Como Plantar Amendoim

Como Plantar Amendoim

Como Plantar Amendoim
5 (100%) 1 vote

Como plantar amendoim? Parece ser algo bem compilado, não parece? Mas na verdade não é, e é possível de se fazer apenas tendo alguma terra e vasos!

Neste artigo vamos mostrar a forma mais simples de toda de cultivar amendoins em casa, assim nem precisa mais de comprar no super mercado.

Para além de serem melhores e mais saudáveis não contém nenhum tipo de produtos de crescimento rápido que prejudicam a saúde.


Como Plantar Amendoim – Passo a passo

Para começar basta arranjar onde plantar. Vamos ensinar a plantar amendoim rasteiro, é o mais comum e mais fácil de cultivar.

Quero chamar a atenção de que este tutorial se vai basear a plantar o amendoim em vaso, mas a plantação pode ser feita sem ser em vaso, pode ser feita no seu quintal, desde que tenha um cantinho de terra fértil é o suficiente!

No caso dos vasos recomendamos vasos com pelo menos 50Cm de altura para que os amendoins tenham espaço suficiente para se desenvolver.

Recomendamos que “afofe” bem a terra, ou seja, separe-a toda uma da outra não deixando ficar torrões grandes a solta, isto porque o amendoim precisa de terra solta para se desenvolver adequadamente.

Como Plantar Amendoim
Como Plantar Amendoim

Após ter o terreno todo preparado basta abrir um pequeno buraco com o dedo e colocar lá o amendoim.

Recomenda-se que o buraco tenha cerca de 3Cm de profundidade, mas não é regra geral, pode ter mais ou menos, mas tente não se afastar dos valores de referência recomendados neste artigo.


Espaçamento do amendoim

Acima vê como plantar amendoim em vaso de forma simples e rápida. Já viu que o terreno tem de estar bem soltinho e que tem de fazer buracos com cerca de 3Cm de profundidade.

Algo que ainda falta referir, e é bastante importante, é a distância entre cada “semente” de amendoim, ou seja, o espaçamento.

Recomenda-se que estejam distanciados a pelo menos 15Cm uns dos outros.

Recomendamos que utilize um vaso comprido para que possa semear vários amendoins no mesmo vaso. Caso o vaso seja pequeno pode optar por plantar apenas 1, mas isso fica a seu critério.


Solo e rega

Deve ter um solo com uma boa drenagem, assim o solo pode ser estar sempre húmido mas não fica encharcado.

Deve regar 1 vez por dia, caso o solo assim o permita e não tenha excesso de água, caso contrário terá de regar apenas de 2 em 2 dias.


Adubação

Tal como recomendamos no artigo de como plantar feijões, a adubação deve ser composta por:

  • Casca de ovos;
  • Farinha de ossos;
  • Fertilizante fórmula 10 – 10 – 10

O fertilizante fórmula 10 – 10 – 10 não é obrigatório. Apenas recomendamos caso queira dar um crescimento mais rápido e fortalecido. Normalmente utilizamos apenas a casa de ovos e farinha de osso, dá excelentes resultados, e assim é tudo orgânico e natural!


Desenvolvimento

O amendoim é bastante empolgante, isto porque apenas passado 10 dias já é possível verificar um grande crescimento!

Vamos mostrar na imagem abaixo um amendoim que foi plantado apenas a 10 dias.

Desenvolvimento do amendoim
Desenvolvimento do amendoim

Incrível, não é meso?


Colheita

Colheita do Amendoim
Colheita do Amendoim

O plantio do amendoim não tem segredo nenhum. Basta plantar e cuidar bem dele  até que fique forte o suficiente para se desenvolver e começar a ganhar raízes.

A parte mais esperada é mesmo a sua colheita. A colheita é feita normalmente após 5 meses de ter plantado. Regra geral ele demora cerca de 100 dias para se desenvolver completamente, até que seja possível arrancar da terra e retirar o delicioso amendoim que tanto esperamos.

A planta deve ser arrancada quando as suas folhas começam a ficar amareladas. Após arrancar deve deixar a planta secar entre 1 a 2 semanas ao sol, assim as vagens vão se separar da planta facilmente.

Aprenda a plantar também:


Como Plantar Amendoim em vaso – Vídeo

Por vezes nem sempre é fácil plantar na sua própria casa a seguir um tutorial em texto. Existem coisas que precisamos ver a fazer para aprender de forma correta a fazê-las também.

A pensar nisso decidimos deixar um vídeo do Youtube neste artigo que mostra toda a plantação do amendoim a partir da semente, ou seja, de 1 único amendoim.

Esperamos que aprenda a como plantar amendoim, tanto com a ajuda deste artigo como com a ajuda deste vídeo abaixo.

Se tiver alguma dúvida em relação ao artigo não se esqueça de deixar um pequeno comentário! Vamos responder o mais depressa possível.

<< voltar para Como Plantar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *