Navegando a categoria

Make Your Garden

Make Your Garden

Como Plantar Rosa na Batata – Passo a passo com imagens

Parece mentira, mas aprender como plantar rosa na batata é um truque completamente legitimo e uma forma de propagar esta flor. Ele funciona porque o interior da batata fornece à estaca da rosa os níveis de umidade e de nutrientes ideais para que as raízes da rosa cresçam em novas plantas. Com o método de propagação da batata, ela é deixada no interior do solo, para que a rosa crie raízes naturalmente. Uma propagação com sucesso irá depender da esterilidade do equipamento, visto que as rosas são muito susceptíveis a doenças.

Se já tem uma rosa que adora em sua horta e se quer uma segunda ou terceira, considere a propagação com recurso a uma batata. Este projeto é fácil o suficiente para jardineiros amadores e atrativo para qualquer pessoa que queira poupar dinheiro no orçamento do quintal.

Apesar de poder cortar a rosa original em qualquer altura do ano, você terá mais sucesso se esperar pela época mais fria. Rosas com patentes não podem ser legalmente propagadas, a não ser que você pague royalties ao dono da patente.

Já tínhamos publicado um artigo sobre como plantar rosas, que pode visitar em caso de dúvidas sobre esta flor.

Tutorial sobre como plantar rosa na batata

Antes de mais, comece por desinfetar um podador e um parafuso com uma solução de 10% de lixívia diluída em um rácio de 1 parte de lixívia para cada 9 partes de água. Irá ajudar se colocar esta solução em uma garrafa de spray e se a mantiver em seu jardim para uma rápido acesso quando tiver de desinfetar as ferramentas.

Como Plantar Rosa na Batata com estaca

Comece por cortar uma estaca de uma rosa saudável que você deseja propagar.

Corte uma secção de uma rosa saudável com uma altura de 15 a 20 centímetros com os podadores. Faça os cortes com um ângulo de cerca de 45 graus, para aumentar a área da superfície que consegue receber água.

Coloque a estaca que cortou imediatamente na água ou na batata, caso já tenha tudo preparado.

Um dos passos deste guia sobre como plantar rosa na batata consiste em perfurar a batata com um parafuso.

Perfure o lado da batata com um parafuso ou outra ferramenta semelhante que faça um buraco com pelo menos 5 centímetros de profundidade e ligeiramente mais largo que o diâmetro da estaca cortada da rosa, para não ter de a forçar. Escolha batatas com elevada umidade como batata branca, batata vermelha ou outro tipo com as mesmas características.

Coloque a ponta da rosa cortada em enraizador hormônio em pó durante algum tempo e depois retire-a e sacuda todo o pó. Esta passo é opcional, mas irá encorajar o crescimento da raiz mais à frente.

Empurre a estaca para dentro da batata pelo buraco que fez anteriormente. Faça o buraco ainda mais largo, se necessário, para não machucar o caule da rosa.

batata com estaca de rosa no solo

A estaca deverá ficar maioritariamente de fora do solo.

Enterre a estaca no solo com profundidade suficiente para cobrir o topo da batata, mas deixando a estaca exposta. Você pode plantar diretamente a batata com a rosa no solo durante a primavera, quando o clima ainda não está completamente quente.

Se quer plantar no outono, deve plantar a rosa em um vaso e deixar que cresça no interior de alguma divisão durante o inverno. Encha o pote com solo fértil, comprado em alguma loja ou caseiro, com uma mistura de partes iguais de musgo, composto e perlita.

suportar crescimento da rosa com suporte

Para este guia sobre como plantar rosa na batata, será importante que você coloque um suporte ao longo da estaca da rosa.

Insira um suporte no solo, ao lado da estaca da rosa e prenda-os ligeiramente para segurar a rosa e permitir o seu crescimento na vertical. Para o suporte você pode usar qualquer tipo de material, desde que faça o trabalho desejado e semelhante ao mostrado na imagem.

Regue o solo à volta do corte para o deixar úmido e ligeiramente friável, sem nunca o deixar completamente encharcado. Vá regando conforme necessário, de modo a manter um nível de umidade constante. A rosa e a batata vão apodrecer se o solo for mantido muito molhado.

raízes da rosa fixadas no solo

Chegou a fase final do processo. Agora deverá verificar se as raízes se estão a fixar.

Após algumas semanas, puxe com cuidado e pouca força o caule da rosa para cima de modo a verificar a resistência, que indicará que já se estão a criar as raízes que vão fixar a planta no solo. Se a planta sair para cima, coloque-a novamente embaixo e espere mais uma semana antes de voltar a verificar. Remova o suporte assim que as raízes se fixarem. Se desejar, você pode alimentar o corte da rosa com a aplicação de um fertilizante comercial.

Informações adicionais sobre como plantar rosa na batata

Algumas informações que deverá saber sobre a propagação de rosas na batata:

  • Você pode tentar este truque com todos os tipos de roseiras. Se não funcionar na primeira vez, não desanime e volta a tentar.
  • Regar em demasia pode causar o apodrecimento da rosa e da batata que a suporta.

Esperamos que tenha gostado deste guia faça você mesmo sobre como plantar rosa na batata. Se ainda tem alguma dúvida, não hesite em comentar embaixo.

Make Your Garden

Como Plantar Morango em Cano de PVC Passo a Passo com Fotos

Os morangos requerem um solo quente e úmido para terem um bom crescimento. Estes fatores podem ser facilmente controlados dentre de um contentor. No entanto, nem tudo são vantagens. Morangos em contentores podem-se emaranhar e crescer demasiado causando uma colheita que não é homogeneamente madura. Hoje vamos ensinar-lhe como plantar morango em cano de pvc vertical para resolver este problema sem ter de recorrer à compra de uma treliça ou de outro sistema caro.

Se tiver dúvidas sobre o morango e necessidades que estes possuem pode visitar o artigo que fizemos sobre como plantar morango.

O que vai precisar para seguir este tutorial sobre como plantar morango em cano de pvc

como plantar morango em cano de pvc

Depois de ter todas as ferramentas e materiais, está na hora de colocar as mãos à obra e de colocar este tutorial sobre como plantar morango em cano de pvc em prática.

  • Uma furadeira elétrica com uma broca que corte um furo de 5 a 7 cm
  • Uma broca de 2 a 3 mm para o tube de rega
  • Um tubo PVC com 10 a 15 cm de diâmetro
  • Tampa para a parte inferior do PVC
  • Um tubo com um diâmetro menor que o de PVC principal para poder regar os morangos. Faça com que ele seja 8 a 10 centímetros maior que o tubo de PVC original.
  • Faca
  • Fita adesiva
  • Geotêxtil para enrolar o cano de irrigação
  • Barbante para amarrar o geotêxtil ao tubo de rega
  • Solo fértil ligeiramente ácido
  • 1 litro de cascalho grosso
  • Plantas de morango. Pode usar variedades distintas no mesmo tubo PVC
  • Algumas plantas de companhia (chagas e malmequeres)
  • Uma caixa grande para colocar por baixo enquanto enche e prepara o tubo
  • Atilhos para fixar

Passo 1: Corte

Decida o comprimento da unidade e corte a torre (tubo pvc) e a torre de irrigação conforme o tamanho escolhido. Não se esqueça de que o tubo de irrigação deverá ser maior que o exterior em 8 a 10 centímetros. No nosso caso foi feito para coincidir com a altura das escadas, visto que é uma zona com boa exposição solar e a grade permite que segure bem o tubo.

Passo 2: Cortando o tubo de rega

cano de irrigação para o tutorial como plantar morango em tubo de pvc

Os buracos do cano de irrigação.

Faça furos de ventilação no tubo de rega. Perfure apenas na parte superior do tubo (de 2/3 para cima), visto que a água vai escorrer para as plantas em baixo. Se colocar os furos até baixo, as plantas superiores não vão receber tanta água, que vai fugir pelos buracos inferiores do tubo de rega.

Se pensa que vai fazer um bom trabalho ao cortar a parte inferior do tubo, você pode fazer um pequeno buraco, para que não se torne num ambiente anaeróbio, com ausência total de oxigênio.

Passo 3: Completando o tubo de rega

tubo de rega

O tubo depois de coberto e pronto para ser colocado dentro da torre principal dos morangos.

Corte o pano de juta ou geotêxtil para um formato que cubra os buracos do tubo de rega. Você não quer que as raízes entrem no tubo e o entupam.

Depois, com uma faca e muito cuidado, vá cortando a rolha até ela caber e tapar a parte inferior do cano de rega. Agora basta selar com fita adesiva.

Passo 4: Abrir buracos no cano pvc

plantação vertical de morango em tubo pvc

Furando os buracos no tubo principal.

Abra buracos no cano de pvc. Lembre-se que um dos lados vai estar virado para a parede, portanto, faça apenas buracos na face que vai receber toda a luz solar. No nosso caso fizemos 3 filas de buracos e organizamos os buracos com 20 cm de distância vertical. Deixe os últimos 20 cm sem buracos. Parte desta distância vai servir como reserva das plantas inferiores.

Passo 5: Enchimento

tubo de pvc com solo

É recomendado que ao seguir este tutorial sobre como plantar morango em cano de pvc posicione a caixa num canto para que possa ter as duas mãos livres enquanto enche a torre.

Coloque o contentor junta da parede. Um canto é a melhor opção, visto que há uma menor probabilidade do tubo cair ao chão. Coloque a tampa sobre a base do tubo (não fechamos o nosso para podermos desmontar a unidade e fazer modificações, se necessário.) Insira o tubo de rega e encha os 10 cm inferiores com cascalho grosso.

Passo 6: Plantando

Para o buraco mais baixo é recomendada uma planta de companhia, para que as pestes não tenham tanta tendência a subir pelo cano pvc. Se está a usar uma variedade de morangos que gera estolhos, você pode deixar alguns espaços vazios entre os buracos inferiores. Assim que os estolhos começarem a surgir, você pode pegar neles e colocá-los nestes espaços que foram deixados vagos.

Encha o tubo de pvc com solo a partir de cima e vá colocado as plantas quando a terra estiver a chegar a cada um dos buracos.

Passo 7: Localização

plantação de morango em tubo de pvc

E o resultado do tutorial deverá ser o presente na imagem.

E para o último passo do tutorial de como plantar morango em cano de pvc, assim que tiver plantado os morangos você vai precisar de ter muito cuidado ao mover a plantação para o local final. Escolha uma localização com uma boa exposição solar e de preferência um sítio onde consiga usar os atilhos para prender o cano de pvc e impedir que este caia.

resultado final da plantação de morango

E este deverá ser o resultado final, após alguns meses, se seguir este tutorial sobre como plantar morango em cano de pvc vertical. Se quiser aprender como plantar morango em cano de pvc horizontal as diferenças não serão assim tantas como pensa e poderia facilmente alterar o sistema apresentado neste artigo. Necessitaria de menos materiais, porque já não iria precisar do tubo de rega e os componentes que o acompanham, mas iria também perder bem mais espaço.