jiló

Como plantar jiló

Como plantar jiló
4.25 (85%) 8 votes

Como plantar jiló é algo muito procurado atualmente… E vai ficar a perceber o porquê!

Solanum aethiopicum Grupo Gilo, anteriormente denominada Solanum gilo.

O Jiló é fruto do jiloeiro, tem ramos verdes, cilíndricos e pode atingir alturas de 1,5 metros, o que é simplesmente impressionante!

Podem ser consumidos crus, no entanto existem vários pratos bastante famosos utilizando este tipo de fruto pouco conhecido em vários países.

Tem flores brancas e dá frutos que podem ser oblongo, alongado ou quase esférico, conforme a variedade. Mas isso depende muito da sua variedade, mas logo logo vai ficar a saber mais sobre esta fabulosa planta, pois vamos ajudá-lo a cultiva-la!

O jiló (antes Solanum gilo, hoje considerada um grupo de cultivares de Solanum aethiopicum) é o fruto da planta herbácea jiloeiro, muito cultivada no Brasil. O fruto é tem um característico sabor amargo. É originário da África Ocidental.

DE: Wikipédia – Jiló

Fatores que temos de ter em atenção – como plantar jiló

Existem diversos fatores que temos de ter atenção. Se quer saber como plantar jiló de forma a que ele dê frutos de forma simplesmente sensacional tem de seguir todas as nossas dicas.

Terá de ter atenção a:

  • Clima;
  • Ambiente;
  • Solo;
  • Espaçamento;
  • Plantio;
  • Produção;

jiló

Clima

O jiloeiro dá-se bem em climas com muito sol e muita humidade. Ele não aguenta temperaturas muito baixas, pois é uma fruta que gosta muito de sol e temperaturas no mínimo amenas.

Costumamos fornecer vários tipos de temperatura para as várias plantas do site, para cultivar o Jiló vai precisar de o manter entre 20°C e 35°C.

Poderá conseguir estas temperaturas em estufas, mas recomendamos que não o faça para a fruta não perder nenhum do seu sabor único!

Almbiente

Esta planta gosta de muita luz, e odeia o frio, por isso tem de ser num ambiente ameno, tal como referido anteriormente.

Aponte os valores da temperatura, tem de esta entre 20°C e 35°C.

Solo

O solo é uma das coisas mais importantes na hora do cultivo, por isso preste bastante atenção a este ponto.

O solo deve ser drenado, fértil, rico em matéria orgânica. Deite adubos antes de plantar o Jiló, pois em terra seca e com poucas proteínas e vitaminas a planta não vai conseguir sobreviver de modo algum.

Tenha atenção ao PH do solo também, ele deve se manter entre 5,5 e 6,8 por isso nunca fuja muito destes valores se quiser ter uma plantação de sucesso e duradoura!

Espaçamento

Os espaçamentos variam muito, e os que vamos aqui apresentar não são regra geral, ou seja, cada pessoa escolhe o espaçamento que achar melhor.

Caso não tenha experiência nem nenhum espaçamento em mente vamos deixar aqui os valores de referência indicados pelos agricultores da nossa quinta.

Deverá deixar 1 a 1,50 metro entre linhas e 0,70 a 1 metro entre plantas.

Esses são os valores de referência dos nossos agricultores, por isso se os utilizar vai conseguir plantar este fruto com sucesso.

Plantio

A parte mais interessante de todo este processo é que o plantio pode se realizar em qualquer local da sua casa ou da sua quinta.

Normalmente o plantio é realizado em pequenos canteiros ou jardins, mas poderá também ser feitos em pequenos cocos de jornais, e transferidos para terrenos maiores quando tiverem 6 folhas (de semeado para plantado).

Não se esqueça que o solo tem de ter uma boa drenagem e uma textura média.

Produção

Quando falamos em produção estamos a referir-nos a colheita, ou seja, à parte mais emocionante de todo o nosso projeto, pois é neste altura em que todo o nosso trabalho dá frutos, literalmente mesmo 😀

A colheita do jiló inicia-se depois de 80 a 100 dias da sua plantação, ou seja, planta e passado 3 meses já consegue colher os seus saborosos frutos.

Deve se realizar no máximo duas vezes por semana e de preferência com o fruto ainda verde para preservar todo o seu sabor e evitar que se estrague.

Como Plantar Jiló em vasos – vídeo de demonstração

Temos um vídeo para quem pretende fazer todo o trabalho em vasos, e não no seu terreno.

Isto vai ser útil para todas as pessoas que querem ter a planta do jiló mas que não tem possibilidades de conseguir um terreno para esse efeito.

Se é o seu caso recomendamos que assista ao vídeo abaixo, tem todos os passos que necessita para uma plantação de sucesso mesmo dentro da sua própria casa.

<< voltar para Como Plantar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *