Como plantar batata doce

Como plantar batata doce
4.5 (90%) 2 votes

Já toda a gente ouviu falar da batata doce, e aposto que foi pelos melhores motivos, não é mesmo?

Ela tem ganho cada vez mais fama em Portugal e no Brasil, e isto porque é um excelente alimento que queima gordura gradualmente e naturalmente, sendo jia utilizadas na refeição de muitos atletas de topo.

Com toda esta fama a subir é cada vez mais a procura de informação acerca desta hortaliça, são cada vez mais as pessoas que a querem cultivar no seu quintal, pois elas estão cada vez mais caras nos mercados locais e nada como ter uma bela horta de batata doce perto de casa para ir lá colher sempre que for necessário.

O plantio de batata doce é talvez um dos mais interessantes que vamos colocar aqui no site, isto porque para a plantar é necessário um processo um pouco trabalhoso para que a nossa horta tenha sucesso.

batata-doce (Ipomoea batatas), também chamada batata-da-terrabatata-da-ilhajatica e jetica,[1] é uma planta da família das convolvuláceas, da ordem das Solanales (a mesma da batata, do tomate, das pimentas etc.). Originária dos Andes, se espalhou pelos trópicos e subtrópicos de todo o mundo.

DE: Wikipedia

Vale a pena o plantio de batata doce?

Vale a pena o plantio de batata doce?

Existem dois tipos de plantio de batata doce, o plantio das pessoas que apenas o fazem para consumo próprio e o plantio para aquelas pessoas que o fazem por motivos económicos, ou seja, plantar para vender.

Seja qual for o motivo, aconselhamos fortemente a apostar nesta hortaliça.

Mas porquê? É simples, o preço da batata doce está a disparar em todos os mercados, por isso se está a procurar plantar para vender é uma excelente oportunidade de fazer dinheiro com ela.

Se está a pansar para uso próprio ainda melhor, pois assim evita gastar montes de dinheiro no mercado a comprar esta hortaliça, e ainda sabe que está a consumir o que é seu, livre de qualquer tipo de produtos químicos que fazem aumentar o seu crescimento mas que diminuem o gosto e o seu ótimo sabor.

Fatores que temos de ter em atenção para cultivar batata doce

Tal como fazemos em todos os artigos do Como Cultivar, vamos apresentar a lista dos fatores mais importantes.

Segue a lista e lê o desenvolvimento de cada ponto, é muito importante para quem quer uma colheita final de sucesso!

  • Clima;
  • Ambiente;
  • Solo;
  • Espaçamento;
  • Adubação;
  • Colheita.

Como plantar batata doce

Como plantar batata doce

Ela pode ser plantada através das suas sementes, de outras batatas doces ou a partir das ramas de outras plantas adultas já desenvolvidas.

Seja qual for o processo vai precisar seguir todas as dicas relativas ao solo, clima, ambiente e por aí fora, por isso vamos ensinar tudo o que precisa saber acerca de cada um deles em específico.

Clima

A batata doce é uma hortelã tropical, pelo que o clima deverá ser tropical ou no mínimo sub tropical.

O que queremos dizer com isso? Simples, deverá plantar batatas doces apenas se tiver um local onde o clima seja de sol intenso e altas temperaturas, caso contrário não vai ter qualquer tipo de sucesso na sua plantação.

Caso não tenha um local com as condições adequadas poderá sempre optar por plantar em estudas, mas nestes caso a planta não vai conseguir adquirir o mesmo sabor, mas isso fica ao seu critério.

Ambiente

Uma temperatura entre os 24°C e 26°C é o recomendado. É recomendado também ter uma alta exposição ao sol pois assim vai se desenvolver mais rapidamente e de forma mais natural, dando assim um sabor único à hortaliça.

De acordo com as nossas pesquisas se conseguir uma temperatura superior a 10ºC já poderá conseguir um bom plantio, porém essa é a temperatura mínima exigida, e conte que não terá uma plantação tão saborosa e de tamanho igual às que são realizadas em temperaturas entre os 24ºC e os 26ºC.

Solo

Um solo limo-argiloso e com uma excelente drenagem é mesmo fundamental.

Não pode utilizar solos que estejam constantemente cheios de agua e/ou sempre com água a passar. A batata gosta sim de ser regada, mas não em demasia.

Escolha um solo que tenha pelo menos alguma exposição ao sol, não é recomendado escolher um solo com sombra total.

Espaçamento

Deverá plantar com pelo menos 30CM de profundidade.

Quanto ao espaçamento dos buracos deve ser de 30CM a 60CM entre cada um. Respeite estes limites pois são extremamente importantes para que as batatas consigam se desenvolver sem irem “umas para cima das outras”.

Um espaçamento ideal é fundamental para uma boa produção de batatas doces.

Agora que já sabe o espaçamento, vamos avançar para a adubação? 🙂

Adubação

Um terreno bem adubado é fundamental, porém não é obrigatório.

Se tem uma pequena quinta poderá adubar o terreno com o “estrume” proveniente dos animais. Normalmente ovelhas e vacas são excelentes fornecedores de material orgânico para fertilizar as terras, portanto se o conseguir será o melhor adubo de sempre!

Caso não tenha animais que lhe facilitem essa produção de “adubo” poderá adquirir em qualquer horto local um adubo biológico, também terá efeitos bastante positivos no crescimento da batata doce.

Colheita

A colheita vai depender muito de todos os outros fatores. Se tiver um bom solo, boa luminosidade, boa adubação e tiver sorte (a sorte também faz parte e se estiver presente é uma excelente ajuda!) poderá começar a fazer a colheita 90 dias após o plantio.

Caso as coisas não corram tão bem poderá ter de esperar até 5 meses para começar a fazer a colheita, ou seja, cerca de 150 dias.

Para identificar quando a colheita está pronta é extremamente simples, basta verificar quando as ramas superiores começam a secar. Quando as vir a secar faça um buraco numa delas e veja como estão as batatas, se já parecerem ter um tamanho razoável e estiverem completamente desenvolvidas pode começar!

Concluindo…

Plantar batata doce pode ser um trabalho um pouco demorado, e a colheita pode demorar um pouco a acontecer, mas a verdade é que vale bem a pena!

Os seus valores estão em alta por isso apenas tem a ganhar.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão não hesite em deixar um comentário abaixo, iremos responder com a maior brevidade possível.

Se tiver uma dúvida muito específica que não queira tornar pública pode utilizar o nosso formulário de contacto, vamos responder num prazo máximo de 24 horas.

Abraço e boa sorte com a sua horta. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *