Especiarias

Como Fazer Muda de Manjericão – Tutorial com imagens

Existem muitas ervas que você pode plantar em seu jardim, mas uma das mais fáceis para cultivar, saborosa e popular é o manjericão. Neste artigo vamos ensinar-lhe como fazer muda de manjericão para que as possa propagar e aumentar sua plantação.

Visite nosso artigo sobre como plantar manjericão para mais informações sobre esta erva.

Passo a passo de como fazer muda de manjericão

Fazendo as mudas de manjericão

criar muda de manjericão

A tesoura deve estar limpa e desinfetada.

Faça suas mudas a partir de um manjericão já existente que seja saudável e que esteja a crescer a um bom ritmo. Comprar mudas de manjericão pode nem sempre ser boa ideia, porque elas podem não ser frescas o suficiente para enraizarem.

Para fazer as mudas de manjericão, limpe suas tesouras de poda com álcool ( para as desinfetar e prevenir a disseminação de doenças em sua muda) e corte uma ponta de 10 centímetros de um ramo em crescimento. Faça o corte abaixo do local onde as folhas do manjericão se prendem ao caule. É neste local que a muda te mais hipóteses de enraizar.

Colocando as mudas de manjericão na água

como fazer muda de manjericão

As raízes das mudas irão aparecer após 1 a 2 semanas.

É bem fácil deixar as mudas de manjericão ganhar raízes na água. Tire as folhas dos 2/3 inferiores da muda para prevenir que este apodreçam quando submergidas na água. Coloque as mudas em um copo ou jarra bem pequenos. A jarra ou copo deverão ser pouco fundos para permitir que 1/3 da muda de manjericão se estenda para fora do recipiente. Encha o recipiente com água e coloque-o em um local ensolarado, como um parapeito de janela que receba várias horas de luz por dia.

Mude a água uma vez por dia para impedir que as bactérias se acumulem. Você deverá observar o aparecimento de raízes dentro de uma ou duas semanas.

Como plantar manjericão em vaso

Use um vaso de 20 a 25 centímetros com furos de drenagem no fundo. Encha vaso com uma mistura feita com vermiculita ou perlita. Retire as folhas no terço inferior do caule de manjericão cortado. Mergulhe a ponta cortada do caule em um pó de enraizamento; embora não seja absolutamente necessário, isso pode aumentar a rapidez com que o corte se enraíza. Use um lápis para fazer um buraco na mistura de substrato com profundidade suficiente para um terço do comprimento da muda. Insira a ponta cortada do caule de manjericão no buraco e pise o solo ao redor. Regue o solo com água de modo a umedecer os centímetros superiores do substrato. Coloque o vaso em um peitoril da janela ensolarado. Repita a rega uma vez ou duas vezes por dia, ou conforme necessário para manter o solo úmido.

Na hora de transplantar a muda de manjericão

Uma vez que as raízes em sua planta de manjericão meçam entre 2 centímetros e 5 centímetros de comprimento, ou uma vez que sua muda de manjericão em vaso tenha crescido vários centímetros de altura, ela está pronta para transplante.

Você pode mover seu manjericão para um vaso de 5 litros a 10 litros ou colocar sua planta diretamente no chão. Seja qual for o método escolhido, o último local da planta deve receber sol durante todo o dia. Se você colocar o manjericão ao ar livre, faça-o somente após as épocas de geada da sua região, para evitar ferimentos provocados pela geada em seu novo e frágil arbusto de manjericão.

Este método de propagação é a melhor forma para você partilhar seu manjericão. Agora que você já sabe como fazer muda de manjericão, pode pegar em suas novas plantas e dá-lhas como presente para seus amigos.

Como Fazer Muda de Manjericão – Tutorial com imagens
4.8 (96%) 5 votos
Partilhe nas redes sociais!
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Você também pode gostar de

Sem comentários

    Responder