Como Plantar Alecrim

Como Plantar Alecrim
Como Plantar Alecrim
Como Plantar Alecrim
5 (100%) 1 vote

Existem muitas maneiras de aprender a como plantar alecrim.

O alecrim é utilizado para vários usos medicinais, uma vez que tem propriedades poderosas para o combate de muitas doenças. Ele é muito utilizado em chás, provavelmente já fez um delicioso chá com esta erva aromática, ou já viu alguém fazendo.

Ele é utilizado ainda em vários banhos, tal como o banho para atrair dinheiro.

Sabe sempre ir ao nosso quintal e pegar as nossas plantas, sabemos sempre como foram cuidadas e os produtos que levaram.

Com este artigo temos objetivo de lhe ensinar as maneiras mais comuns e mais simples, temos como objetivo ajuda-lo/a a plantar em sua casa, mesmo que nunca tenha plantado nada, por isso basta seguir este tutorial que vai estar acompanhado de texto e imagens com todo o passo a passo.

Existem várias formas de cultivar alecrim, com estaca, de galho ou pela semente.


Como plantar alecrim de galho

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, plantar alecrim de galho é extremamente simples e rápido!

Pra começar basta ter uma “galha”, ou “galho” de alecrim, basta algo com cerca de 20 CM de altura. Vai ser a partir desse pé de alecrim que um novo vai nascer. Pode pedir uma galha a quem já tenha um alecrim grande e desenvolvido ou então pode comprar em qualquer loja de plantas, sai muito barato mesmo!

Vai precisar de:

  • 1 vazo médio, se o vazo for pequeno o alecrim não cresce muito;
  • Sistema de filtragem, que é nada mais nada menos que pequenas pedrinhas ou esferovite;
  • Areia;
  • Terra.
Como plantar alecrim
Como plantar alecrim

Como pode ver na imagem acima tem de forrar o fundo do vaso com o “sistema de drenagem” de água. Para isso basta colocar pedras pequeninas que cubram o fundo do vaso ou esferovite, esse material branco que vem nas caixas dos eletrodomésticos para proteção. Por cima das pedras/esferovite coloque areia fina, uma pequena camada também.

De seguida basta colocar o vaso quase cheio de terra, tal como falado acima não precisa ser terra de qualidade, pode ser terra do seu quintal.

Dica: Nunca plante o pé de alecrim assim “esgalhado”! Ele tem de ser cortado, de forma a ficar com um corte perfeito, caso contrário não vai pegar. Veja abaixo na imagem como ele NÃO DEVE SER PLANTADO.

Como semear alecrim
Nunca plante alecrim assim com o “pé”, tem de o endireitar cortando com umas tesouras.

Veja abaixo a maneira correta de o plantar, após estar direitinho.

Plantar alecrim pelo galho
Maneira correta de plantar alecrim pelo galho

Após cortar e endireitar a ponta do pé de alecrim pode passar para o plantio!

Para isso basta colocar o pé dentro do vaso, centrado, e acabar de encher com terra, certifique-se que ele fica bem seguro!

Após colocar o alecrim deve regar com bastante água, uma vez que a terra pode estar seca de ter sido retirada do chão,

Veja abaixo como fica o resultado final:

Como plantar alecrim em vaso
Como plantar alecrim em vaso

Solo e clima

Dica: Antes de mais queremos avisar que logo após plantar o alecrim no vaso tem de o deixar a sombra durante 5 dias! Durante esses 5 dias tem de regar todos os dias para ele conseguir enraizar (ganhar raizes).

Após esses 5 dias pode mudar para um local com mais claridade e regar de 3 em 3 dias, ou 2 em 2 dias dependendo da quantidade de sol que ele vai apanhar.

Pode começar a cultivar os seus pés de alecrim no Brasil e em Portugal sem qualquer tipo de problema.

É uma planta que gosta de um solo “pobre”, um solo arenoso é o suficiente para o seu desenvolvimento.

Quanto ao clima é importante que seja quente, a planta gosta de grande exposição solar durante praticamente todo o dia por isso se escolher plantar num terreno seu tenha em atenção se é um local com grande exposição solar.


Dúvidas frequentes

Existem algumas dúvidas que muita gente coloca na internet sobre o plantio do alecrim. A principal é se alecrim precisa de estaca. A resposta é não, não precisa de estaca.

Outra dúvida comum é como cuidar… Bem, isso é simples, basta deixar num local com claridade e regar de 3 em 3 dias, nada mais.

Depois deixe o seu comentário neste artigo que vamos completando aqui as dúvidas dos leitores para que todos possam ver e se esclarecer.

Aprenda a plantar também:


Extra: Vídeo de como plantar alecrim

Todo este tutorial só foi possível devido a ajuda de Fran Adorno que publicou um vídeo no Youtube com todas as instruções a ensinar a como plantar alecrim.

Se teve dificuldade no tutorial em texto recomendamos que assista ao vídeo abaixo e que siga todos os passos da Fran Adorno.

Esperamos ter ajudado você, muito boa sorte!

<< voltar para Como Plantar

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*