Hortaliças

Como Plantar Beterraba

Como Plantar Beterraba

A beterraba é um tubérculo que possui diversas propriedades nutricionais e medicinais. De sabor adocicado, a beterraba é muito consumida como acompanhamento de salada, crua, ralada, mas também pode ser preparada de outras formas. Neste artigo você vai receber todas as informações sobre como plantar beterraba em casa, para ter esse importante alimento em sua dieta.

Com poucas calorias (40 kcal a cada 100 gramas), a beterraba possui diversos antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres que degradam as células e aceleram o envelhecimento. Além disso, ela possui vitaminas A, do complexo B e C, tendo ação anti-inflamatória, digestiva, diurética e revitalizante, além e ser um ótimo desintoxicante natural.

Para você que quer entender como plantar beterraba, é importante saber que a maioria dos exemplares são vermelhos ou possuem uma cor vermelha-arroxeada.

Mas vale destacar que há também cultivares nas cores amarela, alaranjada e branca. No caso da beterraba vermelha, é extraída a betanina, substância usada como corante vermelho para os alimentos e presentes em produtos industrializados como sorvetes e molhos de tomate.


Os diversos tipos de beterraba

Como Plantar Beterraba

A beterraba, da família das herbáceas, mais conhecida, de tipo olerácea, tem origem em espécies selvagens como a beterraba do mar ou beterraba-marítima, que é localizada no litoral europeu, norte da África, sul da Ásia e nas ilhas portuguesas de Açores e da Madeira. Mas há também outras plantas cultivadas com o mesmo ancestral selvagem, é o caso da beterraba-açucareira, beterraba-forrageira e a acelga.

A beterraba-forrageira é muito plantada para servir de comida para o gado, ainda que possa ser consumida pelos humanos, em especial se for colhida ainda jovem. Elas normalmente são cultivares maiores do que os exemplares das oleráceas e suas raízes podem variar entre branco, amarelo, alaranjado ou o vermelho clássico.

Importante destacar que as beterrabas são plantas bienais, isto é, normalmente florescem no segundo ano. No entanto, se a época estiver sob um período de temperaturas baixas no inverno e verão com dias longos, ode ocorrer dela não florescer.


Como plantar beterraba: clima, luz, solo e irrigação

O melhor clima para o plantio da beterraba é o ameno, em temperaturas que variem de 10ºC e 24ºC. Apesar disso, há cultivares que vão bem em temperaturas mais altas.  Porém, as espécies açucareiras e forrageiras não crescem satisfatoriamente em climas mais quentes. Vale salientar que, quando as plantas já estão mais crescidas, podem suportar temperaturas mais baixas e até mesmo geadas.

Para uma boa colheita da beterraba, é necessário que ela seja plantada em um local que receba uma boa luminosidade por pelo menos algumas horas do dia.

Para compreender como plantar beterraba corretamente, é fundamental prestar a atenção quanto ao solo. Ele deve ser bem drenado, profundo e leve. Fértil e rico em matéria orgânica, ele não deve conter pedras ou qualquer outro tipo de detrito. O pH ideal do solo é entre 6 e 7,5.

Uma dica bacana para que você possa se dar bem nessa empreitada de como plantar beterraba é garantir com que o solo seja rico, natural ou artificialmente, de boro. Isso para que as plantas cresçam mais e melhor. Caso ele tenha que ser adicionado artificialmente, basta adquirir adubos que contenham boro, ou então colocar boráx no solo.

É importante manter o solo sempre bem úmido, portanto, cuide bem da irrigação, para garantir que as plantas cresçam de forma satisfatória. Mas cuidado: não deixe o solo encharcado, pois pode causar o efeito contrário.

Aprenda a plantar também:


Entenda como plantar beterraba

É importante para compreender como plantar beterraba que são os glomérulos dos frutos que são plantados. Cada um deles contém algumas sementes, o que faz com que seja preciso retirar o excesso de plantas quando as mudas atingem de 5 cm a 10 cm de altura.

É necessário semear no solo a uma profundidade de 1 cm, de preferência no local definitivo da horta. Isso ocorre porque a beterraba é muito sensível e pode sofrer alguns danos no transplante. Apesar disso, é possível semear em outras sementeiras e outros recipientes, por exemplo. Esse transplante pode ser feito a partir do momento em que as mudas alcancem 5 cm de altura. Importante lembrar que a germinação das sementes leva de uma a três semanas.

Outro item a se tomar cuidado é com o espaçamento na hora de ver como plantar beterraba. A espécie olerácea deve ser plantada com espaçamento de 30 cm entre as linhas de plantio e de 5 cm a 10 cm entre os cultivares. No caso das açucareiras, o espaçamento pode ser de 30 cm a 60 cm entre as linhas e de 15 cm a 30 cm entre as plantas. A espécie forrageira necessita de um espaçamento maior, que varia de 40 cm a 10 cm entre as linhas de cultivo e de 15 cm a 60 cm entre os cultivares.

Um cuidado importante durante o processo é retirar as plantas invasoras que costumam roubar nutrientes. Além disso, evite deixar as raízes expostas, pois isso pode fazer com que elas endureçam. Cubra as raízes expostas com palha ou terra.

A colheita da beterraba olerácea costuma ocorrer entre 60 e 90 dias após semear o cultivar. Já no caso da espécie açucareira, a colheita leva mais tempo: de quatro a seis meses. Importante: não se deve atrasar a colheita, pois isso pode tornar as raízes fibrosas e comprometer o alimento.

Como Plantar Beterraba
5 (100%) 2 votos
Partilhe nas redes sociais!
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Você também pode gostar de

Sem comentários

    Responder