Como plantar Maracujá

Como plantar Maracujá

Como plantar Maracujá
4.5 (90%) 2 votes

Quem não gosta de frutos tropicais? Não conheço ninguém que não goste, e eu sou uma dessas pessoas que também não gosta!

O maracujá é uma fruta simplesmente maravilhosa, e poder tê-la no nosso próprio quintal é um verdadeiro privilégio, e por isso estamos a escrever este artigo.

Vamos ensinar a como plantar maracujá na sua própria casa, a fabulosa fruta tropical que está a dar que falar por todo mundo devido ao seu sabor característico único, inigualável por outra fruta tropical qualquer.

Vamos esclarecer todas as suas duvidas neste artigo, por isso prepare-se para aprender!

Maracujá é um fruto produzido pelas plantas do género Passiflora da família Passifloraceae. O nome da árvore é também conhecido como Maracujazeiro: é espontâneo nas zonas tropicais e subtropicais da América.

DE: Wikipedia – Maracujá

Preparado/a para aprender a cultivar esta fruta tropical? 😀

Cultivar maracujá vale a pena?

Cultivar maracujá

No nosso último artigo, onde ensinamos a como plantar cenouras, também fizemos uma abordagem semelhante a esta.

Será que vale mesmo a pena plantar maracujá? Se sim, porquê? Porque não comprar no mercado?

Antes de mais deixe-me dizer-lhe que estas são perguntas muito fáceis de responder!

Tal como a maioria das frutas tropicais o maracujá está a ganhar grande fama, e atrás da fama vem os altos preços no mercado.

Já deve ter reparado que o preço do maracujá está extremamente alto, e são poucas as pessoas que tem possibilidades de comprar esta fruta diariamente, por isso porque não plantar você mesmo? Apenas compra uma vez para extrair as sementes, e após isso terá uma fonte inesgotável durante todo o ano, visto que o maracujá produz frutos praticamente o ano inteiro!

Fatores que temos de ter em atenção para cultivar maracujá

maracujá

Tal como fazemos em todos os artigos do Como Cultivar, vamos apresentar a lista dos fatores mais importantes.

Segue a lista e lê o desenvolvimento de cada ponto, é muito importante para quem quer uma colheita final de sucesso!

  • Clima;
  • Ambiente;
  • Solo;
  • Espaçamento;
  • Adubação;
  • Produção.

Como plantar maracujá

Para plantar maracujá precisa em primeiro lugar de arranjar as sementes. Pode comprar um maracujá maduro e remove-las, e após isso deixe-as entre 2 a 3 dias num copo com água.

Este processo de ficar “de molho” na água vai facilitar a sua germinação, fazendo com que as sementes nasçam em até metade do tempo, o que é simplesmente sensacional!

Portanto não deixe passar essa dica caso queira plantar através das sementes que retirar de um maracujá maduro.

Pode também optar por comprar as sementes do maracujá, é também uma boa alternativa, e até mesmo a favorita das pessoas.

Clima

Estamos a falar de uma fruta tropical por isso o ideal é mante-la sempre com sol em cima.

É recomendado temperaturas de pelo menos 17ºC, mas o ideal mesmo é ter temperaturas superiores a 25ºC no local que o for cultivar.

Trata-se de uma planta que cresce e dá fruto durante todo o ano, a não ser que leve com uma época de inverno em cima, pois nesse caso deixa de dar fruto.

Não suporta neve nem frio.

Ambiente

O ambiente esta diretamente relacionado com o clima, ou seja, se o clima estiver bom o ambiente quase de certeza que também está!

Tente manter o maracujá num local onde leve com o sol direto, ou seja, longe de qualquer tipo de sombras.

Nunca se esqueça que estamos a falar de uma fruta tropical, por isso temos de nos lembrar que a base de sobrevivência dela é sol, sol e mais sol.

Solo

O solo deve ser bem adubado e pouco espesso.

Recomendamos sempre ter um solo fértil, bastante adubado e com humidade média.

Não se deve deixar o pé do maracujá ficar cheio de água o dia todo, deve-se regar apenas quando estiver seco e nunca em demasia.

Na adubagem recomenda-se fazer 3 aplicações com 50g/planta/de sulfato de amônia, aos 30, 60 e 90 dias após o plantio.

Espaçamento

As medidas do espaçamento vão depender se está a procura de cultivar maracujá para uso próprio ou se vai cultivar para obter lucros, ou seja, plantar em grande escala.

Caso seja em grande escala os espaçamentos devem ser de 4 x 2m ou 3 x 2 m. Com esses espaçamentos poderemos ter em média de 900 a 1.500 plantas por hectare.

As covas devem ter 30CM de largura, 30CM de comprimento e 30CM de altura.

Caso seja para uso próprio no seu jardim poderá utilizar na mesma esses valores de referência.

Colheita

Normalmente a colheita é realizada em Janeiro e Julho, em dias alternados.

A colheita é semelhante à colheita da azeitona, para isso basta abanar suavemente os ramos da planta com a força necessária para os frutos caírem ao chão, e após isso deve se apanhar todos os frutos do chão.

A produção média está entre 15 a 25 toneladas de frutos por hectare, o que é simplesmente sensacional visto que é uma fruta extremamente cara e que tem imensa saída no mercado.

Concluindo…

Para concluir gostava de dar um pequeno aviso. Tenha cuidado com o mamangava, um inseto capaz de destruir plantações inteiras.

Para o evitar deve deitar inseticidas nas plantas regularmente de modo a que elas não consigam sequer começar a atacar.

Fora isso resta-me desejar-lhe boa sorte para o começo do seu negócio pessoal e/ou para a sua plantação privada de maracujás na sua própria casa para sustento próprio.

Não se esqueça que se está a pensar investir nesta fruta que é um mercado altamente lucrativo e que vale muito a pena o investimento, não é algo arriscado como as bananas (exemplo: As bananas são extremamente difíceis de criar em Portugal e no Brasil, daí o risco associado a elas), é algo bem mais seguro com uma excelente margem de lucro.

Poderá ainda usufruir de vários benefícios do estado para começar o seu negócio, são cada vez mais os apoios oferecidos aos agricultores por este tipo de atividades.

Qualquer dúvida ou opinião não se esqueça de deixar um comentário abaixo, ou caso seja algo mais específico utilize a nossa página de contacto, responderemos o mais depressa possível.

Abraço e boa sorte! 🙂

1 thought on “Como plantar Maracujá”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *