Como plantar Caju

Como plantar Caju
5 (100%) 2 votes

O Caju é extremamente popular no Brasil, isto porque lá têm as condições ideais para o seu plantio, o que é muito bom!

O cajueiro é muito nutritivo e tem ganhada fama a cada dia que passa devido ao seu alto teor em proteínas, minerais, cálcio, magnésio, ferro e muitos outros.

É mesmo por causa disso que decidimos fazer um post a ensinar a como plantar Caju, isto porque muitas pessoas querem ter o seu próprio cajueiro em casa mas não sabem como o fazer.

Como o fruto tem ficado cada vez mais caro nos mercados locais é importante ter a nossa própria plantação, assim vamos lá quando queremos e temos uma fonte de Caju quase inesgotável e praticamente de graça.

Este vai ser um tutorial passo a passo com várias imagens a mostrar todo o processo da plantação, caso não perceba alguma das etapas vai também poder ver um vídeo de ajuda que será muito útil para todo este processo.

Vai ser tudo muito prático, esperemos que goste! Sem mais demoras comece a ler e a fazer a sua experiência para ter uma pequena árvore de caju o mais depressa possível! 🙂

Informações acerca do Caju

Tal como referimos acima o Caju tem vários poderes a nível medicinal.

Já referenciamos a maioria deles pelo que não vamos expandir muito este tópico.

O mais importante a reter é que ele gosta de climas tropicais, extremamente quentes, e que se tiver esse tipo de clima onde você mora ele vai desenvolver lindamente.

Ele cresce muito pelo que vai precisar de muito espaço, não é recomendado plantar num apartamento a não ser que tenha espaço suficiente para o seu crescimento.

Como plantar Caju

Vamos mostrar a plantação através de 3 cajus comprados na feira, frescos de preferência.

Primeiro passo: Comprar 3 Cajus e descascar

Tal como pode ver na imagem acima, são esses mesmos.

Após os comprar terá de retirar a castanha dele, corte em volta do fruto e retire o interior sem danificar, caso contrário não vai obter nenhuma planta.

Após isso terá de arranjar 3 recipientes com terra. A mistura que recomendo é alguma terra bem fértil e algum adubo.

Caso não tenha nenhum tipo de adubo pode até utilizar cinzas da fogueira, vai funcionar na perfeição, esta dica vale ouro!

Segundo passo: Plantar as castanhas retiradas do fruto

meter caju nos recipientes

Como pode verificar na imagem acima terá de colocar as sementes dentro dos recipientes e cobrir com cerca de 1CM de terra.

Lembre-se de colocar com a parte que está virada para o caju virada para baixo, assim o seu crescimento será mais natural e espontâneo. Caso não consiga identificar a parte de cima e a parte de baixo veja o rabinho que sai da semente.

Terceiro passo: Regar com abundância e esperar

Após ter feito todos esses passos acima já tem 3 cajus prontos a brotar!

Mas como qualquer planta do mundo ele precisa de água, por isso mesmo no final deste processo regue com água em abundância, tal como vai poder ver na imagem abaixo.

Regar com abundância e esperar

A parte mais trabalhosa já está feita!

Agora terá de esperar entre 1 a 2 semanas para que os resultados comecem a aparecer.

Quarto passo: Esperar e analisar

Agora é a parte em que apetece ver a semente todos os dias! O que terá de fazer é extremamente simples, é apenas ir analisando todos os dias e verificar o crescimento da sua planta.

Ao fim de uma semana vai poder verificar que já começam a sair algumas raízes da castanha, esse é um ponto positivo pois é sinal que ela está a brotar e está saudável.

Pode verificar, na imagem abaixo, como começa a ficar após 1 semana de estar plantada.

Esperar e analisar Caju

Espere, e espere e espere mais… E vá sempre analisando!

Passado cerca de 2 a 4 semanas vai poder verificar uma espécie de “raiz” verde a sair de dentro da castanha, quando estiver assim é sinal que a fruta está saudável.

Veja abaixo um exemplo:

Como pode reparar através da imagem acima aquela parte exterior, uma espécie de casca, vai saindo aos poucos e vai acabar mesmo por cair.

Quando isso acontecer não se preocupe pois é normal! Faz parte do crescimento e desenvolvimento do caju, da parte do semear até ao plantar vamos enfrentar diversas fases de crescimento, essa é uma delas.

Quinto passo: Mudar de vaso

Este passo acontece quando o fruto começa a ficar demasiado grande para os recipientes pequeninos em que você os colocou.

Quando isso acontecer terá de encher um vaso grande com terra (a mesma terra que utilizou para os pequenos recipientes) e remover cuidadosamente o caju do recipiente pequeno (retire tipo um bolo, não arranque, retire-o com toda a terra junta) e plante no vaso grande.

Confira a foto final da nossa experiência!

Mudar caju de vaso - transplantar

Após o transplante estar terminado o caju vai se desenvolver de forma simplesmente sensacional!

Vai crescer rapidamente e vai obter um resultado semelhante ao da imagem acima.

Esperamos que tenha gostado deste nosso tutorial! Queremos avisar que ele foi retirado de um vídeo do Youtube, por isso vamos lhe dar os devidos créditos e publicar aqui em baixo que até lhe pode facilitar o trabalho de como plantar caju na sua própria casa a partir do caroço.

Esperemos ter ajudado! Qualquer dúvida ou comentário não hesite em deixar nos comentários abaixo ou no formulário de contacto do nosso website.

Abraço e boa sorte com a semente do seu abacate, aposto que vai ter sucesso! ?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *