Como Plantar Caqui

Como Plantar Caqui

Como Plantar Caqui
5 (100%) 3 votes

Já imaginou ter caqui saindo da árvore dentro do seu jardim? Pois saiba que é possível, é só se inteirar das dicas que daremos neste texto sobre como plantar caqui.

Você vai perceber como é fácil ter um pé dessa fruta em sua casa.

O caqui é um alimento doce e que nasce em árvores de médio porte chamadas Ebenaceae. Desta forma, eles podem ser plantados até mesmo em jardins que tenham um tamanho adequado para receber uma muda do cultivar.

São várias as espécies de caqui. Entretanto, se você pretender plantar caqui em sua residência, escolha as mudas enxertadas, que possibilitam uma maior produção dos frutos, em especial das variedades do caqui-chocolate e do fuyu.

Isso porque, os dois cultivares não necessitam passar pelo processo denominado destanização, que retira o gosto amargo que costuma “travar” a boca e, consequentemente, causa uma sensação ruim ao paladar de quem a consome.


Benefícios do Caqui para a saúde

Como Plantar Caqui

Mas antes de falarmos mais detalhadamente sobre como plantar caqui, é importante salientar que este alimento oferece inúmeros benefícios à saúde de quem o consome.

Ele reúne inúmeras vitaminas, além de minerais como cálcio, fósforo, magnésio, ferro, zinco, manganês, licopeno e betacaroteno.

A vitamina A, por exemplo, ajuda a combater os radicais livres que degeneram as células, além de ajudar na visão e na pele. A vitamina C proporciona um aumento da imunidade e também protege contra infecções.

As vitaminas do complexo B pertencentes ao alimento ajudam a manter um bom funcionamento dos sistemas nervoso e circulatório, ao passo que o licopeno atua no sistema imunológico, ajudando a prevenir doenças como o câncer.

Vale mencionar ainda que a fruta é rica em fibras, o que possibilita um melhor funcionamento do sistema digestivo, além de ajudar na saciedade e na diminuição da vontade de comer doces.

Em média, um caqui de mais ou menos 100 gramas contêm apenas 70 calorias.


Como plantar caqui: Condições para ter um bom caquizeiro

Para entender o processo de como plantar caqui, é importante ter em mente a sua finalidade. Há quem utilize caqui para uso ornamental, por isso pode cultivar a fruta em vasos. Neste caso, porém, o tamanho será menor e não dará frutos.

O lado positivo é que sua casa ficará muito mais bonita com uma planta que possui um tronco tortuoso e bastante ramificado.

Outro ponto bacana para quem quer plantar caqui para fins estéticos é que suas folhas mudam no outono, passando de verde para um vermelho-alaranjado, o que deixa o ambiente bem bonito.

Terreno e Luminosidade

Agora, quem quer compreender como plantar caqui para ter não apenas a beleza do cultivar, mas também seus saborosos frutos, precisará dispor de um espaço de pelo menos 12 metros quadrados.

O local também deverá ter bastante luminosidade, com luz solar direta em abundância e não muito vento, para não afetar as delicadas folhas de sua planta.

Para colocar a muda na terra, é necessário abrir covas de 60 cm de largura, 60 cm de comprimento e 60 cm de profundidade.


Como plantar caqui: Cuidados com o solo são essenciais

Está gostando do artigo? Está faltando ainda a melhor parte, continue lendo…

Solo

O solo precisa ser bem drenado e fértil, além de possuir matéria orgânica em abundância. Tudo isso vai cooperar para que o caqui cresça e se desenvolva.

Caso você opte por cultivar mais de um caqui no seu jardim, cuide para deixar um espaçamento significativo entre elas, algo em torno de cinco a oito metros entre as covas, para que cada semente tenha lastro para se desenvolver sozinha.

Mantenha sempre o solo úmido, mas sem encharcá-lo, ou você terá problemas. Uma dica adicional recai para os primeiros 10 dias após o cultivo.

Outra dica importante com relação ao seu jardim é que o caqui não tolera solos muito ácidos.

Caso a terra do local a ser plantado o caqui esteja com o pH baixo, é necessário fazer a correção com calcário. Isso deve ser feito 30 dias antes do cultivo, para que o solo se reequilibre e o cultivar não fique prejudicado.

Rega

A planta deve ser molhada todos os dias, caso não chova, claro.

Após esse período, regue de duas a três vezes por semana, reparando sempre para não deixar a terra muito seca ou molhada demais.

Uma sugestão importante para o plantio do caqui é fincar na terra uma estaca de madeira ou bambu.

Ela deverá ficar próxima à planta e amarrada ao seu caule. Isso permitirá que a planta cresça de forma reta e mais firme.

Quem quer cultivar caqui em vaso deverá seguir as mesmas recomendações de como plantar caqui no jardim. Isto é, privilegiar locais mais espaçosos e ensolarados, pois eles possibilitarão que o caquizeiro se desenvolva de forma mais apropriada.

Época de plantar Caqui e Colheita

Por fim, vale ressaltar que a melhor época para plantar as sementes de caqui é no inverno, entre junho e julho, ou então no verão, entre dezembro e janeiro.

Já a colheita não tem época específica, mas saiba que os primeiros frutos vão começar a surgir somente após três anos. Caso a muda não seja enxertada, o prazo poderá subir para até oito anos.

Em contrapartida, a árvore poderá produzir caqui de 25 a 40 anos e existir por cerca de 100 anos.


Vídeo: Como plantar Caqui em Vaso

Compreendemos que nem sempre é fácil acompanhar um tutorial em texto sobre dicas práticas do dia a dia por isso decidimos ajudar você com um vídeo simples e rápido, assim torna-se bem mais fácil aprender a cultivar em casa! Assista!

<<< Voltar para o Início

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *