Flores

Como Plantar Cactos

Como plantar cactos

Neste artigo você aprenderá como plantar cactos, que vão dar mais beleza e harmonia para a sua casa.

Muitas pessoas que desejam ter plantas em sua casa, mas precisam deixá-las sem cuidado por um tempo por motivo de viagens, trabalho ou outro, acabam desistindo de incorporar este ótimo hobbie e perdem uma oportunidade única de ter um contato mais próximo com a natureza.

Mas você sabia que existem plantas que podem exigir menos cuidados e possibilitam que você as tenha em seu jardim ou dentro do seu apartamento?

Conhecendo melhor os cactos

Como plantar cactos

Por serem praticamente independentes, os cactos do reino Plantae são exemplos perfeitos para quem não tem muito tempo de ficar cuidando de planta.

Como eles possuem origem em ambientes áridos e quentes, são bem mais resistentes a condições mais duras. Por isso, necessitam de menor irrigação, fertilização e também manutenção.

Há mais de 80 gêneros e 1400 espécies nativas em todo o continente americano, sendo que muitas são usadas como plantas ornamentais e outras são aplicadas na agricultura.

A vantagem dos cactos está no fato de que a fotossíntese é feita no caule que é onde fica armazenada a água.

Outra característica singular da planta é que na superfície do caule existe uma substância cerosa que impede que a água se espalhe e escorra. Pelo contrário, a água vai direto para a terra, para ser absorvida pelas raízes.

Durante o processo evolutivo dos cactos, suas folhas se transformaram em espinhos, que não são venenosos, mas podem machucar algum incauto desatencioso que resolver tocar a planta.

Cactos são bastante usados para decorar ambientes. Sua aparência grosseira contrasta bem em ambientes modernos. É possível fazer várias combinações de espécies dentro de um mesmo vaso, compondo uma espécie de minijardim.

Pode-se também fazer jardins mais elaborados, com variações plantadas uma ao lado da outra. Isso ocorre devido à existência de inúmeros cultivares, sendo que a grande maioria possui flores e frutos.

Isso realizado em ambientes externos propiciam que pássaros apareçam na localidade, pois eles são atraídos pelos frutos e flores dos cactos.

Sim, os cactos podem florir também, com uma gama imensa de belos exemplares. Quem deseja ver flores de cactos pode procurar o fertilizante de solo Forth Cactos. Isso permite decorar vários cômodos da casa com opções distintas de cactos.

Como plantar cactos: o preparo para o cultivo 

O processo de como plantar cactos é bem simples e divertido. Você perceberá que é uma ótima forma de passar o tempo e ter uma outra atividade que te desconecte da rotina e te aproxime da natureza.

O primeiro passo nesse trabalho de como plantar cactos é escolhendo um prato ou uma tigela. Ambos devem ser rasos. Em ambientes mais úmidos, opte por vasos rasos feitos de cerâmica, pois este material é poroso e possibilitará que a água evapore mais rapidamente.

Para que o cacto se desenvolva, é preciso adquirir terra, cascalho ou areia, além de adubo com nitrogênio e fósforo. Procure casas especializadas do ramo que certamente os profissionais que lá trabalham vão te orientar a fazer a compra correta para os seus cactos se desenvolverem satisfatoriamente.

Agora é hora de escolher os cactos para plantar. Para cultivá-lo em casa, as sugestões que indicamos são:

  • Alfineteiro;
  • Figueira da Índia;
  • Rebutia.

Como plantar cactos: hora de pôr a mão na massa

Chegou o momento de pôr a mão na massa e aprender exatamente como plantar cactos. Em primeiro lugar, coloque os cactos que você comprou na terra. Use luvas para não se machucar com os espinhos. Aperte a terra no entorno dos cactos para que ele consiga permanecer em pé.

Depois, ponha uma camada de cascalho ou areia sobre a terra e ao redor dos cactos. Em seguida, repouse a planta em um lugar quente que ofereça luz solar direta de quatro a seis horas por dia. Isso porque, sem sol não há como a planta florescer. Evite locais abafados.

Outro ponto importante quanto ao trabalho de como plantar cactos é a irrigação. Apesar dele viver sob condições severas, você deverá regá-lo ao menos uma vez por mês.

Coloque água até que ela saia pela drenagem do vaso. Mas evite fazer a rega no inverno, pois este é o período em que os cactos repousam e água em demasia poderá facilitar o surgimento de bactérias e fungos.

O adubo deve ser aplicado diluído na água durante a primavera e o verão.

Como plantar cactos

Caso você perceba que o desenvolvimento está lento, faça o replantio do cultivar. Isso ocorre normalmente porque as raízes estão sem espaço para se desenvolver, ou porque o substrato está esgotado. Por isso, a necessidade de um novo plantio.

Por fim, caso você identifique a presença de alguma praga nos cactos, caso dos pulgões ou das cochonilhas, retire a planta do vaso e limpe-a com uma escova macia e sabão neutro. Você deverá remover todos os vestígios das pragas.

Depois, você deverá deixar a planta secar por cinco dias e somente após esse período deverá replantá-la em um novo vaso com outra dose de substrato.

Aprenda a plantar também:

Vídeo: Como plantar cactos em vaso

Decidimos mostrar pra você um pequeno tutorial de ajuda de como plantar cactos em vaso do início ao fim. Trata-se de uma apresentação bem simples com todos os passo a passo, assim você não terá dúvidas em nenhuma das etapas deste plantio.

Como Plantar Cactos
4.5 (89.09%) 11 votos
Partilhe nas redes sociais!
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Você também pode gostar de

5 Comentários

  • Responder
    Sergio Marques Carvalho
    18 Abril, 2018 em 13:54

    Muito boa a orientação como plantar cactos.Preciso saber em aps com luminosidade relativa, de quando em quando devo rega-los? O solo arenoso, areia de Rio, é ideal para o plantio?

    • Responder
      Agricultor
      26 Maio, 2018 em 15:48

      Bom dia Sergio,

      Felizmente os cactos não precisam de grandes cuidados a nível de rega, a maioria da sua espécie apenas precisam de ser regados 1 a 2 vezes por semana.

      O solo arenoso de Rio serve sem problemas, tente apenas juntar algum fertilizante.

      Abração!

  • Responder
    alberto lopes
    17 Maio, 2018 em 12:42

    Ótimo artigo! Parabéns e continue escrevendo artigos de qualidade

    • Responder
      Agricultor
      26 Maio, 2018 em 15:42

      Fico contente que tenha gosta!

      Muito obrigado!

  • Responder
    Alline Viana
    11 Setembro, 2018 em 0:12

    Parabéns pelo belo trabalho! Passo a passo perfeito. Muito obrigada pelas orientações.

Responder