Como Plantar Tomate

Como Plantar Tomate

Como Plantar Tomate
5 (100%) 3 votes

O tomate surgiu pela primeira vez na Cordilheira dos Andes na América do Sul.

Quando os europeus chegaram ao continente americano no século 16, eles levaram o tomate para o seu continente e lá os italianos aperfeiçoaram a fruta, eles a batizaram de pomodoro, sendo que pomo quer dizer ouro, pois naquela época o tomate tinha uma coloração amarelada.

Os tomates vêm da planta Solanum Lycopersicum que pode ser encontrada nos quatro cantos do mundo. O tomate pode ser consumido cru em saladas, cozido em diversos tipos de alimentos e até assado em pratos diferentes. Essa fruta também pode ser consumida sozinha ou com açúcar.

O tomate é a fruta mais conhecida em todo o mundo. A sua grande variedade é um fator importante na sua popularidade. Entre os tipos de tomates mais conhecidos estão: cereja, caqui, Débora, italiano, holandês, Carmen, mamotaro e sweet grape. A dica para plantar tomates é escolher plantas saudáveis e plantá-los no momento certo.

Poderá gostar: Como Plantar Coco

Como plantar tomates

Como plantar tomates

Escolha o local para plantar – Para que obtenha sucesso na plantação de tomates, é muito importante escolher um local adequado para começar a cultivar.

A planta do tomate não suporta nem muito frio e nem calor demais, por isso, é preciso escolher um lugar com temperatura que varia entre 16°C e 27°C, muito acima ou abaixo disso, o tomate não vai vingar e acabará morrendo.

O local certo para cultivar tomates deve receber iluminação plena, por no mínimo, 4 horas por dia que favorecerá o crescimento da planta.

O solo precisa ser fértil e drenável, porque os tomates não conseguem se desenvolver em terrenos argilosos que absorvem muita água, mas não drena, pois isso deixa a terra encharcada e apodrece a raiz da planta.

Cuidados com o solo

Antes de plantar o tomate é extremamente importante cuidar do solo para receber as mudas ou sementes.

Faça a limpeza do local removendo toda a sujeira. Depois faça a calagem do solo para corrigir a acidez, para isso, só precisa revirar a terra e adicionar calcário.

Fazendo isso, os níveis de manganês e magnésio serão estabilizados, auxiliando no crescimento da plantação. Um mês antes de iniciar a plantação, aplique no local, um pesticida para evitar pragas.

Escolha as sementes ou mudas de tomate

Para começar a plantação de tomates vá a um lugar especializado e adquira sementes ou mudas da planta.

Todas as variedades da fruta combinam com as condições climáticas do Brasil. Escolha as mudas ou sementes de acordo com a finalidade, por exemplo, se for para a alimentação da família, escolha o tomate cereja ou o italiano.

Se optar pelas mudas, é essencial ter muito cuidado na hora de transferi-las para a terra para não machucá-las e prejudicar o seu crescimento.

Faça a semeação do tomate

A semeação do tomate tem que ser feita depois do inverno, bem no início da primavera, já que a planta não aguenta o frio intenso. Abra buracos na terra com 30 cm de profundidade e 15 cm de largura, em seguida, ponha as sementes ou as mudas, feche os buracos com duas camadas de terra. Cubra as plantas com uma lona até elas brotarem e cheguem a 10 cm de comprimento.

Quando os tomateiros chegarem a 10 cm de comprimento retire a lona para que eles possam receber a luz solar que é essencial para que elas cresçam saudáveis.

Irrigue a plantação

As plantas de tomate precisam receber água em quantidade controlada para se desenvolverem normalmente. Irrigue a plantação três vezes na semana com o intervalo de um dia a cada irrigação. Quando os frutos nascerem, a irrigação pode ser feita apenas uma vez por semana.

Como tratar a plantação de tomate

Como tratar a plantação de tomate

Como crescem muito rápido, os tomateiros devem ser amarrados em uma vara ou cerca, com uma corda fina em X. A amarração deve ser feita a cada quinze dias para não esmagar a planta.

Colheita da plantação de tomates

A colheita da plantação de tomate vai depender do tipo escolhido. Em geral a colheita pode ser realizada 8 semanas após o plantio.

Poderá gostar: Como Plantar Chuchu

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *