como cultivar cebolas

Como plantar cebola de cabeça

Como plantar cebola de cabeça
4.6 (92%) 5 votes

Este vai ser um dos artigos que vai dar mais gostos escrever pois plantei imensas cebolas com a minha mãe quando era novo, e se existe coisa que eu domino é a agricultura.

Costumo saber diversos truques de plantio pois aprendi a ver e a fazer, fui descobrindo por mim próprio e com os meus truques que ia aplicando e vendo se dá certo.

Se quer aprender a plantar cebola de cabeça está mesmo no local certo pois não lhe vou passar uma teoria de “enche chouriços” com montes de coisas inúteis, vou direto ao assunto para que tenha o melhor cultivo de sempre!

Caso esteja a começar a sua horta recomendamos que tenha presente várias plantas caseiras indispensáveis na sua cozinha. Poderá conferir um dos nossos últimos artigos onde ensinamos a como plantar cenouras, aposto que vai adorar!

Vamos dar as dicas, começando do zero, apenas com a semente, desde o semeio da cebola até à sua plantação e colheita.

Como plantar cebola de cabeça – Passos necessários

Existem alguns passos necessários para este plantio, desde as sementes até à colheita, vamos mostrar todos eles, por ordem.

  • Semear as sementes da cebola;
  • Colher quando estiverem grandes;
  • Transplantar para um terreno maior;
  • Plantar, regar, tratar e colher!

Vamos começar por ordem…

Semear as sementes da cebola

Semear as sementes da cebola

Estou a partir do principio que você não percebe nada disto e que quer começar do zero. Pode comprar logo cebolas para plantar ou pode semear a sua semente e plantar da sua colheita, o que eu acho formidável e mais recomendado.

Primeiro precisa arranjar as sementes, poderá comprar em qualquer super mercado.

Após isso terá de arranjar um pequeno pedaço de terra, e tratar o terreno antes de deitar lá as sementes.

Recomendo que tire todas as ervas e que deixe a terra sem nada a obstruir, tal como paus, pedras e/ou outras raízes de outras árvores que lá tenha plantado.

Após ter o terreno preparado espalhe as sementes que comprou na terra, e de seguida com a ajuda de um pequeno “enxinho” (é assim que se chama na minha terra) espalhe terra por cima das sementes, de modo a cobri-las por completo (deve deitar pelo menos 1 CM de terra por cima das sementes).

Após isso basta regar 4 a 5 vezes por semana.

Cuidados especiais a semear cebolas

Um cuidado que deve ter são os pássaros, eles adoram terreno semeado porque sabem que existem sementes para eles comer.

Faça uma pequena cobertura ou coloque algumas bancos folheados em cima do terreno de modo a evitar que eles lhes levem as sementes todas.

Colher as cebolas das sementes quando estiverem grandes

Após cerca de 4 a 8 semanas terá pequenas cebolinhas no seu talho de cebolas, e quando isso acontecer terá de as transplantar pois vai notar que elas vão nascer todas em cima umas das outras.

Para isso arranque uma a uma e junte-as todas, mas apenas faça isso quando estiver com disposição de as transplantar pois não as deve deixar durante a noite fora da terra.

Elas podem ser removidas quando tiverem cerca de 10CM, mas o tamanho depende muito da pessoa, se quiser mais grande espere que cresça e pronto, é simples!

Após colhidas podemos avançar para o próximo passo.

Transplantar para um terreno maior

Agora que as cebolas começam a desenvolver-se temos de lhe dar mais espaço para que elas consigam ficar maiores e bem ao nosso jeito!

Para que isso aconteça das precisam de terra em fartura, e como tal vamos ter que transplantar par outro local.

Prepare o terreno tal como fez anteriormente, e abra regos e coloque as cebolas com um espaçamento de 5CM a 15CM entre cada uma.

Poderá adubar o terreno antes de transplantar, assim elas vão crescer mais rapidamente e ainda maiores e mais fortes.
Aproveite esta dica, ela vale ouro!

Após isso basta cobrar a cabeça delas com terra e está feito!

Transplantar para um terreno maior

Pode ver na imagem como tem que fazer.

Pode reparar que tem uma espécie de cinza branca nos regos, isso é cinza de fogueira, é um excelente fertilizante que pode utilizar para aumentar o ritmo de crescimento do seu cebolo.

Plantar, regar, tratar e colher

Agora que já está tudo a postos e as cebolas estão no rego terá de cuidar delas com todo o cuidado possível!

Na verdade o trabalho não é muito pois basta regar e ir tirando algumas ervas que aparecem no seu caminho.

Regue pelo menos 1 vez por dia, caso o tempo seja quente, caso não seja poderá regar de 2 em 2 dias ou de 3 em 3 dias.

Não mantenha os regos sempre encharcados, mas também não os mantenha muito tempo secos.

Se a rama da cebola estiver verdinha é sinal que elas estão com saúde, caso esteja a ficar amarela é sinal que precisam de mais água e/ou provavelmente algum adubo.

Como saber quando colher?

Já sabe como plantar cebolas de cabeça, certo? Então agora tem de saber quando é a altura ideal para as colher.

Na verdade é bastante fácil da saber, para isso basta ver a sua rama.

Quando ela está muito grande significa que a sua raiz também está e o que tem de fazer é arrancar uma ou duas para verificar como está o seu crescimento.

Deverá colher todas elas e deixar a secar cerca de 3 dias ao sol, isto para secar a rama da cebola e poder fazer cabos, de modo a colocá-las todas “em fila”, tal como vai poder ver na imagem abaixo:

Como plantar cebola de cabeça

Os “cabos” são opcionais, mas é a maneira mais simples e correta de as organizar de modo a que não andem todas espalhadas pelo chão.

Existe também quem faça “cabos” mais simples, junta a rama de um molho de cebolas e amarram-na com um fio ou com uma fiteira, e fica pronto!

Para quem não tem o talento de conseguir fazer os cabos pode fazer como na imagem abaixo, junte todas as ramas e depois é só amarrar!

cultivar cebolas

E que tal, gostou do artigo?

Esperamos que sim! Caso tenha qualquer dúvida ou sugestão para fazer não hesite em comentar abaixo, teremos o maior gosto do mundo em lhe responder. 🙂

Abraço e muito boa sorte com a sua horta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *