Como Plantar Milho

Como Plantar Milho

Como Plantar Milho
5 (100%) 1 vote

Aprender a como plantar milho é bastante simples! Para além de ser um grão de fácil cultivo é também muito fácil de cuidar.

Muitas pessoas perguntam se plantar milho é lucrativo, daí pesquisarem como fazer o seu plantio… A resposta varia, depende para o que o use e depende da quantidade. Terá de produzir grandes quantidades para obter lucro.

Milho é um grão que permite a produção de inúmeros outros alimentos saborosíssimos. Além disso, é bom para a saúde e encontrado facilmente em qualquer supermercado. Sem falar no uso para a criação de animais que vão parar na mesa do consumidor. E é possível até mesmo cultivá-lo em pequenas hortas e vasos, não apenas em grandes plantações. Você quer saber como plantar milho? Então preste atenção neste artigo, pois traremos todas as informações necessárias para que você consiga plantar milho da melhor forma possível.

A planta do milho pode alcançar de 70 cm a 2,5 m de altura. Geralmente ela tem um ciclo de vida que pode variar de três a 10 meses, oferecendo grãos apropriados para fins muito específicos, como para fazer pipoca ou farinha, por exemplo, ou ainda ser usado como milho verde, com seus grãos ainda bastante hidratados.


Como Plantar Milho – Condições climáticas e de solo

Como Plantar Milho
Plantio de Milho

O clima é um item bastante importante para o cultivo do milho. Ele pode ser plantado em várias regiões climáticas, podendo oferecer bons frutos em condições diversas de temperatura e também de umidade. Porém, um alerta muito importante: o milho não consegue sobreviver a temperaturas muito baixas. A melhor coisa a se fazer é plantar milho em locais acima de 13ºC, sendo que o ideal mesmo é de pelo menos 16ºC.

Nota: Pode plantar milho com feijão. Normalmente utiliza-se feijão de trepar, assim o milho cresce e o feijão “trepa” por ele acima, não sendo preciso estacar o feijão pois ele apoia-se no milho sozinho. Traz ótimos resultados!

No entanto, regiões muito secas e quentes podem prejudicar a polinização do milho. Como se vê, temperaturas mais amenas e um clima mais temperado são as condições mais agradáveis para se plantar milho.

Outro item relevante na hora de cultivar este grão é que ele precisa de bastante luminosidade, devendo receber luz solar direta por pelo menos algumas horas, todos os dias. Já o solo deve estar bem drenado, fértil e bem rico em matéria orgânica. Além disso, o solo deve dispor de boa disponibilidade de nitrogênio e seu pH deve estar entre 5,5 e 6,8. Durante o cultivo é importante também realizar adubações regulares.

Para que a plantação de milho dê bons resultados, é importante manter uma irrigação frequente, mantendo o solo bastante úmido, sem, no entanto, ficar encharcado. Isso porque, o milho possui raízes um tanto quanto superficiais, o que pode torná-lo extremamente sensível quanto a falta de água durante o seu processo de crescimento. Vale ressaltar que quando as espigas já estão bastante desenvolvidas, não é mais necessária a irrigação.


Como é feito o plantio do milho

Normalmente as sementes são colocadas diretamente na horta ou plantação, mas também em sementeiras e transplantadas quando preenchem os módulos por meio de suas raízes, ou em copinhos elaborados com papel jornal. O transplante é feito quando as mudas alcançam entre 8 e 10 cm de altura.

É preciso haver um espaçamento entre as plantas e também entre as linhas de plantio, que devem ser, respectivamente, de 20 cm e de 1 metro. No entanto, caso o grão for de menor porte, o espaçamento entre as linhas de plantio pode ser reduzido para 80 cm, mantendo o espaçamento entre as plantas de 20 cm.

Quem quer plantar milho em casa saiba que é possível cultivá-los em vasos. Eles precisam ser grandes, com cerca de 50 cm de diâmetro, sendo possível plantar três sementes em um formato de triângulo. Caso você for usar vasos menores, plante de uma a duas sementes apenas. É fundamental ter pelo menos quatro plantas no mesmo local para promover uma boa polinização. Se possível, tenha pelo menos nove plantas, pois isso vai garantir um bom resultado e milhos bem gostosos. Isso ocorre porque o milho é polinizado pelo vento e não por insetos, logo, uma plantação compacta e com mais exemplares tem maior potencial para dar frutos.

Outra dica essencial para quem quer plantar milho é que não se deve plantar dois tipos de grãos no mesmo local, ainda mais se eles forem florescer no mesmo período. Eles devem permanecer a uma distância de 400 metros pelo menos. Caso isso não seja feito, a chance de encontrar espigas com grãos de várias cores é enorme. Isso porque na polinização um milho poderá levar suas características para os outros, misturando seus genes e gerando espigas “coloridas”.

Aprenda a plantar também:


Chegou a hora da colheita do milho

colheita do milho
Colheita do milho

O período da colheita do milho pode variar bem, dependendo do cultivar ou do híbrido do grão plantado. Alguns tipos são precoces, enquanto que outros levam mais tempo. Desta forma, a colheita pode ser realizada em um período entre três e 10 meses.

Para quem deseja usá-lo como milho verde, as espigas devem ser colhidas quando estiverem bem desenvolvidas, mas antes de começarem a se desidratar. O ponto de colheita da espiga ocorre quando o cabelo da espiga de milho (chamado de estigma) está na cor marrom.

Pensando em um novo plantio, os grãos devem ser escolhidos de espigas de plantas que cresceram e produziram satisfatoriamente. Mas a aparência do grão é apenas um item a ser percebido na hora de escolher as novas sementes. Vigor da planta, resistência a doenças bem como produtividade também devem ser levados em conta.

E então, já sabe como plantar milho? Em Portugal é uma tradição muito comum, esperamos que nunca acabe!

<< voltar para Como Plantar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *