Como Plantar Chuchu

Como Plantar Chuchu

Como Plantar Chuchu
4.5 (90%) 2 votes

O Chuchu é uma fruta-hortaliça que ainda não tem muita fama devido ao desconhecimento das suas características contra várias doenças, tais como hipertensão, problemas renais, urinários e muito mais.

Para além de ser extremamente rico em águas e fibras é um excelente complemento para várias dietas, e é aí que ele se está a expandir.

Para além de ser algo extremamente simples de plantar é algo que também se desenvolve muito rapidamente e facilmente, e para que isso aconteça basta existir apenas alguma sobra e um local por onde ele possa trepar.

Ainda me lembro dos Chuchus que a minha mãe plantava, ela colocava-os perto de alguma árvore e eles cresciam como nunca vi! Trepavam a árvore até ao cima e davam centenas de chuchus apenas a partir de 1 única semente.

É algo que dá muito pouco trabalho, por isso vale a pena.

Sechium eduleé uma hortaliça-fruto, ou seja, um vegetal da categoria dos frutos, conhecido pelos nomes comuns de chuchumachuchocaiota (Açores) e pimpinela (ilha da Madeira). Existe em abundância na ilha da Madeira, principalmente junto aos cursos de água (ribeiras e nascentes). Em países latinos é conhecido como Chayote, enquanto em países de língua inglesa é conhecido por christophene, vegetable pear, mirliton, choko, starprecianté, citrayota, chow chow (India) or pear squash.

DE: Wikipédia – Chuchu

Vale a pena o plantio de Chuchu?

Vale a pena o plantio de Chuchu?

Saber como plantar chuchu não é nada de especial, pois o processo é simples, e só esse “baixo” risco já faz valer a pena!

Vale muito a pena pois uma única semente é o suficiente para uma “árvore” gigantesca que dá centenas desses frutos.

Quem não gosta de os comer, ou porque não gosta do sabor ou dos efeitos, poderá utilizar para dar aos animais, tal como a minha mãe fazia, e ainda faz.

Pode cozer e dar aos porcos, galinhas, ovelhas, coelhos e muito mais.

Mesmo que não seja para consumo próprio, cultivar chuchu vale muito a pena devido à sua simplicidade e a quantidade de frutos que uma só árvore consegue originar.

Fatores que temos de ter em atenção para cultivar Chuchu

Tal como fazemos em todos os artigos do Como Cultivar, vamos apresentar a lista dos fatores mais importantes.

Segue a lista e lê o desenvolvimento de cada ponto, é muito importante para quem quer uma colheita final de sucesso!

  • Clima;
  • Ambiente;
  • Solo;
  • Espaçamento;
  • Adubação;
  • Colheita.

Como plantar Chuchu

Cultivar chuchu

Vamos explicar cada um dos pontos acima, servem para as pessoas que querem colocar apenas um Chuchu no quintal ou para quem pretende produzir em massa para vender, por isso esteja atento/a a todos os detalhes.

Clima

O clima que o chuchu gosta é de climas amenos, nem muito sol nem muito frio. A neve é horrível para o seu desenvolvimento, por isso caso esteja neve no local onde vai começar o seu plantio é melhor não começar este projeto.

Para além da neve as chuvas fortes e ventos extremos tem a capacidade de arrancar a flor que dá origem ao fruto, fazendo com que não nasça nenhum fruto.

Ambiente

Uma temperatura entre 15 ºC e 25 ºC é o ideal para o bom desenvolvimento deste fruto.

Recomendo plantar num local com alguma exposição ao sol, mas pouca, isto porque a “árvore” do chuchu gosta de sombra, assim elas desenvolve-se adequadamente e com frutos maiores e de melhor qualidade.

Se vive em Portugal ou no Brazil poderá plantar sem qualquer problema, em principio o seu crescimento não será afetado pelas baixas/altas temperaturas.

A minha mãe é de Portugal e todos os anos planta alguns chuchus, e mesmo regando poucas vezes e tendo poucos cuidados eles desenvolvem-se de forma simplesmente surpreendente!

Solo

Solo adubado é praticamente indispensável para qualquer tipo de plantação.

Se preferir pode utilizar adubo comprado em qualquer centro agriculto, cinzas de fogueira, ervas a apodrecer ou estrume dos animais.

A minha mãe sempre utilizou estrume dos animais para fertilizar as terras, e deita sempre no local onde planta o chuchu, e os efeitos são arrasadores, muito bom mesmo!

Espaçamento

O espaçamento vai depender muito de como você os planta. Poderá plantar numa estrutura própria (tipo uma estufa) ou a beira de árvores onde eles se possam agarrar e trepar até não conseguirem mais.

Seja qual for a sua opção deixamos a parte do espaçamento ao gosto de cada um.

Os chuchus nascem tipo abóboras, da rama, por isso poderá utilizar um espaçamento semelhante.

Colheita

Poderá realizar a colheita entre 80 a 150 dias após ter feito a plantação.

Neste altura o chuchu já deve estar totalmente desenvolvido e pronto a colher e comer.

Se preferir que o fruto fique mais maduro deixe atingir os 150 dias, caso pretenda colher mais verde poderá começar a colher quando eles fizerem 80 dias após terem sido plantados.

Lembramos que cada caso é um caso e que devido a uma grande variedade de fatores a colheita pode ser influenciada positiva e negativamente umas em relação as outras.

Se o ambiente, temperatura e solo forem os adequados eles desenvolvem-se mais rapidamente, e o contrário também acontece claro.

Concluindo…

Já sabe como plantar chuchu? Este foi um artigo pedido de um senhor que leu o nosso outro artigo de como plantar cebola de cabeça, se estiver interessado/a poderá dar lá uma olhada também.

Lembramos que o plantio deste fruto é extremamente fácil e qualquer pessoa o pode fazer na sua própria casa, por isso se está a pensar começar a sua própria horta não existe nada melhor que o Chuchu!

Caso não goste do sabor e/ou dos seus efeitos poderá utilizar também para alimentar os animais, poderá dar-lhes cru ou cozido, normalmente eles adoram o sabor!

Esperamos que tenha gostado deste tutorial de ajuda e que tenha aprendido de uma vez por todas a como ter a sua própria plantação, na sua própria casa (ou quintal claro!).

Se tiver qualquer dúvida ou opinião pessoal a fazer poderá utilizar os comentários abaixo para a expor. Caso seja algo mais específico e não queira que se torne público poderá optar também por utilizar o nosso formulário de contacto.

Vamos tentar responder num prazo máximo de 24 horas.

Abraço e boa sorte na sua plantação de Chuchu! 🙂

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *