Como Plantar Couve

Como Plantar Couve
5 (100%) 2 votes

Se você adora couve e quer aprender de uma vez por todas a como plantar couve da forma correta tem mesmo de ler este artigo!

A couve é uma hortaliça bastante consumida entre os brasileiros. Famoso acompanhamento da feijoada, também compõe o conhecido prato português denominado caldo verde, que o Brasil adotou de sua antiga metrópole. Pode ser consumida cozida, refogada e até mesmo crua. Bastante barata e fácil de encontrar, a couve também tem caído nas graças daqueles que querem emagrecer e buscam sucos detox para limpar o organismo e perder uns quilinhos.

Essa procura tem crescido bastante, pois o consumo da couve oferece inúmeros benefícios à saúde. Rico em vitaminas e minerais, esse alimento ajuda também a fortalecer o sistema imunológico, além de favorecer a absorção de outros nutrientes durante a refeição.

Diante de tantas vantagens, vale incluir de forma mais sistemática o consumo de couve no dia a dia. E para que você tenha esse alimento em sua casa com mais tranquilidade e sem custos, vamos ensinar neste artigo como plantar couve.


Conhecendo um pouco mais a couve

Como Plantar Couve

Mas antes de falarmos sobre como plantar couve, é importante conhecermos um pouco mais sobre essa planta, suas características e condições mais favoráveis para o seu plantio. E começamos com uma curiosidade: as couves são da mesma espécie do repolho, da couve-flor e dos brócolis.

Mas ao contrário do repolho, por exemplo, que forma cabeça compacta de folhas, as folhas da couve são livres. Há exemplares com folhas de várias formas, podendo ser crespas, lisas largas ou estreitas. Existe também uma variedade nas cores: verde-escuras, verde-claras, brancas, roxas e rosadas.

Há exemplos de couves que são utilizadas como plantas de jardim ou mesmo para decoração de mesas. É o caso das couves-ornamentais ou mesmo dos repolhos-ornamentais.

Existem outras espécies, usadas no consumo humano e animal, tais como as:

  • Couves-manteiga;
  • Couves-galega;
  • Couves-crespas;
  • Couves-palmeiras;
  • Couves-tronchudas;
  • Couves-portuguesas;
  • Couves-forrageiras.

Como plantar couve: cuidados com o clima, solo e luminosidade

Uma parte do processo de como plantar couve é entender as condições existentes para realizar o plantio. Por exemplo, a couve costuma crescer de forma mais satisfatória em climas amenos ou frios. Há exemplos de alguns cultivares que, quando estão mais bem desenvolvidos, podem sobreviver mesmo em temperaturas negativas. Já outros se dão melhor em climas mais quentes.

No entanto, a couve em geral diminui seu crescimento e qualidade das folhas produzidas por conta do calor. O recomendado é realizar o plantio em regiões amenas, o que pode ser feito o ano todo, embora se evite o inverno para o início do cultivo.

É necessário se ter um cuidado especial com a luz em como plantar couve. E isso tem muito a ver com a questão do clima e as características da hortaliça. Embora seja indicado o cultivo em locais de alta luminosidade e com sol direto, ao mesmo tempo é sugerido que, durante as estações com temperaturas mais altas no ano, a planta fique em um local com sombra parcial nos períodos mais quentes do dia.

Outra condição importante para saber como plantar couve de forma satisfatória é o solo. Este deverá reter bastante a umidade, ao mesmo tempo em que deva ser bem drenado. É recomendável que a terra seja rica em matéria orgânica e com boa disponibilidade de nitrogênio. O pH do solo deve variar pouco, de 6 a 7,5.

A água é outro elemento importante durante o processo de crescimento do cultivar. É essencial que o solo receba água, mas não poderá ficar encharcado, sob o risco de afetar as raízes e favorecer o surgimento de doenças.

Aprenda a plantar também:


Como plantar couve: da semeadura à colheita

Como plantar couve corretamente e garantir uma boa colheita? É necessária atenção e cuidado durante esse processo, mas nada que torne difícil tal tarefa. Em primeiro lugar, o plantio pode ser feito com sementes ou por rebentos – que surgem de gemas auxiliares no caule principal – retirados da base das plantas na fase adulta.

No caso das sementes, elas podem ser aplicadas diretamente no local definitivo da horta ou mesmo em sementeiras para posterior transplante.

Este deverá ocorrer quando as mudas tiverem de quatro a seis folhas e pelo menos 10 cm de altura. Sugere-se privilegiar dias nublados e chuvosos ou fins de tarde para o transplante das mudas. Na horta, coloque as sementes a cerca de 1 cm de profundidade do solo. A germinação ocorre normalmente na primeira ou segunda semana.

O espaçamento pode variar, dependendo de cada espécie de couve. Porém, a recomendação geral é de 50 cm a 1 m entre as linhas de plantio e de 25 cm a 50 cm entre as plantas. A couve também pode ser plantada em vasos com pelo menos 25 cm de diâmetro de altura.

Atenção a possíveis plantas invasoras, que podem prejudicar o desenvolvimento da couve. Além disso, é possível que a planta fique muito alta. Nesse caso, corte a extremidade do caule principal, pois isso incentivará o desenvolvimento de brotos laterais e manter a planta em uma altura confortável para o manuseio e a colheita.

A retirada da hortaliça do pé costuma acontecer entre 10 e 16 semanas após o cultivo. É possível colher folhas mais jovens, mas saiba que isso pode prejudicar o crescimento da planta. Evite fazer a colheita em períodos do dia mais quentes e deixe ao menos cinco folhas mais jovens no caule para garantir o bom desenvolvimento do cultivar.

3 thoughts on “Como Plantar Couve”

  1. Bom dia!
    Moro em Roma-Italia
    Tenho 20 pés de couve plantadas em vasos individuais há 1 ano e meio
    Fiz a primeira e segunda colheita maravilhosa
    Veio o inverno rigoroso,deixei-as abrigadas
    Neste período intenso,foram regadas
    Cresceram muitas,muitas flores
    Fiz a poda e cresceram as flores novamente
    Fiz a poda novamente e por duas vezes a folha cresce a partir de outra e outra….
    Nunca individualmente a partir do caule
    Gostaria enviar imagens para vossa apreciaçào
    Pode ajudar-me por favor
    Att

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *