Frutas

Como plantar banana

Como plantar banana em Portugal e no Brazil

Já lhe passou pela cabeça plantar bananas em Portugal e/ou no Brazil? A verdade é que não é nada fácil pois tem de reunir uma série de características em comum para que o plantio tenha sucesso.

Todos sabemos que as bananas mais famosas são as dos Açores e da Madeira, e que em Portugal e no Brazil poucas pessoas conseguem ter uma plantação de bananeiras de sucesso.

Nós vamos enumerar alguns dos fatores mais importantes para conseguir alcançar este objetivo, mas fique ciente que não é algo tão simples como plantar cenouras, por exemplo, mas é no risco e na dificuldade em que está a piada, não é mesmo?

Para além da banana ser a fruta mais consumida no Brasil ela é também muito saborosa, e daí o motivo desse consumo. Muitas pessoas apenas vêm graça nesse facto, mas outras mais espertas conseguem ver para além disso e apercebem-se que é uma excelente maneira de ganhar dinheiro!

Se tiver um plantio de bananas de sucesso no Brasil não faltará compradores para o seu produto, e tem automaticamente uma máquina de fazer dinheiro de forma extremamente automatizada.

Você sabia que uma bananeira só dá frutos uma vez e depois ela morre, dando assim lugar a outras bananeiras mais jovens de se desenvolver?

Se está preparado/a para aceitar este desafio vamos lhe mostrar tudo o que precisa saber para plantar bananeiras de sucesso, desde a plantação até à colheita.

Plantio de bananas vale a pena?

Plantio de bananas

Esta é a primeira pergunta que tem de perguntar a si mesmo…

Está disposto a arriscar com uma plantação de bananas?

Na minha opinião, e na opinião dos nossos agricultores, fazer um bom plantio de bananas vale muito a pena porque é algo que pode ser extremamente lucrativo!

Basta estar atento a todos os fatores que o podem fazer perder tudo, e não cometer nenhum desses erros, para isso basta que seja uma pessoa dedicada e que tenha gosto pelo que faz.

O sucesso está na dedicação e no gosto pelo que fazemos, por isso se está dedicado/a o suficiente para começar não perca tempo e comece o seu projeto.

Continue a ler o artigo se quiser saber como plantar banana em Portugal e no Brasil.

Fatores que temos de ter em atenção para cultivar banana

cultivar banana

Tal como fazemos em todos os artigos do Como Cultivar, vamos apresentar a lista dos fatores mais importantes.

É de cor verde, quando imatura, chegando a amarela ou vermelha, quando madura. Seu formato é alongado, podendo, contudo, variar muito na sua forma a depender das variedades de cultivo. Essa variação também acontece com a polpa, que pode ser mole ou dura, ou ainda com incrustações meio duras, bem como de sabor mais doce ou mais acre. Depois de cortada, a banana escurece-se muito rapidamente, devido à oxidação em contato com o ar.

DE: Wikipedia – Banana

Segue a lista e lê o desenvolvimento de cada ponto, é muito importante para quem quer uma colheita final de sucesso!

  • Clima;
  • Ambiente;
  • Solo;
  • Espaçamento;
  • Adubação;
  • Produção.

Como plantar banana

Como plantar banana

Agora vamos para a parte mais importante, vamos descrever cada uma das características acima.

Se conseguir que todas elas sejam as adequadas vai conseguir um plantio de bananas sensacional. Fique atento a cada ponto acima pois é extremamente importante estar tudo de acordo com as “regras” estipuladas para este tipo de plantação.

Sem mais demoras passe a ler os fatores que temos de ter em atenção para cultivarmos as nossas bananas!

Clima

Antes de fazer qualquer tipo de plantação, não só nas bananas, tem de verificar se o local garante todas as condições para o bom desenvolvimento do fruto/flor/especiaria/vegetal em questão, e só aí deve avançar com o projeto.

O clima é extremamente importantes na hora de plantar bananeiras.

O mais importante a reter do clima é que ele tem de ser extremamente estável/ameno, ou seja, que não deve variar muito ao longo do ano para não atrapalhar assim o desenvolvimento das bananeiras.

As bananeiras gostam de um clima quente.

Ambiente

No ambiente e importante reter que o nível de umidade no ar relativo à 50%, sendo que o ápice para um bom desenvolvimento é 80%.

A temperatura deve estar na volta dos 20 a 30ºC, com faixas aceitáveis entre 15 e 34ºC. Se a temperatura for inferior aos 12ºC a bananeira vai entrar em modo de hibernação e não irá produzir qualquer tipo de fruto, por isso tenha muito cuidado.

O tipo de bananas que toleram o clima mais frio são as banana-maçã, por isso se estiver a pensar cultivar num clima frio opte por esse tipo.

Solo

O solo é extremamente importante, tanto a sua composição como a sua localização.

O solo deve estar situado num local aberto onde exista sol a maior parte do dia, sem qualquer tipo de sombras, ou seja, deve ser um local ensolarado.

O mais recomendado é expor a planta a umas incríveis 12 horas de sol diárias, por isso se conseguir um solo que tenha essas condições a sua plantação vai ser fantástica!

Quanto á sua composição é muito importante estar devidamente adubado e ter uma boa drenagem da água. A quantidade e o tipo de adubo vai depender muito da quantidade de bananeiras que vai decidir plantar, portanto é melhor decidir isso com o seu fornecedor, não existe ninguém melhor que ele para lhe explicar isso.

Espaçamento

Em relação aos espaçamentos é indicado respeitar o espaço de 1,30 metros entre as mudas, isto porque elas possuem grande porte e não é indicado colocá-las demasiado perto umas das outras, pois correria o risco delas influenciarem negativamente o desenvolvimento uma das outras.

Aponte este valor: 1,30 metros entre as mudas.

Adubação

Tal como foi falado acima não temos muito a falar acerca da adubação.

Mas porquê? É simples, isso vai depender da quantidade e do tipo de bananeira que você vai adquirir, por isso questões relacionadas com a adubação é melhor tratar com o seu fornecedor de bananeiras.

Lembre-se que as bananeiras apenas dão fruto 1 vez, mas mesmo assim é importante manter o solo bem adubado e drenado para que não perca a única oportunidade de conseguir obter o fruto dela a única vez no ano.

Produção / Colheita

Chegamos agora à parte mais emocionante de todas! Os nossos leitores adoram chegar à parte da colheita porque é quando todo o seu trabalho dá frutos, literalmente!

A frutificação pode levar de 6 à 7 meses se o clima for favorável, mas caso isso não aconteça poderá demorar até 1 ano para que comece a ver os primeiros frutos.

A colheita pode ser realizada uma vez por ano.

Se as bananas forem utilizadas para efeitos comerciais (vender a fornecedores, exportar… etc) recomenda-se que se faça a colheita com elas ainda verdes, aliás, é assim que tem que fazer, caso contrário elas vão chegar ao cliente final podres.

É algo simples mas que pode falhar, por isso não se esqueça que a colheita deve ser feita com os frutos verdes, só assim conseguirá arranjar compradores para o seu produto e conseguir exportar para longe do Brasil e Portugal sem que elas lá cheguem podres.

Conclusão…

Após ver detalhadamente todos os pontos cima fica claro que não é fácil ter uma plantação de bananas de sucesso, mas a verdade é que vale bem a pena!

Quanto maior o risco, maior será o seu lucro, e nas bananas isso funciona exatamente assim.

Se quer ver as suas bananas a serem devoradas pelos Brasileiros comece agora e aplique tudo o que aprendeu neste artigo, aposto que vai ter sucesso!

Já sabe como plantar bananas? Esperemos que sim!

Qualquer dúvida ou opinião pessoal acerca deste artigo fique a vontade para deixar o seu comentário abaixo, teremos o maior prazer em responder com a maior brevidade possível.

Abraço e boa sorte para o seu novo projeto!

<< voltar para Como Plantar

Como plantar banana
5 (100%) 2 votos
Partilhe nas redes sociais!
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Você também pode gostar de

Sem comentários

    Responder