromática mais famosa de todo o mundo é óbvio que não vamos deixar para trás a oportunidade de o/a ajudar a plantar salsinha na sua própria casa, da forma mais simples e rápida possível!

Esta planta cresce rapidamente pelo que será um processo bastante simples. Apenas alguns minutos do seu tempo vão ser o necessário para ter uma plantação de salsa de sucesso, por isso não existe motivo para perder a oportunidade de cultivar casinha, não é mesmo?

Vamos aprender a cultivar através de sementes, é o jeito mais comum e mais simples de todos.

Informações relativas à salsinha

É uma planta bienal que, no primeiro ano, forma uma roseta de folhas muito divididas, alcança de 10 a 25 cm de altura e possui talos que podem chegar a exceder 60 cm, com floríferos de 1 a 3 cm e um tubérculo usado como reserva para o inverno. Wikipedia

O salsa não é apenas uma simples erva aromática para os nossos cozinhados, ela tem também muitos outros usos que nos trazem excelentes benefícios para a saúde.

O chá de salsa é um dos chás mais famosos do mundo, se ainda não experimentou recomendo que o experimente o mais depressa possível pois os efeitos são sensacionais!

Ela ajuda a emagrecer, reduz a pressão arterial, luta contra a anemia de forma incrível, ajuda em vários tipos de inflamações, na asma, artrite e muito mais!

Sem mais demoras vamos lá aprender a semear as nossas sementes de salsinha!

Como Plantar Salsinha

Tal como temos feito nos nossos outros tutoriais vamos ajudar a plantar salsa através de um tutorial em texto seguido de imagens para que todo o processo se torne mais simples e prático para você.

Siga os passos abaixo, vamos lá começar!

Primeiro passo: Preparar as sementes

Este passo é o mais importante e onde tudo começa!

O que tem de fazer é  arranjar as sementes de salsinha que pretende e coloca-las num recipiente com um guardanapo sumido no fundo.

Ou seja, peca num pano/guardanapo e encharca-o e depois coloca no fundo do recipiente. Após isso deite as sementes de salsa por cima e deixe-as lá por 7 a 15 dias, num local resguardado sem grande exposição ao sol.

As suas sementes vão ficar como as da imagem abaixo:

como plantar salsinha

Sementes de salsinha após 14 dias

Este processo inicial vai facilitar a sua germinação, assim terá muitas mais probabilidades da salsinha nascer bem forte e saudável.

Muitas pessoas optam por deitar as sementes de imediato para a terra, mas eu não recomendo isso, recomendo sempre fazer esse processo de deixar em água durante 7 a 15 dias, é um processo simples que faz toda a diferença.

Segundo passo: Escolher o local adequado

Em praticamente todas as outras plantas existiam diversos passos para começar a sua plantação, mas a salsa é bem simples!

Terá de preparar um terreno para a colocar, poderá utilizar um recipiente ou cultivar num terreno que tenha.

A única coisa que tem de ter em atenção é que o terreno seja bem drenado e sem raízes de outras plantas, pedras, paus e outros objetivos que possam impedir o seu crescimento.

Quando tiver o local ideal pode começar! Nós optamos por um simples recipiente para começar!

Terceiro passo: Plantar as sementes da salsinha

Agora que já temos o local para plantar temos de começar!

O processo é bem simples, basta espalhar as sementes pela terra de forma uniforme e após isso cobrir um uma cama de 1 a 2 centímetros de terra por cima.

E fica feito! Após isso é só esperar que cresça, não esquecendo de regar claro!

Veja como vai ficar a sua salsa após 3 semanas de plantada:

cultivar salsinha

Salsinha após 3 semanas

Apenas com 3 semanas ela já fica enorme! Mas com o passar do tempo ela vai crescendo ainda mais e mais! Basta manter o terreno um pouco húmido e deixar ao sol durante grande parte do dia que a salsa desenvolve-se sozinha de forma simplesmente sensacional!

Quarto passo: Esperar e consumir!

É apenas isso amigos, o passo a passo está terminado!

Agora basta esperar que dentro de 1 a 2 meses terá a sua salsinha com um tamanho considerável, pronta a consumir, sem agrotóxicos nem nenhum produto químico que os mercados costumam colocar nela!

Lembre-se apenas de não deixar o terreno seco durante muito tempo e coloca-la ao sol durante o dia, e não é preciso mais nada. 🙂

Vídeo extra: Como plantar salsa

Para facilitar todo o processo queremos deixar um link de um vídeo do youtube muito importante, onde mostra todo este passo a passo em vídeo.

Tal como fizemos com o artigo de como plantar coco, as imagens deste tutorial foram retiradas de um vídeo do Youtube, por isso vamos lhe dar os devidos créditos e publicar aqui em baixo que até lhe pode facilitar o trabalho de cultivar a nossa salsinha orgânica.

Qualquer dúvida ou sugestão não hesite em deixar um comentário no site, teremos todo o prazer em lhe responder o mais depressa possível.

Abraço e muito boa sorte com a sua plantação! 🙂

Especiarias

Como plantar coentros

coentros

Já ajudamos dezenas de pessoas a fazer as suas próprias plantações em casa, e temos recebido vários pedidos para ajudar a cultivar algumas especiarias em casa.

O cultivo de especiarias é bastante procurado, isto porque cada vez são mais caros nos mercados habituais e também porque qualquer pessoa o pode fazer.

Para isso basta ter um pouco de terreno e alguma força de vontade. Existem até algumas pessoas que deitam terra em pequenas caixas e fazem assim as plantações.

Neste artigo vou ensinar a como plantar coentros, de forma simples, rápida e eficaz.

Vou mostrar também todos os fatores que precisas saber para ter sucesso, pois o tempo, rega e outros fatores influenciam muito no desenvolvimento das plantas.

Gostavas de ter as tuas próprias alfaces? Sem ser necessário comprar as do super mercado cheias de químicos e conservantes? Então vê o nosso artigo e aprende a cultivar alfaces de forma simples, rápida e eficiente.

Existem vários fatores que temos de ter em atenção. Vamos enumerar todos eles e fazer um pequeno desenvolvimento para cada um.

Fatores que temos de ter em atenção para cultivar coentros

Tal como fazemos em todos os artigos do Como Cultivar, vamos apresentar a lista dos fatores mais importantes. Segue a lista e lê o desenvolvimento de cada ponto, é muito importante para quem quer uma colheita final de sucesso!

cultivar coentros

Fatores a ter em atenção:

  • Clima;
  • Ambiente;
  • Solo;
  • Espaçamento;
  • Plantio;
  • Produção;

Vamos falar acerca de cada um deles, de modo a que seja mais fácil para si organizar todas as ideias e tornar assim tudo o mais simples possível.

Clima

O clima para plantar coentros pode ser praticamente qualquer um. Eles suportam quase todo o tipo de temperaturas, excepto temperaturas extremamente baixas.

Se tem um local com um clima ameno, com temperaturas ambiente normais e equilibradas pode arriscar que vai ter sucesso!

Apenas tenha atenção que eles não se dão em ambientes extremamente frios, como por exemplo a neve, não conseguem sobreviver com ela, vão acabar por queimar.

Ambiente

Tal como no clima não tem muita influência. Podem ser cultivados com grande quantidades de sol, pouco sol, com alguma sombra e com pouca sombra.

Mas já se deve estar a perguntar: “Mas alguma diferença tem que ter, ou não!?”

É verdade, tem diferença sim! Se cultivar coentros em locais com grande exposição ao sol eles vão se desenvolver mais rapidamente e vão adquirir melhores características, ou seja, sabor mais intenso e refinado.

Para concluir o ambiente é recomendado plantar ao sol, pois assim conseguirá fazer a melhor colheita da sua vida!

Solo

Os coentros não são muito esquisitos, porém convém ter sempre um solo bastante fertilizado.

Ele é uma planta rústica, por isso praticamente qualquer tipo de solo serve, por isso não tem quaisquer tipo de desculpas para não começar a produzir ainda hoje!

Espaçamento

O espaçamento não é importante. Provavelmente vai plantar os coentros através das jaquetas de sementes que compra no super mercado.

Ao fazer isso tente espalhar bem as sementes pela terra, tal como se fosse salsa, e eles vão fazer o trabalho todo por si.

Não esteja preocupado/a com o espaçamento pois não é mesmo importante neste caso, basta não deixar todos tortos e/ou todos em cima uns dos outros, mas isto com algum bom senso nunca se faz, não é mesmo?

Plantio

Uma dica que vai ajudar na germinação dos coentros é deixa-las num copo com água cerca de 2 a 3 dias.

Isso vai fazer com que a germinação seja mais rápida e eficiente, pois se deitar as sementes diretamente na terra sem qualquer tratamento (como o de deixar 2 a 3 dias na água) pode enfrentar um tempo de espera muito mais elevado, por vezes o dobro.

Semeie as sementes até 1CM de profundidade e num local definitivo pois os coentros não suportam bem os transplantes.

À medida que eles forem crescendo vai notar que vão aparecer algumas ervas “invasoras” no seu meio. É importante arrancar todas elas pois, caso não o faça, elas vão acabar com a sua plantação de coentros.

Esta é uma dica simples e rápida, mas que pode fazer toda a diferença!

Produção/Colheita

A colheita pode levar de 30 a 70 dias depois da germinação.

Tal como referido acima, demora menos tempo se colocar as sementes de molho em água. Caso faça isso poderá esperar um tempo de colheita em apenas 30 dias, caso não o faça vai enfrentar um tempo de colheita superior, que pode chegar até aos 70 dias.

Após isso basta aproveitar e usar bem esta fabulosa erva aromática na sua cozinha!

Vai ter coentros naturais sempre que quiser, de forma quase gratuita, sem qualquer tipo de produtos químicos e/ou conservantes, que apenas prejudicam a nossa saúde.

Se tiver alguma dúvida relacionada a este ou outros artigos deixe um comentário, a nossa equipa de agricultores vai responder o mais depressa possível a todas as suas questões relacionadas com esta matéria.

Especiarias

Como Plantar Baunilha

Como Plantar Baunilha

Conhecida pelo seu aroma inconfundível, a Baunilha foi originada no México e continua a ser um dos produtos agrícolas mais caros do Mundo. Mostramos-lhe como plantar baunilha de forma simples e objectiva!

Tem poderosos benefícios além de ser afrodisíaca, o seu chá combate a ansiedade e graves depressões, funciona também como um óptimo digestivo e é antioxidante.

Temperatura: A Baunilha é uma planta que requer um clima com muita humidade, chuvoso e com temperaturas acima de 20ºc durante todo o ano.

Luminosidade: Requer um período de sombra e alguma luz solar directa.

Solo: Necessita de um solo fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado.

Rega: A Baunilha precisa de ser regada frequentemente mas de modo a que fique apenas húmida e não encharcada.

Outras Sugestoes de Como Plantar Baunilha

Outras sugestões: Esta é uma planta trepadeira e por esse motivo quando é plantada com cerca de 50cm a 100cm devem colocar-se estacas para que a planta possa ter um crescimento natural e para que possa florescer mais rapidamente.

As suas sementes não germinam facilmente, por esse motivo aconselha-se que faça um plantio quando as plantas estiverem com cerca de 30cm.

Colheita: Normalmente a Baunilha começa a florescer a partir do segundo ano de plantio e posteriormente serão colhidas de sete a nove meses após o florescimento das suas flores.

A colheita das suas vagens deverá ser colhida frequentemente, pois as mesmas vão caindo quando estão maduras e pálidas. Depois de colhidas estas passam por um processo de cura em fornos especializados, ou se não tiver um destes fornos pode sempre colocá-las ao sol durante várias horas e de seguida guardá-las em recipientes fechados para que se permaneçam quentes por mais tempo.

Repita o processo durante alguns dias até estas atingirem a cor marrom, seguindo isto exponha a baunilha num local sombreado e com uma boa ventilação de um a três meses, e por último para atingir o seu sabor característico coloque-as num recipiente fechado no mínimo três meses.

Como plantar baunilha e fazer mudas, aprenda no vídeo:

Especiarias

Como Plantar Tomilho

Como Plantar Tomilho

A realização de um estudo na Universidade de Leeds comprovou que o Tomilho é uma erva mais eficaz a combater o acne do que parte dos cremes vendidos no mercado. Mostramos-lhe neste breve artigo como plantar tomilho de forma rápida e eficaz!

O Tomilho é uma planta anti-séptica, ajuda nas infecções respiratórias e também é um bom estimulante digestivo.
Elimina parasitas, alivia picadas e dores reumáticas e também serve como anti-fúngico. Depois de dito isto e mais alguns benefícios que o Tomilho tem para lhe oferecer, não acha que está na hora de o plantar na sua horta?!

Época: Todo o ano.

Temperatura: É uma planta muito tolerante ao calor e ao frio, pode ser cultivada em temperaturas de 4ºc até 28ºc, mas pode haver dificuldade em que a planta cresça em climas muito húmidos.

Luminosidade: O Tomilho necessita de algumas horas de luz solar directa por dia.

Solo: Requer um solo fértil e bem drenado, contudo pode crescer em solos com pedras e mais arenosos.

PH do solo: Requer um PH mais alcalino

Rega: Mantenha o solo húmido mas não encharcado.

Colheita: Pode começar a colher o Tomilho passado cerca de 3 meses.

IMPORTANTE: Retire sempre todas as ervas daninhas para que estas não impeçam o crescimento das suas plantas pois as mesmas sugam todos os nutrientes impedindo assim o desenvolvimento da mesma!

Aprenda Como Plantar Tomilho em vídeo

Especiarias Flores

Como Plantar Camomila

Como Plantar Camomila

Conhecida como um suavizante de pele e aclaradora natural de cabelos, a Camomila é uma planta com diversas utilidades e por sua vez muito famosa, já que era usada para tratar uma doença semelhante à Malária no povo Egípcio. Mostramos-lhe agora como plantar camomila e deixar a sua horta mais relax!

< Época: Primavera.

Clima: A Camomila cresce melhor em temperaturas amenas rondando os 20ºc.

Luminosidade: Requer luz solar directa mas tolera crescer com sombra parcial em ambientes mais quentes.

Solo: É uma planta que necessita de um solo leve, rico em matéria orgânica e bem drenado.

PH do solo: Entre 6 e 6,8 é o ideal, mas pode desenvolver em outros solos desde que estes não sejam muito ácidos.

Rega: A Camomila é uma planta que precisa de humidade mas não pode encharcar.

Colheita: Geralmente pode colher aproximadamente 3 ou 4 meses depois. Colha as flores sem as astes e deixe-as a secar ao sol durante uns dias, de seguida pode armazenar.

Outras Sugestões de Como Plantar Camomila

Outras sugestões: Plantas com as flores a escurecer e com as suas pétalas brancas voltadas para baixo terão menos aroma e sabor.

IMPORTANTE: Retire sempre todas as ervas daninhas para que estas não impeçam o crescimento das suas plantas pois as mesmas sugam todos os nutrientes impedindo assim o desenvolvimento da mesma!

Vídeo de Como plantar Camomila em Vaso

Especiarias

Como Plantar Manjericão

Como Plantar Manjericão

Conhecida como a companheira de massas e pizzas, esta planta tem um aroma inconfundível! Aprenda hoje como plantar manjericão e deixe a sua horta mais aromática!

Além de ser uma planta diurética, combate as insónias, estimula o nosso fígado e consegue ainda ser a melhor aliada ao seu bronze devido às propriedades de Betacaroteno que esta planta contém.

Como Plantar Manjericão

Época: Primavera.

Clima: Esta planta não suporta temperaturas abaixo dos 18ºc por isso se reside numa região onde o clima é quente terá então oportunidade de cultivar Manjericão o ano todo.

Luminosidade: É uma planta que necessita de luz solar directa algumas horas por dia.

Solo: Requer um solo bem drenado, fértil, leve e rico em matéria orgânica.

PH do solo: Não é uma planta tolerante a solos muito ácidos.

Rega: Regue sempre de modo a que o solo fique húmido, o mangericão é uma planta muito sensível por isso não deixe secar demasiado nem encharque o seu solo.

Colheita: Pode começar a colher quando a planta já estiver a dar folhas e flores (ocorre após 60 a 90 dias), sendo que as flores poderão ser retiradas para que o crescimento das folhas seja mais abundante.

IMPORTANTE: Retire sempre todas as ervas daninhas para que estas não impeçam o crescimento das suas plantas pois as mesmas sugam todos os nutrientes impedindo assim o desenvolvimento da mesma!

Como Plantar Manjericão em Vídeo