Navegando a categoria

Cozinha

Cozinha

Como Conservar Alface Por Mais Tempo – 3 dicas e 1 método infalível

alface

Uma das chaves para fazer uma boa salada é assegurar-se de que a alface está fresca. Isso só pode acontecer depois de você aprender como conservar alface, depois de aplicar nosso guia sobre como plantar alface.

Há duas coisas que as saladas verdes precisam para se manterem frescas: umidade e ar. Você pode ter ouvido de outra forma, especificamente, muitas pessoas pensam que a melhor maneira para manter a alface fresca é fechando-a numa saca, removendo todo o ar para fora. Você pode até ler algumas sugestões que envolvem inserir uma palhinha na saca, remover toda e qualquer molécula de ar existente na saca e selá-la rapidamente.

Infelizmente, essas dicas estão completamente erradas e vã0 fazer c0m que a alface fique murcha. A alface precisa de uma boa corrente de ar, em adição à umidade, para se manter fresca. É por isso que vários restaurantes guardam a alface em caixas especiais, com buracos, que permitem a a circulação de ar quando colocadas dentro do refrigerador.

Remover o ar não previne a oxidação, que é o que faz com que a alface fique castanha, oxidação essa que não tem nada a ver com a frescura da mesma. Em qualquer caso, a oxidação não é algo com que você tenha de se preocupar, desde que compre a alface fresca e a use após poucos dias.

Portanto, fique com as melhores dicas sobre como conservar alface em casa:

  1. Apare a ponta do caule e separe as folhas.
  2. Encha a banca ou uma bacia grande com água fria e submerja as folhas. Mova as folhas gentilmente pela água. Quaisquer grãos vai afundar no fundo da pia. Retira a alface limpa e esvazie a bacia e repita este processo caso a alface esteja muito suja.
  3. Agora você terá de secar a alface. A melhora forma para o fazer é usando um centrifugador de salada. Mas não atire as folhas todas para dentro de uma. Corte-as em duas parte ou até em partes mais pequenas para não as pisar enquanto as coloca na centrifugadora.
  4. Use a centrifugadora de salada até toda a água desaparecer. As folhas vão continuar um pouco úmidas, mas é isso que queremos.
  5. Tira a bacia da centrifugadora e cubra as folhas com um papel de cozinha úmido. Coloque a bacia arejada na refrigeradora. Você pode colocar um prato por baixo para apanhar alguma água que ainda possa cair, mas não ceda à tentação de colocar a alface numa folha fechada sem corrente de ar.
  6. Após 30 minutos, elas estarão frescas e prontas para usar. Você pode deixar a alface no refrigerador durante 3 a 5 dias. Volte a molhar o papel de cozinha se ele secar, mas remova o excesso de água.

É de notar que esta técnica é o oposto da técnica usada nas saladas vendidas nas grandes superfícies. Estas saladas verdes são vendidas num saco ou em recipientes plásticos. Nenhum destes métodos permitir a formação de uma corrente de ar e é por isso que estas saladas facilmente e rapidamente deterioram depois de as comprar.

A boa notícia é que que pode usar este método para outras hortaliças verdes. Lembre-se que a dica é mantê-las arejadas e úmidas, para que tenham qualidade por mais tempo.

Como reviver a alface murcha

Se a sua alface começar a murchar, você pode restaurar alguma da frescura mergulhando-a em água gelada durante alguns minutos antes de a usar em seus pratos.

Como conservar a cabeça da alface

Você já aprendeu como conservar alface, mas a cabeça de alface é um pouco diferente. Deixe as cabeças intactas e não as lave até as decidir usar. Em seguida, coloque-os na gaveta do frigorífico com algumas folhas de papel de cozinha. Eles absorvem o excesso de umidade, então sua alface não se estraga prematuramente. Troque o papel de cozinha quando elas estiverem encharcadas.

Mais dicas sobre como conservar alface no refrigerador

  • A alface murcha facilmente, portanto, tenha cuidado ao empurrar outros alimentos contra elas. Usar um contentor arejado é melhor que usar uma saca, que pode vir a ser empurrada contra outros objetos do refrigerador.
  • Não coloque a alface no fundo do refrigerador, onde ela é exposta a temperaturas mais baixas e onde corre o risco de congelar.
  • Se você demorar um pouco para comer uma cabeça de alface, você pode querer considerar a compra de alface romana ou americana. Elas tendem a permanecer frescas por mais tempo que outras variedades de alface.

Quanto tempo dura a alface no refrigerador

como conservar alface por mais tempo no refrigerador

Aplicando este guia sobre como conservar alface, você pode conservar a alface até 10 dias em seu refrigerador.

Geralmente, folhas soltas de alface devem ser usadas entre os 7 e 10 dias após a compra, apesar de a frescura só durar os primeiros 5 dias. Para além dos 10 dias, ela começa a ficar sem a qualidade suficiente para entrar em suas saldas.

A cabeça da alface dura mais tempo, até a um máximo de 3 semanas, dependendo da variedade. Cabeças estreitas como a da alface americana duram mais tempo. Não jogue uma cabeça inteira de alface fora só porque as folhas externas estão começando a ficar murchas. Se você a descascar, o resto da cabeça cabeça continua bom para comer.

Use seus sentidos quando se trata de decidir se sua alface ainda está bem para comer. Se cheira mal, parece nojenta ou se parece escorregadia, jogue fora e compre mais.

Esperamos que tenha gostado desta publicação sobre como conservar alface. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar na caixa de comentários embaixo.