Como Plantar Feijão

Como Plantar Feijão

Como Plantar Feijão
5 (100%) 2 votes

Neste artigo vai poder ver um passo a passo de como plantar feijão de forma completamente orgânica. Este tutorial dedica-se às pessoas que querem semear e colher o feijão na sua própria casa ou no seu quintal.

O plantio vai poder ser feito num vaso, num pequeno pedaço de terra, no campo ou no seu jardim.

Um dos feijões mais comuns no Brasil é o feijão preto por isso vamos mostrar algumas imagens da plantação desse tipo de feijão. Ele cresce facilmente no ambiente do Brasil e pode obter excelentes resultados se optar por essa espécie.


Espécies de feijão mais comuns

Feijão é um nome comum para uma grande variedade de sementes de plantas de alguns gêneros da família Fabaceae. Proporciona nutrientes essenciais como proteínas, ferro, cálcio, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras. Wikipedia

Caso você queira semear feijão existem diversas variedades para escolher. Abaixo ficam as mais comuns do Brasil:

  • Feijão preto;
  • Feijão manteiga;
  • Feijão trepador;
  • Feijão verde;
  • Feijão catarino;
  • Feijão frade.

O tutorial que vamos mostrar serve para qualquer um deles, apenas tem de ter em atenção a semear feijão trepador pois precisa “estacar” com um pau ou amarrar com um fio para ele poder crescer livremente pois caso ela fique no chão não vai ter uma produção de qualidade.


Como plantar feijão

Vamos apresentar a forma mais simples de plantar feijão na terra!

Para começar vai precisar de um vaso com alguma terra e fertilizante caseiro (não é obrigatório!).

Após isso basta ter o feijão seco.

Faça um pequeno buraco na terra, meta lá o feijão e cubra com terra. É tão simples quanto isso! Pode colocar o número de feijões que quiser desde que não fiquem uns em cima dos outros. Faz os buracos com uma distância de pelo menos 7 a 10 Cm.

Como plantar feijão
Colocar feijão na terra

O processo de crescimento é extremamente rápido! Em apenas 4 dias já vai poder começar a observar algumas raízes a saírem do feijão que plantou!


Rega

Após semear o feijão na terra terá de ter em atenção à sua rega. O feijão gosta de um clima quente e recomenda-se que apanhe entre 4 a 5 horas de sol por dia.

A terra tende a secar devido ao calor por isso recomenda-se regar todos os dias, não exagerando para a terra não ficar completamente lamacenta.

A quantidade de água vai depender da quantidade de feijões que tiver plantados.


Adubação

Existem duas adulações, a primeira que coloca logo na terra mal planta o feijão, e a segunda que deve colocar na terra cerca de 20 a 30 dias após o plantio. Isto porque após esses dias ele vai começar a formar flor e a vagem e uma ajuda extra pode acelerar este processo!

Como semear feijão
Terreno adubado com casca de ovos

Para adubar pode utilizar:

  • Casca de ovos;
  • Farinha de ossos;
  • Fertilizante fórmula 10 – 10 – 10

Tenha em atenção que todos estes produtos são o mais orgânico e naturais possíveis! O Fertilizante é do mais leve que existe.

Basta misturar os 3 fertilizantes na terra e regar para que eles se infiltrem adequadamente.

Aprenda a plantar também:


Colheita

Após plantar, regar diariamente e fertilizar passado 20 a 30 dias basta continuar a esperar até cerca de 80 dias (no total, desde o seu plantio).

Após 80 dias o feijão já vai ter dado uma vagem e já vai estar seca, pronta a colher, tal como pode observar na imagem abaixo:

Colheita do feijão
Colheita do feijão

Agora chegou a parte mais empolgante! Colher o feijão e retirar de dentro da casca!

Para isso basta arrancar cuidadosamente todas as vagens da planta e em seguida abrir para retirar todos os feijões.

Neste caso que estamos a mostrar deu cerca de 200 gramas de feijões de apenas 2 feijoeiros, mesmo um deles tendo sofrido bastante com algumas chuvas fortes.

Veja o resultado final abaixo…

Apanha do feijão
Abrindo o feijão

Como plantar feijão –  Vídeo

Todo este tutorial foi feito com a ajuda de Isaac, ele disponibilizou um vídeo no Youtube com o passo a passo completo de como plantar feijão em casa. Recomendamos que assista caso tenha dificuldade em seguir todo o tutorial em texto.

Desejamos-lhe toda a sorte do mundo para si e para a sua horta em casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *