Semear goiaba

Como Plantar Goiaba

Como Plantar Goiaba
5 (100%) 1 vote

Sabe como plantar goiaba de forma simples e rápida? Nós vamos explicar como!

A Goiaba é um fruto ainda pouco conhecido em Portugal, mas no Brasil ele já ganhou boas proporções e á existe quem plante para vender.

A sua raridade é má para uma coisa, mas boa para outra. Má porque torna-se difícil conseguir uma boa plantação e boa porque a raridade significa que o valor da mercadoria aumenta.

Caso queira cultivar para consumo próprio ou para vender/exportar para fazer dinheiro a Goiaba é um excelente fruto para isso, vai corresponder a todas as suas expectativas e acho realmente que vale muito a pena.


Informações relativas a Goiaba

Goiaba é o fruto da goiabeira, árvore da espécie Psidium guajava, da família Myrtaceae, originária da América tropical. Ocorre sobretudo no Brasil, nas Antilhas. Atualmente encontra-se bastante difundida no sudeste da Ásia. Wikipédia

A fruta é conhecida por ser facilmente encontrada nos mercados e também por ser altamente nutritiva.

Tem imensos benefícios para a saúde e tem ganho fama a cada dia que passa.

É uma excelente fonte de Vitamina C e antioxidantes, o que faz dela uma ótima fruta contra a imunidade, protegendo assim o seu corpo contra imensas doenças, tais como gripes, resfriados, tosses e muito mais.

Para além disso ingerir goiaba é uma excelente maneira de controlar a pressão arterial, aumentar a produção do sangue, para a saúde dos olhos, contra o envelhecimento, da pele e muito mais!

Sem mais demoras vamos avançar e ver como plantar goiabeira em casa, de forma simples e rápida.


Como Plantar Goiaba / Goiabeira

Vamos mostrar o passo a passo definitivo, bem simples e rápido, que o/a vai ajudar a cultivar a goiabeira a partir das sementes de outra goiaba comprada no mercado.

Qualquer pessoa vai conseguir fazê-lo.

Vai precisar de:

  • Goiabas (depende da quantidade que quer plantar);
  • Terra adubada (de preferência, pode ser terra do seu quinta);
  • Um pote/vaso.

Dica: Na hora da escolha da fruta para a plantação escolha sempre o mais maduro possível. Esta dica não se aplica apenas para este tipo específico de fruta, é praticamente para todas elas.

Com sementes de fruta madura iremos conseguir germinar uma planta de forma muito mais rápida, simples e eficaz.


Primeiro passo: Preparar os materiais

Em primeiro lugar prepare os materiais. Eles estão acima, basta arranja-los e coloca-los prontos.

Agora deite a terra nos vasos, cubra cerca de metade deles com terra.

Antes de avançar terá de preparar as goiabas, para isso basta corta-las as fatias, tal como se corta tomates, exatamente como na imagem abaixo:

Plantar goiaba
Cortar goiaba as fatias

Após ter os vasos/potes meios de terra e as goiabas cortadas as fatias pode avançar para o próximo passo.


Segundo passo: Plantar a Goiaba

Como já deve ter percebido o procedimento para a plantação é bastante simples. Basta cortar o fruto e dispor num vaso, ocupando a base dele toda com rodelas.

Coloque tal como na imagem abaixo:

plantar goiabeira
Dispor goiaba no vaso

É importante referir que deve ocupar toda a base do vaso. Neste caso pode verificar que foram necessárias apenas 3 rodelas para o fazer mas caso o seu vaso/pote seja maior terá de utilizar mais goiaba, até que esteja praticamente coberto.

Feito isso vamos avançar para o terceiro passo!


Terceiro passo: Cobrir com terra

Esta parte é mesmo a mais fácil. Vamos nos limitar a cobrir com cerca de 1CM a 3CM de terra.

Deite cuidadosamente a terra por cima até que todas as rodelas estejam bem cobertas de terra, sem que nenhuma delas fique de fora.

Cultivar goiaba
Cobrir com terra

Importante: Para conseguir germinar a goiaba terá de manter a terra sempre húmida. Ela precisa de humidade para se desenvolver adequadamente, por isso nunca se esqueça de regar a terra com frequência.

Não deixe a terra ficar seca, mal veja isso regue de imediato.

Não coloque em locais com grande exposição ao sol, caso contrário terá dificuldade em germinar a sua plantação.


Quarto passo: Aguardar e ver resultados!

Agora chegou a melhor parte, a parte em que tudo está feito e nos resta aguardar.

De acordo com a minha experiência posso lhe dizer que a germinação das sementes vai demorar entre 14 a 21 dias, ou seja, entre 2 a 3 semanas.

Após isso vai poder ver a semente a sair para fora da terra na forma de planta, e após isso é só continuar a regar e a tratar de tudo.


Quinto passo: Transplante

Este passo não é obrigatório para todos os casos, mas é para a maioria.

Caso a sua goiabeira esteja a ficar demasiado grande para o vaso em que ela está terá de transplantar para um local com mais terra.

Pode optar por um vaso maior ou para um terreno definitivo.

O transplante é muito simples, basta retirar do vaso de origem, com toda a terra agarrada, não arranque a planta de modo algum, e plantar no novo local com mais espaço.


Vídeo extra: Como plantar goiabeira

Para facilitar todo o processo queremos deixar um link de um vídeo do youtube muito importante, onde mostra todo este passo a passo em vídeo.

Tal como fizemos com o artigo de plantar caju, as imagens deste tutorial foram retiradas de um vídeo do Youtube, por isso vamos lhe dar os devidos créditos e publicar aqui em baixo que até lhe pode facilitar o trabalho de como cultivar goiaba.

E então, ja sabe como plantar goiaba?

Esperemos que tenha gostado… Abraço! 🙂

Também interessante:

<< voltar para Como Plantar

1 thought on “Como Plantar Goiaba”

  1. Muito obrigado pelo tuto estava procurando como semear minhas sementes quando encontrei este vidéo ! 😍😍😍😍 vou fazer desde amanha. Obrigado 😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *