coentros

Como plantar coentros

Como plantar coentros
4.33 (86.67%) 3 votes

Já ajudamos dezenas de pessoas a fazer as suas próprias plantações em casa, e temos recebido vários pedidos para ajudar a cultivar algumas especiarias em casa.

O cultivo de especiarias é bastante procurado, isto porque cada vez são mais caros nos mercados habituais e também porque qualquer pessoa o pode fazer.

Para isso basta ter um pouco de terreno e alguma força de vontade. Existem até algumas pessoas que deitam terra em pequenas caixas e fazem assim as plantações.

Neste artigo vou ensinar a como plantar coentros, de forma simples, rápida e eficaz.

Vou mostrar também todos os fatores que precisas saber para ter sucesso, pois o tempo, rega e outros fatores influenciam muito no desenvolvimento das plantas.

Gostavas de ter as tuas próprias alfaces? Sem ser necessário comprar as do super mercado cheias de químicos e conservantes? Então vê o nosso artigo e aprende a cultivar alfaces de forma simples, rápida e eficiente.

Existem vários fatores que temos de ter em atenção. Vamos enumerar todos eles e fazer um pequeno desenvolvimento para cada um.

Fatores que temos de ter em atenção para cultivar coentros

Tal como fazemos em todos os artigos do Como Cultivar, vamos apresentar a lista dos fatores mais importantes. Segue a lista e lê o desenvolvimento de cada ponto, é muito importante para quem quer uma colheita final de sucesso!

cultivar coentros

Fatores a ter em atenção:

  • Clima;
  • Ambiente;
  • Solo;
  • Espaçamento;
  • Plantio;
  • Produção;

Vamos falar acerca de cada um deles, de modo a que seja mais fácil para si organizar todas as ideias e tornar assim tudo o mais simples possível.

Clima

O clima para plantar coentros pode ser praticamente qualquer um. Eles suportam quase todo o tipo de temperaturas, excepto temperaturas extremamente baixas.

Se tem um local com um clima ameno, com temperaturas ambiente normais e equilibradas pode arriscar que vai ter sucesso!

Apenas tenha atenção que eles não se dão em ambientes extremamente frios, como por exemplo a neve, não conseguem sobreviver com ela, vão acabar por queimar.

Ambiente

Tal como no clima não tem muita influência. Podem ser cultivados com grande quantidades de sol, pouco sol, com alguma sombra e com pouca sombra.

Mas já se deve estar a perguntar: “Mas alguma diferença tem que ter, ou não!?”

É verdade, tem diferença sim! Se cultivar coentros em locais com grande exposição ao sol eles vão se desenvolver mais rapidamente e vão adquirir melhores características, ou seja, sabor mais intenso e refinado.

Para concluir o ambiente é recomendado plantar ao sol, pois assim conseguirá fazer a melhor colheita da sua vida!

Solo

Os coentros não são muito esquisitos, porém convém ter sempre um solo bastante fertilizado.

Ele é uma planta rústica, por isso praticamente qualquer tipo de solo serve, por isso não tem quaisquer tipo de desculpas para não começar a produzir ainda hoje!

Espaçamento

O espaçamento não é importante. Provavelmente vai plantar os coentros através das jaquetas de sementes que compra no super mercado.

Ao fazer isso tente espalhar bem as sementes pela terra, tal como se fosse salsa, e eles vão fazer o trabalho todo por si.

Não esteja preocupado/a com o espaçamento pois não é mesmo importante neste caso, basta não deixar todos tortos e/ou todos em cima uns dos outros, mas isto com algum bom senso nunca se faz, não é mesmo?

Plantio

Uma dica que vai ajudar na germinação dos coentros é deixa-las num copo com água cerca de 2 a 3 dias.

Isso vai fazer com que a germinação seja mais rápida e eficiente, pois se deitar as sementes diretamente na terra sem qualquer tratamento (como o de deixar 2 a 3 dias na água) pode enfrentar um tempo de espera muito mais elevado, por vezes o dobro.

Semeie as sementes até 1CM de profundidade e num local definitivo pois os coentros não suportam bem os transplantes.

À medida que eles forem crescendo vai notar que vão aparecer algumas ervas “invasoras” no seu meio. É importante arrancar todas elas pois, caso não o faça, elas vão acabar com a sua plantação de coentros.

Esta é uma dica simples e rápida, mas que pode fazer toda a diferença!

Produção/Colheita

A colheita pode levar de 30 a 70 dias depois da germinação.

Tal como referido acima, demora menos tempo se colocar as sementes de molho em água. Caso faça isso poderá esperar um tempo de colheita em apenas 30 dias, caso não o faça vai enfrentar um tempo de colheita superior, que pode chegar até aos 70 dias.

Após isso basta aproveitar e usar bem esta fabulosa erva aromática na sua cozinha!

Vai ter coentros naturais sempre que quiser, de forma quase gratuita, sem qualquer tipo de produtos químicos e/ou conservantes, que apenas prejudicam a nossa saúde.

Se tiver alguma dúvida relacionada a este ou outros artigos deixe um comentário, a nossa equipa de agricultores vai responder o mais depressa possível a todas as suas questões relacionadas com esta matéria.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *