alface

Como plantar alface

Como plantar alface
4.33 (86.67%) 3 votes

Olá a todos! Quantos de nós não adora alface? Eu por mim comia todos os dias, mas o problema é que nem sempre encontra as melhores alfaces à venda no super-mercado.

Por vezes o preço da alface é demasiado elevado, e a qualidade nem sempre é boa, e deixa muito a desejar.

Para além disso as alfaces do mercado estão cheias de produtos químicos que fazem mal caso não sejam bem removidos, e devido a isso torna-se casa vez mais necessário produzirmos os nossos próprios vegetais em casa.

Mesmo a pensar nisso decidimos publicar este artigo que o/a vai ajudar a como plantar alface de forma simples, rápida, eficaz e na sua própria casa, quase nem precisa de terreno para o fazer pois até a pode plantar em vasos de barro ou metal!

Caso esteja interessado/a pode dar uma olhadela no nosso último artigo onde ensinamos a como plantar jiló! O artigo tem tido imensa aderência, principalmente no Brasil, por isso experimente, aposto que vai adorar!

Fatores que temos de ter em atenção para cultivar alface

Tal como costumamos fazer nos nosso outros artigos, vamos colocar tudo por pontos, referenciando tudo o que precisa saber para realizar uma boa plantação e consequentemente obter uma excelente colheita deste produto.

cultivar alface

Os fatores importantes são:

  • Clima;
  • Ambiente;
  • Solo;
  • Espaçamento;
  • Plantio;
  • Produção;

Vamos falar acerca de cada um deles, de modo a que seja mais fácil para si organizar todas as ideias e tornar assim tudo o mais simples possível.

Clima

O clima varia muito de alface para alface. Isto porquê? Porque existem vários tipos de alface, mas vamos colocar aqui os valores de referência que servem praticamente para todos os tipos de alface.

Elas devem ser plantadas entre os 10°C e 24°C. Gostam de temperaturas elevadas, mas não demasiado, caso contrário podem “espigar” e não dar alfaces boas.

Tente regar pelo menos 1 vez por dia, mantendo-as hidratadas, assim elas nascem mais fortes e mais verdinhas.

Ambiente

Tal como referido em vários dos nossos artigos o ambiente é extremamente importante, ele está diretamente ligado ao clima.

Esta planta gosta de muita luz, e odeia o frio, por isso tem de ser num ambiente ameno, tal como referido anteriormente.

Poderá plantar a qualquer hora do dia.

Solo

Um solo fértil é indispensável para qualquer tipo de plantação, não é mesmo? E para as alfaces é exatamente a mesma coisa!

O solo deve ser bem rico em matéria orgânica e a faixa de pH ideal para o solo é de 6 a 7.

Tenha atenção ao PH, muitas pessoas ignoram, mas é um fator extremamente importante relativo ao solo, nunca o deixe de parte de modo algum.

Espaçamento

O espaçamento não é algo muito crítico, ou seja, não é algo que vá influenciar muito o seu crescimento, e normalmente um espaçamento a olho é o suficiente para plantar alface.

Mesmo assim, para que nunca fez nenhum tipo de cultivo, vamos dar os valores de referência que os agricultores do Como Plantar utilizam.

Deixe um espaçamento de 10cm a 20cm entre cada uma, é o espaço suficiente para que as alfaces se desenvolvam adequadamente.

Existem quem prefira optar por plantar alfaces em casa, em vasos ou copinho de papel e/ou plástico, pode fazê-lo sem problemas!

Pode começar por semear no copinho e depois plantar num espaço mais aberto, ou num copo de maior diâmetro, pois é importante a alface ter terra para conseguir absorver todos os nutrientes necessários para conseguir se desenvolver adequadamente.

Plantio

Em clima ameno as alfaces podem ser plantadas num local definitivo, que não seja necessário transplantar, pois elas aguentam todo o seu crescimento no mesmo local, sem ficarem murchas ou espigarem.

Num clima mais frio é recomendado plantar/semear num copinho até que elas se desenvolvam adequadamente e apenas após elas crescerem, e apenas após isso, poderá transplantar para um local definitivo.

Mas isto porquê? Porque caso as tente semear logo na terra sem estarem abrigadas e protegidas do frio e do orvalho elas vão acabar por não se desenvolverem, ficam queimadas e/ou podem espigar, ficando não comestível.

Produção/Colheita

A colheita deve ser feita entre 55 e 130 dias depois da semeadura. Em algumas cultivares fazem a colheita após elas atingirem os 2,5cm de altura (pelo menos), pode seguir esse valor de referência caso esteja interessado.

Agora fica a seu critério se gosta da folha mais tenra ou mais durinha, caso goste dela mais tenra faça a colheita mais cedo, com as alfaces ainda “bebes”/a desenvolver, e caso goste das folhas mais durinhas deixe mais tempo na terra que o próprio tempo encarrega-se de a deixar mais dura e persistente.

A mesma coisa acontece com o tamanho da alface, quanto mais tempo deixar na terra sem colher mais ela cresce, mas tenha atenção pois caso deixe tempo demasiado ela vai acabar por espigar e acaba por ficar não comestível, arruinando assim todo o seu trabalho de agricultura.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *