Como plantar pimentão

Como plantar pimentão

Como plantar pimentão
4.5 (90%) 2 votes

Quer aprender a como plantar pimentão da maneira mais simples de todas? Então está no sitio certo!

O pimentão é praticamente indispensável na nossa cozinha, não é mesmo? Por isso quem está a pensar fazer uma horta em casa poderá ter a certeza que pimentão não pode faltar!

Para além de ser um fruto (sim, é mesmo considerado fruto, os nossos agricultores já se informaram acerca disso!) extremamente sabor e indispensável ele é também extremamente caro nos mercados.

Então coo os preços são extremamente elevados compensa muito cultivar pimentão na nossa própria casa, assim estamos a poupar imenso dinheiro e podemos utilizar este fruto nos nossos cozinhados (e nem só) sempre que nos apetecer.

Existem diversos tipo, o vermelho, verde, amarelo e roxo.  Pode isso vamos ensinar a como plantar pimentos (Em português) de forma simples, rápida e eficaz.

Se está a começar a sua própria horta recomendamos que veja como plantar coentros, é algo extremamente simples, mas útil, e faz uma combinação perfeita em qualquer tipo de prato, por isso não perca o nosso artigo relativo a isso!

Sem mais demoras, vamos começar a ensinar a como plantar pimentão na sua própria casa. Vamos colocar vários fatores que podem influenciar na plantação e explicar todos eles, tal como é habitual.


Fatores que temos de ter em atenção para cultivar pimentão

Tal como fazemos em todos os artigos do Como Cultivar, vamos apresentar a lista dos fatores mais importantes. Segue a lista e lê o desenvolvimento de cada ponto, é muito importante para quem quer uma colheita final de sucesso!

cultivar pimentão
Como plantar pimentão

Alguns dos fatores:

  • Clima;
  • Ambiente;
  • Solo;
  • Espaçamento;
  • Plantio;
  • Produção;

Como Plantar Pimentão – Fatores pormenorizados

Clima

Para ter uma plantação de pimentão de sucesso deverá mantê-los entre 18°C e 30°C. Apesar de eles aguentarem temperaturas frias não é recomendado os submeter a isso, pois vai diminuir o tamanho dos frutos, e também o seu sabor.

É recomendado um clima quente e húmido, e se mantiver a temperatura entre 18°C e 30°C vai ter uma plantação de sucesso, sem qualquer das dúvidas.

Poderá optar por plantar em estufa, mas raramente recomendamos isso, pois por vezes força o seu crescimento, fazendo com que cresça muito mais perca o fabuloso sabor da fruta, que na verdade é o mais importante.

Melhor mais pequeno e saboroso do que grande e sem sabor. 🙂

Ambiente

O ambiente perfeito é mesmo sol! Sol intenso a bater diretamente na planta vai ajudá-la a crescer de forma sensacional.

Evite plantar à sombra, pois os pimentos necessitam de muito sol para se desenvolver, mas também não se esqueça de regar, pois altas temperaturas fazem com que a terra seque rapidamente.

Basicamente eles gostam de sol a bater diretamente, nesse ambiente eles sobrevivem sem problemas.

Solo

É recomendado plantar pimentão num solo leve, profundo e bem drenado. Recomendamos que coloque sempre adubo em praticamente todas as plantas, não é sempre necessário mas nós recomendamos, isto porque o adubo vai facilitar o seu crescimento.

O pH da terra deverá estar entre 5,5 e 7,5. Tenha atenção, poucas pessoas ligam ao PH, mas a verdade é que ele é muito importante para qualquer tipo de horta, não devendo ser assim ignorado.

Os pequenos detalhes fazem toda a diferença, podem decidir um horta de sucesso ou uma horta de fracasso.

Espaçamento

O espaçamento é indiferente quase.

Costumamos dar valores de referência para o espaçamento, mas para este caso não vamos dar pois pensamos que “a olho” é mesmo o melhor.

Vai depender muito do tamanho do pimento que vai plantar, por isso deixe apenas algum espaço entre eles para que se possam desenvolver e crescer sem andar “à bulha” com os outros pimentinhos. 😉

Coloque a goste, vai correr bem!

Plantio

É recomendado semear o pimentão num local definitivo, uma vez que não lida muito bem com mudanças, mas caso não o queira fazer e queira arriscar poderá fazer em pequenos copos de plástico, semeie com cerca de 0,5CM de profundidade.

A germinação demora no máximo 3 semanas.

Poderá também plantar em vasos, as caso opte por esta opção deverá escolher uns vasos de tamanho considerável pois é muito importante a existência de espaço em abundância para a planta crescer e se desenvolver.

Produção / Colheita

Chegamos à parte mais emocionante, não é mesmo? 🙂

A colheita inicia-se entre as 12 e as 16 semanas após o plantio, a colheita normalmente realiza-se uma vez por ano, ou seja, é uma planta de época, mas é claro que os pimentões estão algumas semanas sempre a dar fruto, vá colhendo à medida que eles vão crescendo e se desenvolvendo.

Terá assim uma boa quantidade de pimentos a dar pimentões todos os dias, poderá fazer colheita diária até que o pimento deixe de produzir pimentões.

Normalmente o pimento aguenta-se algumas semanas, sempre a produzir, e poderá estar sempre a colher durante essa altura.

Poderá colher os frutos um pouco verdes ou completamente maduros, isso depende do seu gosto pessoal!

E então, já sabe como plantar pimentão?

Esperamos que tenha gostado! Qualquer dúvida ou sugestão não hesite em deixar comentário abaixo, teremos todo o gosto em responder. 🙂

<< voltar para Como Plantar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *