Como Plantar Lichia

Como Plantar Lichia
4.5 (90%) 2 votes

Olá a todos, como estão?

Hoje vamos falar da Lichia, também conhecida popularmente como lecheira, licheira, ou uruvaia! Se está aqui no nosso site é porque quer saber como plantar lichia, não é mesmo? E tem bons motivos para isso!

Os frutos desta árvore são simplesmente soberbos, têm um sabor incrível que nenhum outro fruto é capaz de igualar.

E não, não estamos a exagerar, é mesmo incrível, se ainda não provou desafio-o/a a experimentar, aposto que vai adorar!

O jiló tem ganhado muita fama aqui no Brasil, e pelos melhores motivos! Se tem interesse em aprender a como plantar jiló dê uma olhada no nosso artigo, é ótimo para colocar em qualquer quintal, aposto que também vai amar! 🙂

O que é a Lichia?

Como muita gente conhece a planta apenas pelo formato e não pelo nome vamos esclarecer aqui alguns detalhes sobre a lichia, mesmo antes de a ensinarmos a cultivar.

Litchi chinensis é uma espécie do gênero botânico Litchi, pertencente à família Sapindaceae. É uma árvore frutífera conhecida popularmente como lecheiralicheiralichia[2] ou uruvaia. Os termos também se aplicam ao fruto da árvore. É natural das regiões quentes da Ásia,[3] sendo encontrada principalmente na República Popular da China, Índia, Madagáscar, Nepal, Bangladesh, Paquistão, sul e centro de Taiwan, a norte do Vietname, Indonésia, Tailândia, Filipinas, África do Sul e México. A espécie, algumas vezes, é colocada no gênero Nephelium.

DE: Wikipedia – Lichia

Caso já saiba o que é e algumas das suas utilidades pode avançar para baixo onde mostramos como plantar lichia na sua própria casa.

A Licha é uma planta oriunda da Asia, mas adaptou-se perfeitamente em climas no Brasil, estando agora a vir para cá, já estando presente em vários quintais de muitos Brasileiros.

Temos 3 espécies, a chinensis, phillippenis e javanensis, no entanto vamos falar hoje sobre a Litchi chinensis, pois é a que tem maior valor comercial e é com certeza a espécie que você está a procurar.

Fatores que temos de ter em atenção para cultivar Lichia

Existem diversos fatores que temos de ter atenção. Se quer saber como plantar Lichia de forma a que ele dê frutos de forma simplesmente sensacional tem de seguir todas as nossas dicas.

Terá de ter atenção a:

  • Clima;
  • Ambiente;
  • Solo;
  • Espaçamento;
  • Plantio;
  • Adubação;
  • Produção.

Como Plantar Lichia

Agora é a parte importante, vamos ensinar tudo o que precisa saber para ter uma plantação de Lichia de sucesso.

Pode crer ter uma plantação por motivos econômicos, ou pode simplesmente plantar uma árvore na sua casa para ter sempre este fabuloso fruto na sua mesa, quando bem entender.

Clima

A Lichia adapta-se bem em praticamente qualquer parte do brasil. Ela é oriunda da Ásia, onde os climas são quentes e húmidos, por isso esse é mesmo o tipo de clima recomendado.

Um clima quente e húmido é o ideal.

Queremos relembrar que antes do afloramento a lichia adapta-se melhor em clima frio e seco, mas após desenvolver não terá tanta dificuldade em se adaptar aos climas mais quentes e mais húmidos.

Ambiente

Gosta de sol, mas não exagerado, por isso opte sempre por um local que tenha pouca exposição ao sol, mas não demasiado.

A temperatura ideal situa-se entre os 20 a 35ºC e abaixo dos 15ºC ela deixa de produzir, por isso tenha cuidado para não a submeter a temperaturas muito baixas, caso isso aconteça corre o risco da sua plantação ser em vão.

Solo

A planta pode atingir até 12 metros de comprimento, e as raizes absorventes podem ter até 1 metro de comprimento.

É recomendado um solo húmido, no entanto não pode estar sempre cheio de água se não vai influenciar negativamente o desenvolvimento da planta.

Espaçamento / Plantio

O espaçamento de plantio deve ser de l0 x l0m, permitindo assim colocar 100 plantas por cada hectare, mas se o espaço for reduzido poderá baixar esses valores para 6 x 6m, permitindo assim colocar quase o dobro das plantas.

Caso opte pelas medidas 6 x 6m recomendados que apare a árvore quando ela tiver cerca de 15 anos, caso contrário vão se sobrepor umas sob as outras, prejudicando assim a sua produção de forma catastrófica.

Mantenha um espaço agradável entre elas, e sempre que necessário apare as árvores.

Cada uma necessita do seu espaço para se desenvolver, mais vale árvores mais pequenas mas que tenham uma boa produção do que árvores gigantes que não produzam qualquer tipo de fruto durante todo o ano.

Adubação

A adubação é uma parte extremamente importante e depende do número de plantas que quiser plantar.

Tenha em atenção que a cada 100 kg de frutos deverá utilizar:

  • 90-250g de nitrogênio;
  • 35-50g de fósforo;
  • 240-320g de potássio;
  • 20-60g de cálcio;
  • 2,0-2,5g de cloro;
  • 1,0- 1,4g de sódio;
  • 0,6-1,3g de ferro;
  • 0,4-0,7g de manganês;
  • 0,7-1,0g de zinco;
  • 0,5-1,0g de cobre;
  • 0,3-0,7g de boro.

adubação lichia

Para facilitar o seu trabalho deixamos acima a tabela com os valores de adubação que deve colocar de acordo com o número de plantas que tenha no terreno.

Guarde essa tabela e siga todos os valores à risca, a adubação é uma parte do processo de plantação de lichia extremamente importante.

Produção / Colheita

Agora chegamos á parte mais emocionante, a da produção e colheita, ou seja, a parte em que todo o nosso trabalho dá frutos!

A colheita deve ser realizada uma ver por ano, e dependendo da quantidade de plantas que produz pode-se realizar a colheita durante algumas semanas seguidas.

Recomenda-se colher o fruto ainda um pouco verde para que quando ele chegue à sua mesa esteja no ponto, e não podre!

Esperemos que tenha gostado deste artigo. Qualquer dúvida ou sugestão não hesite em deixar um comentário, teremos todo o gosto em responder, o mais rapidamente possível!

Abraço e boa sorte. 🙂

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *