Flores

Como Fazer Muda de Rosa do Deserto com Galhos – Passo a Passo com Imagens

A rosa do deserto ou Adenium Obesum é uma planta suculenta domesticada com origens em África muito bonita e bem popular no brasil. Ela se adapta muito bem ao clima quente e seco, ou a climas mais frios se for plantada no interior e necessita da polinização manual para se reproduzir. Apesar sa propagação de rosas do deserto com recurso a sementes ser relativamente fácil, a maior parte dos jardineiros optam e obtêm um maior sucesso a plantá-las a partir de mudas. Neste artigo vamos mostrar-lhe como fazer muda de rosa do deserto com galhos e tirar-lhe todas as dúvidas sobre esse assunto.

Para este guia sobre como fazer muda de rosa do deserto com galhos você irá precisar de um vaso de tamanho médio, uma planta adulta de rosa do deserto, perlite, areia, turfa e um fertilizante líquido.

Se desejar aprender como plantar suculentas pode visitar nosso artigo.

Passo a passo de como fazer muda de rosa do deserto com galhos

  1. O primeiro passo para fazer a muda será realizar um corte de um galho de uma rosa do deserto que você já tenha com uma faca bem afiada ou um canivete. Ao cortar a planta original, irá surgir uma ferida que você pode optar por deixar a seiva cicatrizar. Caso tenha medo que a planta seja invadida por fungos por esta nova abertura, você pode passar um pouco de canela em pó na ferida para a proteger no entretanto.
  2. No preparo do galho é aconselhável que você o deixe em repouso durante pelo menos 24h após o cortar da rosa do deserto original. Comece por baixo a retirar todas as folhas. No final, só deverá restar o caule. Você deve, inclusive, despontar o caule, ou seja, cortar a ponta superior do caule de modo que o seu interior fique exposto.

    como fazer muda de rosa do deserto com galhos

    O galho depois de cortado da planta original da rosa do deserto e antes de lhe ser cortada a parte superior.

  3. Depois nas 24h está na altura de plantar o galho que preparou no dia anterior. Encha um vaso médio com uma mistura de duas partes de areia, duas partes de turfa e uma parte de perlite. Coloque a extremidade inferior cortada a uma profundidade de 2 a 3 centímetros no solo e regue imediatamente. Existem várias misturas que pode usar para o solo, sendo que a que demos é apenas uma das possibilidades existentes.

    como plantar muda da rosa do deserto

    As mudas da rosa do deserto após plantadas e regadas.

  4. Após plantar, regue a rosa do deserto a cada 3 dias. O galho deve começar a ganhar raízes em 2 a 6 semanas. Aplique um fertilizante líquido a cada 2 semanas durante a época de crescimento. A Adenium Obesum deverá chegar ao seu tamanho adulto em 3 anos. Mantenha-a fora com uma boa exposição solar quando a temperatura é superior a 25 °C. Mova a planta para uma janela virada para o sul em épocas mais frias. A planta pode morrer se estiver exposta de forma prolongada a temperaturas menores que 0 °C.

Dicas para o crescimento da rosa do deserto

Antes de tudo, lembre-se que a rosa do deserto é nativa de regiões com solos pobres e arenosos, com climas quentes e ensolarados.

Não é aconselhável que você tente crescer esta planta em solos com excesso de umidade e em locais com pouca luz, como acontece no interior de muitas divisões das casas. Elas sucumbirão se forem expostas a geadas e irão prosperar em climas com temperaturas que chegam aos 32 °C ou até mais. Elas adoram a luz, portanto, se as quer no interior de sua casa, uma janela virada para sul com uma boa exposição solar será a sua melhor opção para colocar esta planta.

Se a vai colocar em seu jardim, escolha um local ensolarado, mas que tenha alguma proteção contra o sol do meio-dia, que pode queimar a folhagem da rosa do deserto.

Cuidados a ter com a rosa do deserto

Você já sabe como fazer muda de rosa do deserto com galhos, mas isso não importa se você não souber como cuidar desta planta. A causa mais comum do insucesso dos jardineiros com a rosa do deserto é a rega imprópria. Uma rega imprópria pode desacelerar o crescimento da planta e matá-la rapidamente. Estas plantas são suculentas, mas estão acostumadas a períodos chuvosos, durante os quais crescem, seguidos de períodos secos de dormência. Combine suas rotinas de irrigação com essas necessidades para obter melhores resultados.

Mantenha o solo moderadamente úmido na primavera e no verão, mas reduza consideravelmente a rega no outono e especialmente no inverno, quando a planta está dormente. Fertilize a planta com um fertilizante líquido nas alturas de crescimento, mas não no inverno.

As pragas mais comuns são os insetos-escama, cochonilhas-farinhentas e ácaros. Use bolas de algodão embebidas em álcool para enxugar essas pragas de insetos.

E é desta forma que terminamos nosso artigo sobre como fazer muda de rosa do deserto com galhos. Esperamos que tenha gostado e se ainda tiver alguma dúvida não hesite em comentar.

Como Fazer Muda de Rosa do Deserto com Galhos – Passo a Passo com Imagens
4.9 (98%) 10 votos
Partilhe nas redes sociais!
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Whatsapp
Whatsapp
Email this to someone
email

Você também pode gostar de

Sem comentários

    Responder