Especiarias

Como Fazer Muda de Alecrim – Passo a passo com imagens

Como Plantar Alecrim

Se você já tem um alecrim adulto e estabilizado, ele pode ser usado para propagação e criar dezenas de novas plantas de uma forma bastante fácil. A propagação através de mudas consiste em, essencialmente, clonar a planta original, encorajando pequenos pedaços de caule para que formem suas próprias raízes. O alecrim é uma das melhores plantas para mudas, pois suas raízes formam-se muito facilmente, pelo que você deverá ter uma ou mais plantas novas em cerca de dois meses. Continue lendo para ter um tutorial passo a passo sobre como fazer muda de alecrim na água.

Benefícios de fazer mudas de alecrim

mudas de alecrins cortadas

As mudas são a melhor forma de propagar alecrim.

Em vez de comprar uma planta de alecrim em cada ano ou germinar uma planta através das sementes, você pode tentar gerar novas plantas através de mudas. Alguns dos benefícios desta prática em relação a crescer o alecrim a partir da semente incluem:

  • Colheita antecipada: Uma muda vai amadurecer mais rápido que uma planta originada a partir da semente. O alecrim tem taxas de germinação baixas e demora bastante tempo a brotar e crescer. Uma muda de alecrim vai chegar a uma altura adequada em poucos meses.
  • Igual à planta mãe: O alecrim que cresce a partir de mudas é uma copia da planta que lhe deu origem e terá o mesmo sabor, resistência a doenças e crescimento. Desta forma, você já sabe com o que pode contar.
  • Plantas extra gratuitamente: Um único alecrim pode dar origem a várias mudas sem que arrisque a saúde da planta.

Passo a passo de como fazer muda de alecrim na água

tutorial de como fazer muda de alecrim

Tutorial passo a passo em imagem de como fazer muda de alecrim.

1. Conseguindo a muda

O passo a passo de como fazer muda de alecrim começa por cortar uma parte da planta original. Deverá ser um broto saudável, que cresceu no último ano e com um tamanho adequado.

Use uma boa tesoura para cortar os brotos e faça mudas com 10 a 15 centímetros. Corte várias para o caso de algumas não conseguirem enraizar.

2. Retire as folhas inferior

Coloque seus dedos à volta das mudas cortadas e retire as folhas inferiores, dos 5 centímetros para baixo.

3. Coloque as mudas na água

Coloque as mudas de alecrim numa jarra com água e leve-a para um local quente, longe da luz solar direta. Mude a água a cada dois dias, trocando-a por água à temperatura ambiente. A água fresca fornece oxigênio dissolvido e previne o apodrecimento das mudas.

As mudas de alecrim devem começar a criar raízes em poucas semanas, dependendo da temperatura. Em temperaturas inferiores, este processo é mais demorado e as raízes deverão surgir mais tarde. Após 4 a 8 semanas, deverá poder observar as mudas de alecrim que sobreviverem. As que não sobreviveram estarão castanhas com as folhas descaídas. Se as mudas ainda estão vivas, espere mais um pouco.

4. Colocando as mudas de alecrim em um vaso

Assim que as raízes se desenvolverem, o alecrim está pronto para ser colocado em um vaso. Use uma mistura de solo arenoso que drene bem. Misture partes iguais do solo para vaso comum e solo arenoso.

Encha um pote com solo levemente úmido para cada muda de alecrim. Use uma caneta ou um lápis para fazer um buraco com 7 a 10 centímetros no solo. Coloque a muda com cuidado para evitar danos nas raízes. Cubra o buraco gentilmente e regue cuidadosamente.

Posicione o vaso em um local com luz indireta ou luz solar filtrada até que as raízes se estabelecem, altura em que deve colocar o vaso num local com luz solar direta, com 6 a 8 horas de luz diárias. Mantenha o solo ligeiramente úmido até observar o crescimento da planta.

Deixa a planta crescer um pouco antes de realizar a colheita. O alecrim cresce lentamente, portanto nunca corte mais de 1/3 da planta de uma só vez.

Como tratar das mudas de alecrim

O alecrim torna-se numa planta robusta assim que estiver estabelecido e em crescimento. Fique com algumas dicas para manter sua planta saudável e em produção contínua:

  • Cresça-o em um local ensolarado. As mudas de alecrim prosperam com 6 a 8 horas de luz solar por dia.
  • Regue quando sentir o solo seco. Assim que estabelecido, o alecrim gosta do solo seco. Deixe os 2 centímetros superiores do solo secar entre regas e depois regue cuidadosamente.
  • Replante assim que a planta cresça e as raízes encham o vaso. O alecrim que cresce em um vaso pode atingir os 90 centímetros. Continue a transplantação para um vaso maior sempre que o alecrim não tenha mais espaço para crescer.
  • Pode o alecrim frequentemente. Pode a planta após surgirem flores para a manter compacta.

Dicas para crescer mudas de alecrim no inverno

O alecrim é nativo do clima mediterrânico, por isso prefere uma atmosfera quente, solarenga e úmida. Aqui estão algumas dicas para manter suas plantas de alecrim vivas dentro de casa durante o inverno:

  • Quarentena: Se você tiver plantas de casa, é uma boa ideia colocar em quarentena suas mudas de alecrim quando as levar para dentro de casa. Mantenha as plantas em um local separado por um tempo para ter certeza de que não há pragas ou doenças que a possam afetar.
  • Luz: Mude suas plantas de alecrim para uma janela ensolarada virada para o sul. Alternativamente, você pode usar luzes artificiais e manter suas plantas felizes durante os meses de inverno.
  • Água: Tente manter a muda úmida. A rega excessiva fará com que a planta apodreça. Se o solo estiver muito seco, a planta murchará e morrerá. Molhe quando o solo secar à superfície e deixe a umidade extra ser drenada do vaso.
  • Temperatura: O alecrim gosta um pouco do frio durante o inverno. Mantenha as plantas longe de fontes de calor e fogões a lenha. Cerca de 15 a 20 °C é ideal.
  • Pragas e doenças: Pragas comuns para plantas de alecrim dentre de casa incluem os ácaros vermelhos, pulgões, cigarrinhas e moscas-brancas. Essas pragas sugam as plantas e fazem com que a folhagem murche e seque. Inspecione suas plantas de alecrim frequentemente e controle-as com inseticida orgânico. Doenças como podridão radicular, oídio e mofo são sinais de muita umidade e pouca circulação de ar. Permitir que os 2 centímetros superiores do solo sequem entre a rega e, em seguida, regue cuidadosamente permitindo que a água extra escorra do fundo do vaso. Use um ventilador para melhorar a circulação de ar em torno de suas plantas.

Esperamos que tenha gostado de nossa matéria sobre como fazer muda de alecrim. Nosso artigo sobre como plantar alecrim pode ser do seu interesse.

Como Fazer Muda de Alecrim – Passo a passo com imagens
4.9 (97.5%) 8 votos
Partilhe nas redes sociais!
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Você também pode gostar de

Sem comentários

    Responder