Como plantar banana em Portugal e no Brazil

Como plantar banana

Como plantar banana
5 (100%) 2 votes

Já lhe passou pela cabeça plantar bananas em Portugal e/ou no Brazil? A verdade é que não é nada fácil pois tem de reunir uma série de características em comum para que o plantio tenha sucesso.

Todos sabemos que as bananas mais famosas são as dos Açores e da Madeira, e que em Portugal e no Brazil poucas pessoas conseguem ter uma plantação de bananeiras de sucesso.

Nós vamos enumerar alguns dos fatores mais importantes para conseguir alcançar este objetivo, mas fique ciente que não é algo tão simples como plantar cenouras, por exemplo, mas é no risco e na dificuldade em que está a piada, não é mesmo?

Para além da banana ser a fruta mais consumida no Brasil ela é também muito saborosa, e daí o motivo desse consumo. Muitas pessoas apenas vêm graça nesse facto, mas outras mais espertas conseguem ver para além disso e apercebem-se que é uma excelente maneira de ganhar dinheiro!

Se tiver um plantio de bananas de sucesso no Brasil não faltará compradores para o seu produto, e tem automaticamente uma máquina de fazer dinheiro de forma extremamente automatizada.

Você sabia que uma bananeira só dá frutos uma vez e depois ela morre, dando assim lugar a outras bananeiras mais jovens de se desenvolver?

Se está preparado/a para aceitar este desafio vamos lhe mostrar tudo o que precisa saber para plantar bananeiras de sucesso, desde a plantação até à colheita.

Plantio de bananas vale a pena?

Plantio de bananas

Esta é a primeira pergunta que tem de perguntar a si mesmo…

Está disposto a arriscar com uma plantação de bananas?

Na minha opinião, e na opinião dos nossos agricultores, fazer um bom plantio de bananas vale muito a pena porque é algo que pode ser extremamente lucrativo!

Basta estar atento a todos os fatores que o podem fazer perder tudo, e não cometer nenhum desses erros, para isso basta que seja uma pessoa dedicada e que tenha gosto pelo que faz.

O sucesso está na dedicação e no gosto pelo que fazemos, por isso se está dedicado/a o suficiente para começar não perca tempo e comece o seu projeto.

Continue a ler o artigo se quiser saber como plantar banana em Portugal e no Brasil.

Fatores que temos de ter em atenção para cultivar banana

cultivar banana

Tal como fazemos em todos os artigos do Como Cultivar, vamos apresentar a lista dos fatores mais importantes.

É de cor verde, quando imatura, chegando a amarela ou vermelha, quando madura. Seu formato é alongado, podendo, contudo, variar muito na sua forma a depender das variedades de cultivo. Essa variação também acontece com a polpa, que pode ser mole ou dura, ou ainda com incrustações meio duras, bem como de sabor mais doce ou mais acre. Depois de cortada, a banana escurece-se muito rapidamente, devido à oxidação em contato com o ar.

DE: Wikipedia – Banana

Segue a lista e lê o desenvolvimento de cada ponto, é muito importante para quem quer uma colheita final de sucesso!

  • Clima;
  • Ambiente;
  • Solo;
  • Espaçamento;
  • Adubação;
  • Produção.

Como plantar banana

Como plantar banana

Agora vamos para a parte mais importante, vamos descrever cada uma das características acima.

Se conseguir que todas elas sejam as adequadas vai conseguir um plantio de bananas sensacional. Fique atento a cada ponto acima pois é extremamente importante estar tudo de acordo com as “regras” estipuladas para este tipo de plantação.

Sem mais demoras passe a ler os fatores que temos de ter em atenção para cultivarmos as nossas bananas!

Clima

Antes de fazer qualquer tipo de plantação, não só nas bananas, tem de verificar se o local garante todas as condições para o bom desenvolvimento do fruto/flor/especiaria/vegetal em questão, e só aí deve avançar com o projeto.

O clima é extremamente importantes na hora de plantar bananeiras.

O mais importante a reter do clima é que ele tem de ser extremamente estável/ameno, ou seja, que não deve variar muito ao longo do ano para não atrapalhar assim o desenvolvimento das bananeiras.

As bananeiras gostam de um clima quente.

Ambiente

No ambiente e importante reter que o nível de umidade no ar relativo à 50%, sendo que o ápice para um bom desenvolvimento é 80%.

A temperatura deve estar na volta dos 20 a 30ºC, com faixas aceitáveis entre 15 e 34ºC. Se a temperatura for inferior aos 12ºC a bananeira vai entrar em modo de hibernação e não irá produzir qualquer tipo de fruto, por isso tenha muito cuidado.

O tipo de bananas que toleram o clima mais frio são as banana-maçã, por isso se estiver a pensar cultivar num clima frio opte por esse tipo.

Solo

O solo é extremamente importante, tanto a sua composição como a sua localização.

O solo deve estar situado num local aberto onde exista sol a maior parte do dia, sem qualquer tipo de sombras, ou seja, deve ser um local ensolarado.

O mais recomendado é expor a planta a umas incríveis 12 horas de sol diárias, por isso se conseguir um solo que tenha essas condições a sua plantação vai ser fantástica!

Quanto á sua composição é muito importante estar devidamente adubado e ter uma boa drenagem da água. A quantidade e o tipo de adubo vai depender muito da quantidade de bananeiras que vai decidir plantar, portanto é melhor decidir isso com o seu fornecedor, não existe ninguém melhor que ele para lhe explicar isso.

Espaçamento

Em relação aos espaçamentos é indicado respeitar o espaço de 1,30 metros entre as mudas, isto porque elas possuem grande porte e não é indicado colocá-las demasiado perto umas das outras, pois correria o risco delas influenciarem negativamente o desenvolvimento uma das outras.

Aponte este valor: 1,30 metros entre as mudas.

Adubação

Tal como foi falado acima não temos muito a falar acerca da adubação.

Mas porquê? É simples, isso vai depender da quantidade e do tipo de bananeira que você vai adquirir, por isso questões relacionadas com a adubação é melhor tratar com o seu fornecedor de bananeiras.

Lembre-se que as bananeiras apenas dão fruto 1 vez, mas mesmo assim é importante manter o solo bem adubado e drenado para que não perca a única oportunidade de conseguir obter o fruto dela a única vez no ano.

Produção / Colheita

Chegamos agora à parte mais emocionante de todas! Os nossos leitores adoram chegar à parte da colheita porque é quando todo o seu trabalho dá frutos, literalmente!

A frutificação pode levar de 6 à 7 meses se o clima for favorável, mas caso isso não aconteça poderá demorar até 1 ano para que comece a ver os primeiros frutos.

A colheita pode ser realizada uma vez por ano.

Se as bananas forem utilizadas para efeitos comerciais (vender a fornecedores, exportar… etc) recomenda-se que se faça a colheita com elas ainda verdes, aliás, é assim que tem que fazer, caso contrário elas vão chegar ao cliente final podres.

É algo simples mas que pode falhar, por isso não se esqueça que a colheita deve ser feita com os frutos verdes, só assim conseguirá arranjar compradores para o seu produto e conseguir exportar para longe do Brasil e Portugal sem que elas lá cheguem podres.

Conclusão…

Após ver detalhadamente todos os pontos cima fica claro que não é fácil ter uma plantação de bananas de sucesso, mas a verdade é que vale bem a pena!

Quanto maior o risco, maior será o seu lucro, e nas bananas isso funciona exatamente assim.

Se quer ver as suas bananas a serem devoradas pelos Brasileiros comece agora e aplique tudo o que aprendeu neste artigo, aposto que vai ter sucesso!

Já sabe como plantar bananas? Esperemos que sim!

Qualquer dúvida ou opinião pessoal acerca deste artigo fique a vontade para deixar o seu comentário abaixo, teremos o maior prazer em responder com a maior brevidade possível.

Abraço e boa sorte para o seu novo projeto!

<< voltar para Como Plantar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *