Como plantar melancia

Como plantar melancia

Como plantar melancia
4.5 (90%) 2 votes

A melancia é provavelmente um dos frutos mais populares no Brasil e em Portugal, aliás, ela está no TOP 10 dos produtos mais rentaveis e que que mais vendem a nível económico, por isso já temos aqui um excelente indicador da qualidade da melancia.

Existem alguns artigos pela internet a ensinar a como plantar melancia, mas não achei nenhum deles completo e direto.

A maioria apenas tinha muita arte teórica, mas nada de prática. Nenhum falou das sementes, de onde as tirar, como as colocar de molho para darem mais depressa e com mais sabor, a cor dela quando deve ser colhida.. etc.

Visto isto decidimos publicar o nosso próprio artigo para o/a ensinar a semear e cultivar melancia na sua própria casa e/ou em estufa para uma plantação virada para o nível económico.

Melancia (Citrullus lanatus) é o nome de uma planta da família Cucurbitaceae e do seu fruto. Trata-se de uma erva trepadeira rastejante originária da África.

Originária das regiões secas tem um centro de diversificação secundário no sul da Ásia. A domesticação ocorreu na África central, onde a melancia é cultivada há mais de 5000 anos. No Egito e no oriente médio é cultivada há mais de 4000 anos.

DE: Wikipedia – Melancia

Como plantar melancia

Como plantar melancia

Plantar melancia é muito mais que deitar algumas sementes para o chão. Vamos dividir o artigo em duas partes. A primeira vai ser para ensinar a maneira básica de começar o plantio e a segunda vai ser mais específica, com o espaçamento, temperaturas, solo… etc.

Basicamente a segunda parte, que são os fatores que temos de ter em atenção para cultivar melancia, é mais para quem deseja produzir em massa e para vender.

Esta primeira parte com os 5 passos é para quem quer plantar em casa!

Primeiro: Arranje as sementes

As sementes da melancia podem ser arranjadas de duas formas:

  • Compradas no mercado;
  • Extraídas de outra melancia!

Recomendamos que extraia de outra melancia. Mas porquê? É simples!

Assim pode escolher um fruto grande e com boas características e retirar-lhe parte desse ADN para começar a sua plantação da melhor maneira.

Como assim? Se retirar as pibdas (sementes) de uma melancia grande é mais provável que vá ter uma plantação de melancias apenas grandes!

Sendo assim vamos jogar com a “genética” e colher as nossas próprias sementes. 🙂

Segundo: Coloque-as de molho

Antes de mais nada não se esqueça de deixar as sementes a secar ao sol durante 1 a 3 dias.

Após as remover do fruto limpe-as, coloque-as num pano expostas ao sol e apenas as retire quando estiverem completamente secas.

Este é aquele passo que ninguém ensina e que só se aprende experimentando sozinho!

Eu aprendi com a minha mãe um simples truque que reduz para metade o tempo de germinação de qualquer fruto/vegetal/planta que nasça a partir de uma semente.

O segredo é deixar as sementes num copo com água durante 3 dias.

Poderá optar também por colocar em vinho branco, terá resultados ainda melhores!

Isso vai deixar as suas sementes provinhas a germinar, esta é uma dica que vale mesmo ouro pois pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso!

Terceiro: Arranje um terreno e fertilize

Um terreno bem preparado é o que todos precisamos para qualquer tipo de horta.

Comece por arranjar um espaço com no mínimo 2M X 2M, isto porque as ramas da melancia crescem como nunca pensou e conseguem atingir muitos metros de comprimento, o que é bom para a plantação, mas é um fator que temos de ter em atenção na escolha do espaço.

Depois de ter um terreno/solo/espaço escolhido terá de o limpar.

Remova todas as pedras, raízes, obstruções do terreno que veja que podem causar algum tipo de “constrangimento” no crescimento das suas plantas.

Após ter um terreno limpo e sem ervas poderá começar por adubar.

Coloque estrume dos animais no terreno ou adubo comprado em qualquer centro agrícola, qualquer um deles vai funcionar na perfeição!

Quarto: Semeie as sementes

Agora é a melhor parte, vamos passar ao cultivo das sementes de melancia!

Espalhe pelo terreno as sementes e vá cobrindo com pelo menos 4CM de terra.

Após isso recomendo que coloque alguns afasta-pássaros. Para isso poderá utilizar alguns cds ou até mesmo um espantalho, caso não se importe de estar com o trabalho de o fazer!

A minha mãe fazia e era um trabalho bastante engraçado! Eu adorava!

Quinto: Cuide bem delas até estarem crescidas!

Agora é esperar! Elas vão começar a crescer dia após dia e quando elas estiverem grandes o suficiente apenas tem de as colher!

Nunca se esqueça de as regar constantemente, elas gostam muito de agua por isso não deixe o terreno seco durante muito tempo.

Quando elas começarem a ficar amarelas na extremidade de baixo é sinal de que está madura e pronta a colher, e pronto, penso que é tudo!

Fatores que temos de ter em atenção para cultivar melancia

cultivar melancia

Tal como fizemos no artigo de como plantar jiló, vamos apresentar a lista dos fatores mais importantes.

Esta lista de dicas é para quem quer produzir melancia em massa, vamos dar os detalhes mais técnicos para quem quiser ter uma plantação grande de melancias.

Segue a lista e lê o desenvolvimento de cada ponto, é muito importante para quem quer uma colheita final de sucesso!

  • Clima;
  • Ambiente;
  • Solo;
  • Espaçamento;
  • Adubação;
  • Colheita.

Clima

Uma clima que lhe proporcione a luz solar diretamente a bater nas folhas é o ideal para o bom desenvolvimento da melancia.

Escolha um clima quente, mas caso não o consiga poderá optar por cultivar este fruto em estufas, mas lembramos que o sabor nunca é o mesmo quando o clima é simulado, como o caso de estufas com temperaturas reguladas.

Ambiente

Uma temperatura entre 20°C e 34°C é o ideal para o bom desenvolvimento da melancia. Um ambiente com pouca humidade é também indispensável, caso a humidade do ar seja elevada as melancias vão ter mais dificuldades em crescer e em adquirir todas as suas características.

O ambiente esta diretamente relacionado com o clima e são os 2 fatores mais importantes para quem quer saber como plantar melancia, não deixe passar nenhum deles.

Solo

Uma coisa que muita gente deixa passar em relação ao solo é o seu PH.

Em físico-química, o pH é por definição o colog da concentração hidrogeniônica do meio[1][2], que indica a acidez ou basicidade de uma solução aquosa. Soluções com pH menor que 7 são ácidas, e com pH maior que 7, básicas ou alcalinas. A água pura é neutra (pH = 7), sendo assim não é considerada ácida nem básica. Ao contrário do que é comumente dito, o valor do pH pode ser menor que 0 e maior que 14, para ácidos e bases muito fortes, respectivamente.

Wikipedia – PH

O solo deve ter um pH entre 6 e 6,8. Tenha atenção a este fator pois ele é muito importante.

Para além de um ph adequado o solo deve ser bem drenado, fértil, com alta quantidade de nitrogênio e de preferência arenoso.

Se conseguir reunir todas estas condições terá o solo perfeito para o plantio de melancias.

Espaçamento

Espaçamento melancia

O espaçamento varia muito de produtor para produtor, mas vamos colocar aqui os valores de referência disponibilizados por vários agricultores do nosso terreno.

Lembramos que são apenas valores de referência e que nem todos os agricultores utilizam os mesmos, poderá se guiar por estes ou optar por outros.

O espaçamento pode ser de 3M x 3M ou 3M x 2M.

Utilize esses valores que não terá qualquer tipo de problema com o crescimento das melancias.

Adubação

Não nos vamos alargar muito no que diz referência à adubação, isto porque o nosso artigo está a ficar demasiado longo.

A adubação poderá ser feita através de fertilizantes comprados no mesmo local onde compra as sementes ou com estrume dos animais.

Recomendamos comprar o fertilizante no mesmo local das sementes pois os fornecedores das sementes sabem sempre qual o melhor tipo de adubo para os seus produtos.

Caso opte por estrume de animais tenha em atenção que os melhores são de:

  • Porcos;
  • Vacas;
  • Ovelhas.

Colheita

A colheita pode se realizada após 70 a 120 dias da plantação, ou seja, planta e após 70 dias algumas das melancias já vão estar prontas para colher!

É maravilhoso, não é? Apenas 2 a 4 meses e ja tem os frutos do seu trabalho a ficarem prontos a colher!

Para não se induzir em erro e começar a colher sem estarem “no ponto” recomendamos que abra 2 melancias de cada rego de plantação, ou seja, de cada local onde tem um determinado numero de plantações.

Poderá optar por colher ainda um pouco verdes caso sejam destinadas para exportação ou colher logo maduras caso sejam para vender num mercado local, diretamente ao cliente.

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo de como plantar melancias em casa e para comércio.

Qualquer dúvida ou comentário não hesite em perguntar abaixo. Poderá utilizar os comentários ou o formulário de contacto do nosso website, isto caso a pergunta seja mais específica e caso não queira que ela esteja publicada publicamente no nosso site.

Abraço e boa sorte para a sua nova plantação, aposto que vai ter muito sucesso! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *