Vegetais

Como Plantar Cebolinha

Como Plantar Cebolinha

Neste artigo você vai aprender como plantar cebolinha, descobrindo que é muito mais fácil do que você imagina.

A cebolinha (allium fistulosum) é um tempero bastante utilizado na hora de dar cor e sabor aos pratos. Originária da China, ela é plantada naquele país e no Japão desde os tempos da Antiguidade. Ela possui pseudocaules e folhas redondas e ocas e não forma bulbos, tal e qual faz a cebola.

Há várias espécies de cebolinha, especialmente na Ásia, que possui cultivares altas e baixas, que são bastante semelhantes à cebolinha-francesa e ao alho-poró, respectivamente.

No caso das mais baixas, que são mais comuns no Ocidente, suas folhas e pseudocaules são muito usados em muitas receitas, além de poder ser consumidas crus ou cozidas. Já nas cultivares altas os pseudocaules mais longos são os elementos mais apreciados.

A cebolinha é rica em vitaminas A, B, C e K, além de conter em abundância cálcio, fósforo, magnésio e potássio.

O alimento é repleto também de antioxidantes, essenciais na prevenção de problemas relacionados ao coração, além de ajudar a brecar o envelhecimento, pois combate os radicais livres que costumam degenerar as células e afetar o bom funcionamento do organismo.

Esse tempero também auxilia o sistema digestivo a ter um funcionamento adequado devido à abundância de fibras.

Estudos revelam ainda que esse alimento é antifúngico e antibacteriano, o que ajuda na eliminação das bactérias que atrapalham o trato intestinal.

Como plantar cebolinha: Solo, luz, água e temperatura

Como Plantar Cebolinha

Para você que quer aprender como plantar cebolinha, é importante se atentar a alguns aspectos durante todo o processo. Isso vai garantir um resultado bastante positivo e cebolinha fresquinha em sua casa.

Por exemplo, o solo é um ponto de atenção importante. Apesar da cebolinha-verde ser bastante rústica e crescer praticamente em qualquer solo, é importante que a terra seja bem drenada, fértil e rica em matéria orgânica. Esses elementos reunidos farão com que o cultivo se torne exitoso.

Outro cuidado fundamental é quanto à irrigação. Como a maioria das plantações, é importante criar condições que mantenham o cultivar bem irrigado. Porém, é preciso tomar cuidado para não deixar o solo encharcado, o que poderá comprometer o desenvolvimento da planta. Importante lembrar: espécies adultas costumam ser mais resistentes a eventuais períodos de seca.

Outro item que deve ser atentado em como plantar cebolinha é quanto ao clima. A planta é mais tolerante a climas amenos, com temperaturas que variam entre 13ºC e 24ºC. Vale salientar, entretanto, que há algumas espécies que podem suportar temperaturas mais baixas e outras que aguentam mais calor. Se você for comprar a semente em alguma loja especializada, procure saber junto ao vendedor informações sobre as condições climáticas ideais daquele cultivar.

Para um plantio satisfatório da cebolinha, é importante que a planta receba luz solar direta ao menos por algumas horas diárias. Isso vai garantir que ela se desenvolva satisfatoriamente.

Como plantar cebolinha: do cultivo à colheita

Quem está à procura de entender sobre como plantar cebolinha precisa observar uma particularidade quanto ao cultivo desta planta. Ela pode ser cultivada por meio de sementes ou então a partir da divisão de touceiras formadas por plantas adultas.

No primeiro caso, as sementes podem ser germinadas no local definitivo ou então em sementeiras, para posterior transplante na hora.

Já no segundo caso, e necessário separar cada planta da touceira, retirar as folhas mais desenvolvidas e plantar cada cultivar espaçadamente na mesma profundidade das outras.

Importante lembrar que algumas espécies da cebolinha se propagam vegetativamente com menor frequência, portanto, não são indicadas para o método de plantio por divisão.

A boa notícia para quem quer plantar em casa é que a cebolinha-verde pode ser cultivada em vasos e jardineiras, facilitando quem está atrás de alguns exemplares para temperar os pratos da sua cozinha, não é mesmo?

Durante o processo de como plantar cebolinha, é necessário fazer um acompanhamento da planta, para garantir que ela dê os resultados esperados.

Por exemplo, é comum surgirem plantas invasoras no meio do pé da cebolinha. Remova sempre que ver algo do tipo surgir, pois essas estrangeiras podem roubar nutrientes do cultivar. Para quem deseja obter os pseudocaules, pode amontar terra periodicamente junto à planta. Isso garantirá o desenvolvimento de pseudocaules longos.

O passo final é a colheita. As folhas de cebolinha podem ser retiradas entre 75 e 120 dias após o plantio, verificando sempre as condições da planta antes de fazê-lo.

Colha as folhas por inteiro, junto à base, e não apenas pela metade. A planta também pode ser colhida por inteiro, para quem deseja aproveitar o pseudocaule. Nesse caso, a colheita é feita por horticultores normalmente três meses após o plantio, enquanto outros preferem deixar a planta crescer por nove meses ou mais.

A cebolinha é uma planta perene, podendo ser cultivada em qualquer época do ano.

Extra: Plantando cebolinha em casa (Vídeo)

Compreendemos que não é fácil aprender a como plantar cebolinha através de um tutorial de texto por isso decidimos trazer pra você algo mais simples: Um tutorial em video!

Assista ao vídeo abaixo, assim conseguirá seguir o passo a passo de forma simples e organizada.

Aprenda a plantar também:

Como Plantar Cebolinha
5 (100%) 4 votos
Partilhe nas redes sociais!
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Você também pode gostar de

Sem comentários

    Responder