Gramíneas

Como Plantar Bambu

Como Plantar Bambu

É muito fácil aprender a como plantar bambu visto se tratar da planta que cresce mais rápido sobre a terra. Pertencente à família Poaceae, o bambu tornou-se bastante popular em várias partes do mundo por estar associado à sabedoria, força e longevidade. Além disso, a planta proporciona uma beleza singular ao jardim.

O bambu também é muito bem visto por conta dos vários tipos de uso que ele proporciona, tais como na construção, bem como na elaboração de artesanato e na produção de móveis. Por isto, neste artigo vamos trazer informações para quem deseja plantar bambu em vaso e em estaca, para ter esta bela planta em sua residência.


Onde comprar bambu para plantar

É bastante tranquilo arrumar um lugar para comprar bambu para plantar. Vários sites pela internet possuem mudas que podem ser facilmente adquiridas por quem se interessar em cultivar o bambu. Há também diversos sítios que produzem bambus e possuem exemplares para serem vendidos para que você consiga cultivar em sua própria casa.

Há ainda diversas lojas especializadas em jardinagem que podem oferecer exemplares desta cultivar. Nesses locais pode-se também comprar os demais apetrechos que vão ajudar na plantação do bambu, tais como obter o melhor vaso para o cultivo, as estacas necessárias e todas as informações para um cultivo adequado, com o auxílio de profissionais experientes.


Como plantar bambu por estaca

Como plantar bambu por estaca

Como plantar bambu por estaca

Para plantar o bambu é importante que o clima seja quente e tropical, sem que as temperaturas caiam abaixo de 15ºC. Porém, vale ressaltar que alguns produtores têm conseguido cultivar o bambu em regiões mais frias, necessitando, no entanto, de barreiras físicas que impeçam os ventos invernais – isso para áreas externas.

Quanto ao solo, o bambu se adequa melhor em um terreno arenoso e com argila. Ele pode ser cultivado até uma profundidade de 1,5 metros. A terra precisa ser bem drenada, para evitar que o encharque de água prejudique o desenvolvimento do cultivar.

O período recomendado para o plantio das mudas é pouco tempo antes do período chuvoso, geralmente no começo da primavera ou do verão, época conhecida como estação de crescimento. As estacam devem ser plantadas assim que forem cortadas, para garantir um bom crescimento. Garanta espaço suficiente entre os cortes para que eles possam se desenvolver plenamente – mais ou menos 7 metros.

As mudas devem ser plantadas de forma vertical com o meio entrenó acima da terra. E não esqueça de pôr uma camada de argila úmida sobre a extremidade superior do corte. Regue a parte superior com um pouco de água até que o corte desenvolva raízes e brotos verdes frescos.


Como plantar bambu em vaso

Como plantar bambu em vaso

Como plantar bambu em vaso

Para plantar bambu em vaso é necessário seguir algumas recomendações mais específicas. Em primeiro lugar, consiga um vaso largo e bojudo, que tenha mais ou menos o dobro do diâmetro da planta ou com cerca de 5 cm de espaço entre a raiz e as laterais do recipiente. Ele precisa ter furos no fundo para facilitar a drenagem. Forre o vaso com plástico caso o vaso seja de cimento ou de madeira.

Como o bambu gosta bastante de umidade, é possível usar bandejas com água embaixo do vaso. Isso faz com que a planta tenha uma quantidade significativa de umidade para o seu desenvolvimento sem encharcá-la, o que poderia prejudicar seu crescimento.

Você pode fazer isso de duas formas: uma delas é colocar cascalho no fundo do vaso e inserir uma bandeja rasa com água embaixo do vaso. Outra é colocar uma bandeja maior em que possam ser inseridos alguns pedregulhos além da água.

Em seguida, preencha o vaso com solo bem drenado, mas que consiga reter umidade que tanto esta planta necessita. Pode-se colocar um substrato padrão ou fazer uma mistura com 1/3 de solo arenoso, 1/3 de perlite ou areia lavada e 1;3 de esfagno ou matéria orgânica. Procure evitar solos muito argilosos, que não têm uma drenagem adequada para o bambu. Por fim, dê preferência a solos com pH entre 5,5 e 6,5.

Aprenda a plantar também:


Cuidados a ter com o bambu

O bambu é uma planta bastante resistente, especialmente se seu plantio se der por estacas, em uma área maior. Nesse caso, não precisa de muitas precauções. Porém, até que a planta se estabeleça, é fundamental que ocorra a retirada das ervas daninhas, para que não afete o desenvolvimento do cultivo.

Ao plantar bambu em vaso é necessário também um cuidado maior. O bambu é uma planta que necessita de bastante água. Porém, o excesso de rega pode tornar-se prejudicial para ela. Por isso, é tão difícil cultivá-la em casa. No começo, regue até que a água comece a escorrer pelo fundo. Volte a regar apenas quando os primeiros 5 cm de terra estiverem secos. Caso o solo continue úmido após um ou dois dias, reduza a quantidade de água no bambu.

Para ajudar na manutenção da umidade da planta, pode-se borrifar um spray de água a cada dois dias. Se possível, ligue um umidificador no cômodo onde ela estiver. É importante também saber lidar com a questão da luz solar direta. Espécies tropicais mantidas em locais quentes e com folhas pequenas precisam de mais luz. Já plantas com folhas grandes mantidas em locais frios ou de clima mais temperado podem receber menos luz.

Caso o bambu tenha um espaço satisfatório no vaso e receba nutrientes adicionais, as chances de ele crescer mais rapidamente é maior. É sugerido, portanto, que ele seja fertilizado, especialmente no começo da estação de crescimento.

E então, já aprender de uma vez por todas a como plantar bambu em casa? Se tiver alguma questão não hesite em deixar um pequeno comentário abaixo!

<< voltar para Como Plantar

Como Plantar Bambu
5 (100%) 1 voto
Partilhe nas redes sociais!
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Você também pode gostar de

Sem comentários

    Responder