como plantar cenouras

Como plantar cenouras

Como plantar cenouras
4.5 (90%) 2 votes

Quem adora cenouras? Eu, e você também, não é mesmo?

É impossível não gostar visto que pode ser preparada de diversas maneiras, possíveis e impossíveis, e é sem dúvida alguma uma das hortaliças mais adoradas em todo o mundo, e com bastantes motivos para isso, não é mesmo?

No nosso site gostamos de ensinar a cultivar algumas das frutas, especiarias, flores e vegetais mais utilizados nas vossas cozinhas, isto porque alguns deles nem sempre estão disponíveis no mercado (pelo menos com a qualidade que desejamos) e também porque quando estão o preço nem sempre é do nosso agrado.

Já viu como é bom precisar de uma cenoura e poder ir buscar ao nosso quintal? Sem pagar nada por isso e a saber que está a comer o que é seu?

Uma das grandes vantagens de plantar em casa é isso mesmo, é que assim sabe o que come e sabe que os alimentos que está a comer, e a dar aos seus filhos e familiares, não estão cheios de produtos químicos que nos fazem um mal terrível à saúde.

Vamos ensinar a como plantar cenouras tenras e grandinhas (grandes) com u sabor único!

Existem diversos tipos de cenouras… Quais as melhores?

Tal como referido no sub-título acima existem diversos tipos de cenouras, mas o modo como as plantamos praticamente não varia de umas para outras.

Temos as mais compridas, as mais curtas e as mais larguinhas e gordinhas.

Isso depende do tipo de cenoura que comprar para semear e/ou plantar.

Recomendamos sempre que escolha o tipo de cenoura que mais utiliza em casa, pois estará a plantar par utilizar na sua cozinha e uma das vantagens de ter o seu próprio quintal é escolher aquilo que vai plantar para depois comer.

Fatores que temos de ter em atenção para cultivar cenouras

Tal como fazemos em todos os artigos do Como Cultivar, vamos apresentar a lista dos fatores mais importantes. Segue a lista e lê o desenvolvimento de cada ponto, é muito importante para quem quer uma colheita final de sucesso!

cultivar cenouras

Fatores a ter em atenção:

  • Clima;
  • Ambiente;
  • Solo;
  • Espaçamento;
  • Plantio;
  • Produção;

Clima

A temperatura ideal para plantar cenouras é entre 16°C e 22°C, mas aguentam temperaturas inferiores sem qualquer problema.

Uma das grandes vantagens das cenouras é que se aguentam em baixas temperaturas, isto porque a folhagem de cima pode morrer, mas a raiz (que é a cenoura!) continua viva e a desenvolver-se.

Apenas não se recomenda plantar cenouras se a temperatura for inferior a 7ºC, mas estas temperaturas dificilmente se atingem no Brasil e em Portugal, por isso pode ficar descansado/a.

Tenha também atenção que não é recomendado fazer a sua horta de cenouras se as temperaturas do local onde as vai colocar ultrapassar os 30ºC, isto porque elas vão crescer na mesma, mas o sabor da raiz pode desaparecer, ficando assim com umas cenouras sem sabor!

Para quê ter um quintal em casa se os nossos “rebentos” não têm sabor? 😀

Por isso tenha bastante atenção ao clima!

Ambiente

Tal como já deve ter reparado o ambiente está diretamente associado ao clima. O ambiente ideal para as suas cenouras é mesmo ao sol.

Poderá optar por colocar a sua plantação um pouco á sombra, mas nunca demasiado pois elas não gostam de temperaturas muito baixas, tal como foi falado acima.

Mantenha-as sempre entre os 16ºC e os 22ºC e terá a melhor plantação de cenouras da sua vida! Quer apostar? Experimente e depois vai ver como os nossos agricultores têm razão!

Solo

O solo deve ser leve, profundo e rico em matérias orgânicas.

Quando falamos num solo leve estamos-nos a referir a um solo limpo, sem quaisquer tipo de pedras nem ramificações pelo meio, isto porque como a cenoura é raiz qualquer tipo de obstrução na terra pode resultar num mau desenvolvimento dessa mesma raiz.

Se quer ter cenouras direitinhas terá de optar por um solo leve, profundo e rico em matérias orgânicas.

Limpe sempre todas as pedras e raízes do local, não se esqueça disso pois é algo fundamental que muitas pessoas deixam passar.

Espaçamento

Elas devem ficar a uma profundidade de 23 cm e espaçadas em filas com uns 15 cm de separação entre cada uma.

Esses são os valores de referência recomendados pelos nossos agricultores, porém podem ser ligeiramente alterados por si.

Muitas pessoas gostam de utilizar os seus próprios valores de espaçamento, e não existe nada de mal com isso, pois a vantagem de termos a nossa própria horta é podermos fazer as nossas próprias regras e obter frutos de todo o nosso fabuloso trabalho.

Plantio

As sentes tem de ser semeadas/plantadas diretamente no local, pois não se costuma passar cenouras de uma terra para outra após ela se desenvolver, elas não lidam bem com mudanças.

Poderá cultivar num jardim/horta ou em vasos.

Muitas pessoas optam por vasos e/ou pequenos locais devido à falta de espaço para plantar, e por vezes porque moram em apartamentos, e se for o seu caso poderá perfeitamente fazer uma pequena caixinha ou utilizar um vaso para cultivar as suas cenouras.

O resultado vai ser brilhante, para além de ter umas cenouras lindas e saborosas vai ter também um vaso bem enfeitado que até vai dar vida à sua casa! 🙂

Produção / Colheita

Normalmente pode iniciar a colheita após 60 dias da plantação, mas esse prazo por ser mais longo/curto dependendo do tipo de cenoura que decidir plantar.

O prazo normal é de 60 a 120 dias. A colheita é realizada uma vez por ano, e para a fazer basta arrancar a cenoura pelas ramificações superiores, com bastante cuidado que é para as ramas não partirem e deixarem a raiz (a cenoura) na terra.

Após fazer todo este trabalho vai obter umas maravilhosas cenouras para utilizar em todos os seus cozinhados!

E de uma coisa pode ter certeza, nunca vai provar cenouras tão tenras e saborosas como as que você própria/o planta na sua casa.

Se tiver qualquer dúvida ou comentário os nosso agricultores terão todo o gosto em responder, basta deixar abaixo.

Abraço e boa sorte com a sua horta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *