Leguminosas

Como Plantar Alho Poró

Como Plantar Alho Poró

Aprender a como plantar alho poró é mais simples do que imagina!

O alho poró é um alimento bastante requisitado nos dias de hoje, especialmente na alta gastronomia, em que possui um papel bem destacado. Mas, claro, pode e deve ser utilizado na cozinha do dia a dia, afinal de contas, é uma herbácea que contém poucas calorias. Apesar de cultivada anualmente, trata-se de uma planta bienal que pode alcançar de 60 a 100 cm de altura.

Conhecida também como alho-porro ou alho francês, o alho poró pode ser consumido cru, cozido o refogado. Esta planta possui o pseudocaule formado por camadas de bainhas de suas folhas, sendo a parte principal para o consumo, embora as folhas e flores também possam ser aproveitadas. Neste artigo falaremos sobre como plantar alho poró, mas também como realizar saborosas receitas com alho poró.


Onde arranjar semente de alho poró

Onde arranjar semente de alho poró

Antes de saber como fazer alho poró, é importante ver onde arranjar a semente desta herbácea. Vale dizer que não é uma tarefa complicada. Hoje em dia com a internet é plenamente possível adquirir sementes de alho poró, bastando fazer uma busca pelos sites especializados ou pelo Google mesmo. Há venda de sementes de alho poró em sites do mundo todo, com preços bastante variados.

Porém, é possível também adquirir sementes de alho poró em lojas especializadas em jardinagem. Nesses locais é possível, ainda, adquirir os recipientes onde plantar, adubo, bem como obter todas as informações necessárias para um bom cultivo da planta, a partir de pessoas especializadas, que tratam do tema há muitos anos. Bem, agora é hora de plantar o alho poró.


Como plantar alho poró

Como plantar alho poró

Como plantar alho poró

O alho poró pode ser plantado em sementeiras ou já em seu local determinado, em covas de cerca de 1 cm de profundidade e com, pelo menos, 10 cm de distância entre as mudas. Caso opte pelas sementeiras, o transplante deve ser realizado quando as mudas alcançarem de 10 cm a 20 cm de altura. Leva cerca de dois meses para alcançar esse tamanho.

É importante também respeitar um espaçamento de algo em torno de 30 cm a 50 cm entre as linhas e de 15 cm a 20 cm entre as plantas. Outra possibilidade é cultivar o alho poró em vasos que tenham ao menos 25 cm de profundidade – quanto mais fundo for, melhor para a planta.

O alho poró se dá melhor em um clima ameno, com temperaturas que permaneçam entre 13ºC e 24ºC. Porém, pode ser cultivado em regiões mais quentes, preferencialmente entre fevereiro e junho. Entretanto, é fundamental manter o solo bastante úmido. Em regiões mais frias, o alho poró pode ser plantado em qualquer época do ano.


Solo, irrigação e luz para o sucesso da planta

É importante realizar um amplo estudo no solo antes de realizar o plantio. Ele deve ser preparado para que tenha uma boa drenagem, além de ter características e elementos que garantam a fertilidade, como matéria orgânica e pH do solo sempre entre 6 a 6,8.

Outro ponto importante é quanto à irrigação. O alho poró deve ser irrigado com frequência para que o solo se mantenha úmido, sem, no entanto, ficar encharcado, o que pode prejudicar a planta. O solo úmido é essencial para o pleno desenvolvimento desta herbácea.

Vale destacar que o alho poró necessita de luz direta para que ele possa vingar. É fundamental que haja incidência da luz solar ao menos algumas horas diárias. É possível também que seja instalado um vaso, por exemplo, em uma área com sombra parcial. Porém, é importante que tenha uma boa luminosidade.

Lembre-se também de manter o local limpo e livre de plantas invasoras, algo que pode ocorrer durante o desenvolvimento do alho poró.


Colheita do alho poró

A colheita do alho poró é realizada normalmente entre 120 e 150 dias após o plantio. Tudo vai depender das condições do cultivo e da semente. Geralmente a colheita ocorre quando os pseudocaules do alho poró possuem de 2,5 a 4 cm de diâmetro.

Neste caso, a planta deve ser arrancada inteira. Sem seguida, as folhas devem ser aparadas. Aliás, as folhas também são comestíveis, embora sejam menos saboreadas pelas pessoas, que utilizam mais os pseudocaules. Questões como o clima poderão afetar a época da colheita, portanto, atenção e cuidados são necessários para manter o alho poró sempre em ótimas condições para ser aproveitado.

Aprenda a plantar também:


Vale a pena cultivar alho poró?

Vale a pena cultivar alho poró?

Vale a pena cultivar alho poró?

Essa pergunta é muito fácil de ser respondida, afinal de contas, há muitas vantagens em se plantar o alho poró. Como essa planta possui várias vitaminas (A, B6, C, ácido fólico) e nutrientes (ferro, magnésio), ela é boa para fortalecer o sistema digestivo e manter o colesterol saudável.

Além dos benefícios para a saúde, o alimento é delicioso, podendo ser feitas várias receitas com alho poró. Um exemplo bem simples e gostoso é o Gratinado de Alho Poró à Italiana. Há também o Risoto de Cebola com Alho Poró e é possível até mesmo fazer um Pesto de Alho Poró e Nozes. As receitas com alho poró são inúmeras na internet.

Outra bem comum é a quiche de alho poró, um alimento originário do Nordeste da França que é bastante procurado no Brasil, especialmente em cafés e rotisserias. A quiche nada mais é que uma torta aberta que leva recheio à base de creme de leite e ovos e que recebe o alho poró para dar um sabor todo especial para a receita. A quiche pode ser servida como entrada em uma refeição ou até mesmo em um café da tarde.

E então, já sabe a como plantar alho poró na sua própria casa? Qualquer dúvida que tenha não hesite em comentar!

<< voltar para Como Plantar

Como Plantar Alho Poró
5 (100%) 2 votos
Partilhe nas redes sociais!
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Você também pode gostar de

Sem comentários

    Responder